terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Evento Innovate2015 busca repensar a escola

Com a proposta de reimaginar o ensino e inspirar estudantes do amanhã, a Graded School, escola americana de São Paulo, promove entre 4 e 7 de março o Innovate2015. O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros, que vão discutir temas como criatividade, colaboração, liderança, resolução de problemas de forma interdisciplinar e aprendizagem individual.
Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Mike Anderson, consultor especializado em STEM (sigla em inglês para metodologia que interliga o ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática); Suzie Boss, autora de livros sobre ensino baseado em projetos e consultora educacional com foco na transformação de comunidades; Joey Lee, professor do Teachers College, da Universidade de Columbia, que desenvolve pesquisas sobre o uso de jogos na educação; Ewan McIntosh, empreendedor que criou o primeiro fundo de investimento para iPad em 2010 e, desde então, está envolvido no desenvolvimento de aplicativos premiados; Scott McLeod, um dos fundadores do CASTLE (sigla em inglês para Centro de Estudos Avançados de Tecnologia para Liderança na Educação); e Patrick Hruby, diretor do Facebook na América Latina.
freshidea/Fotolia.comEvento Innovate2015 busca repensar a escola

A organização do Innovate2015 também anuncia os brasileiros Mônica Steffen, professora de propriedade intelectual na FGV (Fundação Getúlio Vargas); Izabel Barros, líder do time de consultoria e pesquisa aplicada da empresa Steelcase na América Latina; Denis Russo, editor-chefe da revista Superinteressante; e Vanessa Testoni, pesquisadora do Instituto Samsung.
As inscrições para o Innovate2015 vão até o próximo dia 15 de fevereiro. Grupos de cinco ou mais integrantes têm desconto na inscrição, assim como educadores e inovadores de São Paulo, que pagam 50% menos.
Para mais informações, acesse o site do evento aqui.
http://porvir.org/porpensar/evento-innovate2015-busca-repensar-escola/20150209

Governador visita escolas no início do ano letivo

Alunos e professores das escolas Estaduais Liceu Cuiabano e André Avelino iniciaram o ano letivo de 2015 com a visita do governador Pedro Taques e do secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho, na manhã desta segunda-feira (09.02). Durante a visita, que marcou a volta às aulas nas 750 escolas Estaduais de Mato Grosso, Taques conheceu a estrutura dos colégios e convidou professores, diretores e alunos para se empenhar por uma educação de excelência no Estado. 
Ex- aluno do colégio Liceu Cuiabano, Taques foi recebido em um auditório repleto de estudantes que ouviram sobre a importância da dedicação aos estudos. Segundo o governador, a educação será a prioridade nesta gestão. “Não há outra maneira de transformar o mundo que não seja pela educação. É responsabilidade de todos fazer com que Mato Grosso seja melhor a cada dia”, disse aos estudantes. 
Mudar os indicadores sociais de educação em Mato Grosso é possível com o comprometimento de todos, segundo Pedro Taques. “Educação é prioridade nesta gestão. E vou sempre visitar os colégios Estaduais para manter diálogo com os profissionais. Temos o desafio de mudar a educação em Mato Grosso, afinal tenho certeza de que desses bancos escolares sairão aqueles que vão mudar o futuro do Estado”, afirmou. 
Mais do que uma simples visita, a presença dos gestores nas unidades escolares quer aproximar o Governo dos professores e alunos com o objetivo de transformar o ensino público em Mato Grosso. Para o secretário de educação, Permínio Pinto, a visita do governador às escolas é muito importante para a verificação dos problemas enfrentados e na busca de soluções. “Essa visita traz uma esperança e motivação muito grande para todos. O governo Pedro Taques terá mania de educação. Vamos educar melhor os nossos jovens”, avaliou. 
A quadra esportiva do Colégio André Avelino ficou lotada de alunos para conversar com o governador Pedro Taques. Os alunos, animados com o primeiro dia de aula, ouviram do governador que muito ainda precisa ser feito para que o ensino em Mato Grosso seja de qualidade. Em conversa com os estudantes, Taques pediu ainda que os alunos mandem o que querem da escola e as reclamações no Facebook do Governo. 
O presidente do grêmio estudantil e aluno do segundo ano do ensino médio do colégio André Avelino, Lucas Ribeiro, comemorou a visita do governador à escola e garantiu que esta visita traz muita esperança de melhoras para a educação em Mato Grosso. “É importante que todos os alunos conheçam o governador do Estado, porque é ele quem irá se empenhar em mudar a realidade da educação. Gostei muito quando ele disse que podemos mandar nossas reclamações para o Facebook, porque vemos que ele está comprometido e preocupado com nossa educação. Esperamos que tudo seja melhor daqui para frente”, avaliou.

SINARA ALVARES
Redação/Gcom-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Governador-visita-escolas-no-in%C3%ADcio-do-ano-letivo.aspx

Contas bancárias para recursos do FNDE terão aplicação e resgate automáticos

Todas as contas correntes que forem abertas a partir desta segunda-feira (9) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o repasse dos recursos destinados à educação, terão um diferencial positivo para os gestores educacionais. Essas contas terão os valores transferidos pelo FNDE aplicados automaticamente em fundo de curto prazo, com resgate também automático.
Desta forma, o dinheiro não ficará parado na conta e seguirá rendendo até que seja efetivamente usado na sua destinação. Com isso, cumpre-se as normas vigentes, que determinam que os recursos públicos devem ser remunerados em aplicação financeira até sua utilização. “O FNDE busca facilitar o dia a dia dos gestores e evitar que tenham problemas na prestação de contas por conta de recursos que ficaram parados na conta durante 10, 20 dias”, afirma Rosana Itajahy Lopes, coordenadora-geral de Execução e Operação Financeira do FNDE.
Este novo serviço, com aplicação e resgate automáticos, também está disponível para contas já existentes. O FNDE espera que os gestores responsáveis por contas já existentes façam a adesão a esse produto. “Quase 400 mil contas já são utilizadas para o recebimento de recursos de diversos programas e ações do FNDE, como alimentação e transporte escolar.”
Para fazer essa adesão, o gestor deve preencher e assinar o termo de adesão e entregá-lo em sua agência do Banco do Brasil. Com isso, os recursos recebidos do FNDE passarão a ser automaticamente aplicados em fundo de curto prazo.

http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/6234-contas-banc%C3%A1rias-para-recursos-do-fnde-ter%C3%A3o-aplica%C3%A7%C3%A3o-e-resgate-autom%C3%A1ticos

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...