O projeto apresenta uma Seduc mais enxuta, passando de nove para quatro secretarias adjuntas, com menos superintendências e coordenadorias.
Rosane Brandão | Seduc MT
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (17), com os servidores da Sede para apresentar a proposta da nova estrutura organizacional da pasta. O projeto apresenta uma Seduc mais enxuta, passando de nove para quatro secretarias adjuntas e com menos coordenadorias e superintendências.
Com a reestruturação, a Seduc deve contar com as Secretarias Adjuntas de Gestão Educacional; Executiva; de Administração Sistêmica; e de Gestão de Pessoas da Educação.
Segundo a secretária, toda a reestruturação e reorganização, principalmente no quadro de pessoal, foi discutida e construída com equipes de todos os setores da Seduc. “Foram várias reuniões, nas quais discutimos portarias e instruções normativas da Seduc, sempre buscando o melhor caminho para reorganizar a casa”.
Na oportunidade, Marioneide Kliemaschewsk também apresentou aos servidores o quadro financeiro e orçamentário da Seduc e a nova equipe de secretários adjuntos, superintendentes e coordenadores.
“Já avançamos e evoluímos muito na Educação do Estado, mas sabemos que podemos fazer muito mais. Em 2019, entre as nossas metas está colocar a Seduc nos trilhos e fortalecer a instituição”, observou a secretária.
O novo secretário adjunto Executivo, Alan Porto, disse estar ciente do grande desafio que vem pela frente, principalmente pela questão financeira em que o Estado se encontra, mas acredita que, com o apoio da sua equipe, tudo será superado rapidamente. “Com força, foco e muito trabalho tenho certeza que os resultados serão alcançados”.
A professora Rosa Maria Luzardo, que assume a Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, destacou que vai usar toda a sua experiência obtida enquanto gestora escolar e assessora pedagógica para conduzir os trabalhos na Seduc. “Meu foco será trabalhar com diagnósticos, metas e resultados. É um desafio arrojado, mas não impossível”.
A secretaria adjunta de Administração Sistêmica será comandada por Ane Cristina Barros Neis, que atualmente está à frente da secretaria adjunta de Gestão Financeira e Convênios da Educação. A nova adjunta de Gestão de Pessoas da Educação será anunciada nos próximos dias.
Reforma Administrativa
Com a reforma administrativa do Poder Executivo Estadual, cujo Projeto de Lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para apreciação e votação, a Seduc passará a responder apenas pelos serviços de ensino público. A área de esporte e lazer passará para a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Opinião do Blog. Vale lembrar que em janeiro de 2015 a SEDUC tinha três Secretarias adjuntas. Em 2017 esse número passou para nove. Agora propõe-se o funcionamento com quatro.