sábado, 20 de julho de 2013

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 trará IDHM de 5.565 municípios

A cada dez anos, os dados do Censo Demográfico do IBGE são avaliados e categorizados sob a ótica do desenvolvimento humano. Este trabalho, uma parceria entre PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação João Pinheiro (FJP), resulta no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM. Em 2012, a parceria foi retomada para a criação do Atlas Brasil 2013, que trará informações atualizadas a partir do Censo de 2010. 

Entre as novidades para esta edição, destaca-se a realização de oficinas com mais de 40 especialistas nacionais para discussão das metodologias mais pertinentes ao contexto brasileiro na composição das três dimensões do IDHM: saúde, educação e renda. As oficinas tomaram por base a metodologia utilizada para o cálculo do IDH global – que também passou por uma atualização em 2010. 

Para Daniela Gomes Pinto, coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do PNUD, as oficinas “foram um exercício importante de construção coletiva para desenvolver um índice que dialogue com o IDH global, mas que, ao mesmo tempo, tenha conexão com a realidade dos municípios brasileiros.” 

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 

O Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil é uma ferramenta de democratização das informações sobre os 5.565 municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral. O Atlas é composto por mais de 180 indicadores de variáveis socioeconômicas, que apoiam a análise do IDHM. Os indicadores partem de temas como demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade. 

A democratização de informações no âmbito municipal cumpre papel importante no fortalecimento das capacidades locais, no aprimoramento da gestão pública e no empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade. Ao estimular um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas Brasil 2013 pode orientar caminhos e provocar a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país. 

Por meio de uma plataforma on-line, o Atlas trará também o Perfil Municipal, com análises e informações resumidas, objetivas e amigáveis sobre cada município brasileiro. Os dados são dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, retratando os caminhos trilhados pelos municípios brasileiros nos últimos 20 anos e traçando um panorama do desenvolvimento humano dos municípios. 

http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3741

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...