quarta-feira, 7 de maio de 2014

Profissionais da educação participam de reunião do PNAIC



Secom Cuiabá
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá realizou nesta terça-feira (06) a primeira reunião de 2014 com os orientadores de estudo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Na reunião os profissionais da educação discutiram sobre o andamento do programa ao longo do ano e sobre a formação continuada dos alfabetizadores.
Foto: JorgePinho
O Pnaic é realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação. O programa prevê a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade.
A coordenadora de Avaliação Institucional da Secretaria de Educação de Cuiabá, Eliane Quinhone, explica que o compromisso firmado no Pacto entre essas instituições tem proporcionado o investimento na formação de professores alfabetizadores e no aprimoramento da infraestrutura escolar.
Segundo a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda Carvalho, em Cuiabá pelo menos 600 professores alfabetizadores, que trabalham com os alunos do 1º ao 3º ano na rede municipal, estão recebendo formação continuada por meio do programa. A formação desses profissionais iniciou o ano passado e tem duração de dois anos.
O Pnaic envolve 74 escolas municipais de Cuiabá, beneficiando cerca de cinco mil alunos.
Em 2013 o curso foi voltado para a Língua Portuguesa, com foco no letramento. Este ano o curso vai focar o conceito básico da Matemática. Segundo Eliane Quinhone, na próxima semana começam as oficinas com os 600 professores alfabetizadores da rede na etapa de 2014.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/profissionais-da-educacao-participam-de-reuniao-do-pnaic/8848

Filho de agricultor ganha 3º ouro em Olimpíada de Matemática

Maria Luisa de Melo
Do UOL, no Rio de Janeir


Felipe Costa, 14, é medalha de ouro pela
terceira vez na Obmep
Nascido em Sítio do Mato, cidade de apenas 12 mil habitantes do interior da Bahia, Felipe Vieira Costa, 14 anos, comemora a terceira medalha de ouro conquistada na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Filho de um agricultor e de uma dona de casa, Vieira começou a se preparar para o concurso depois de assistir a um anúncio na TV.
Ele é um dos 500 medalhistas de ouro da 9ª edição da Olimpíada, cuja premiação acontece na tarde desta quarta (7) no Rio de Janeiro com a presença da presidente, Dilma Rouseff.
"Sempre gostei muito de Matemática. Na primeira vez que eu tentei,  eu só consegui a medalha de bronze e meus pais ficaram tristes. Depois eu prometi para eles que eu ia conseguir pelo menos uma medalha de prata e para a minha surpresa eu consegui um ouro. Hoje em dia, eu já tenho três medalhas de ouro e uma de bronze", diz o estudante do 1º ano do ensino médio, que estuda matemática uma hora por dia.
Continue lendo: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/05/07/filho-de-agricultor-ganha-3-ouro-em-olimpiada-de-matematica.htm

Alunos infratores cumprem medidas socioeducativas na própria escola

Por CLÊNIA GORETH 

Em Nova Mutum, município distante 255 Km de Cuiabá, atos infracionais praticados por alunos estão sendo resolvidos nos próprios estabelecimentos de ensino. Os infratores, sob o acompanhamento do Ministério Público, cumprem as medidas socioeducativas dentro da escola. A medida faz parte do projeto “MP nas Escolas”, que começou a ser desenvolvido no ano passado. 

O promotor de Justiça Leandro Volochko explica que o objetivo do projeto é reduzir a violência e a indisciplina nas escolas públicas e privadas. Além do município de Nova Mutum, a iniciativa também está sendo implementada na cidade de Santa Rita do Trivelato. Até o momento, aproximadamente 3 mil alunos já assistiram as palestras realizadas por meio do projeto. 

Este ano, conforme o promotor de Justiça, quatro escolas, sendo três em Nova Mutum e uma em Santa Rita do Trivelato, já receberam visitas. O projeto é anual e, a cada dois meses, o promotor visita todas as unidades escolares. “Além de aplicar a medida socioeducativa na escola, o projeto também visa acompanhar mais de perto a realidade das escolas para que as providências em prol do ensino, sejam tomadas de forma efetiva”, destacou Volochko.


https://www.mpmt.mp.br/conteudo.php?sid=58&cid=64195

Câmara promove 2º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância

A Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (7), o 2º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância. O evento visa consolidar a proposta de aperfeiçoamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA 8.069/90) com a inclusão do tema da primeira infância no texto da lei.
O deputado Osmar Terra (PMDB-RS) explicou que a ideia é aperfeiçoar o ECA, uma vez que nos últimos 15 anos desde a aprovação da lei muito se descobriu sobre a importância da primeira infância.
“Hoje já existe um consenso científico de que é justamente nos três primeiros anos de vida que se desenvolvem todas as competências mais importantes do ser humano que ele vai usar para o resto da vida, as usabilidades físicas e intelectuais, a capacidade socioemocional de se relacionar afetivamente, até o padrão de estresse que a pessoa vai ter durante a vida é organizado até os dois anos de idade”, observa.
O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos das 8 às 18 horas e contará com a participação de parlamentares e de especialistas de diversos países. O evento faz parte das ações da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão Especial da Primeira Infância da Câmara dos Deputados, que analisa as mudanças no ECA.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/467134-CAMARA-PROMOVE-2-SEMINARIO-INTERNACIONAL-MARCO-LEGAL-DA-PRIMEIRA-INFANCIA.html

Aprendizagem de ciências começa em casa

É na infância e no âmbito familiar que se constroem as bases para o aprendizado de ciências, lembra educadora. Estímulos são fundamentais para melhor desenvolver as habilidades cognitivas inatas.
Por: Vera Rita da Costa
É muito arraigada entre nós a ideia de que ciências, sejam as da natureza, as exatas ou as humanas, são disciplinas escolares e, por isso, devem ser ensinadas na escola. Conta-se, portanto, única e exclusivamente com o currículo escolar e, sobretudo, com a atuação dos professores nessa tarefa. Pouco ou nada se discute, porém, sobre o fato de que é também na infância e ainda no âmbito da família que se constroem as bases para a aprendizagem de ciências.
De que bases estamos falando? Daquelas que dizem respeito à forma de pensar e de proceder das ciências.
A aprendizagem em ciências não está restrita
àquilo que supostamente se aprende na escola
Isso mesmo! A aprendizagem em ciências não está restrita àquilo que supostamente se aprende na escola. Ao contrário, depende em grande medida do estímulo ao uso de habilidades cognitivas com as quais já nascemos. Também depende do incentivo que recebemos ainda no meio familiar e na comunidade em que vivemos e das atitudes que se esperam de nós diante do mundo.
Que tipo de educação científica estamos recebendo em nossa infância? Temos sido incentivados a observar atentamente, a formular e expor livremente nossas hipóteses, a testá-las e a buscar ativamente respostas para nossas inquietações? Temos sido incentivados a duvidar do estabelecido, a procurar evidências, a confrontar (de forma positiva) nossas posições e opiniões, a perseverar na busca, a trabalhar ativa e solidariamente em grupo e a compartilhar conhecimentos?

Visão de mundo

Essas habilidades e atitudes são fundamentais e integram um conjunto característico do modo de pensar e agir científicos. São elas que acabam por definir uma maneira própria de se ver e interpretar o mundo, a qual se define também como ciência. E o papel embrionário da família e dos pais nessa definição é fundamental, sobretudo, quanto ao incentivo que deles se recebe.
O fiel da balança da educação em ciências encontra-se entre manter-se na visão tradicional de que ensinar ciências é meramente admirar e informar sobre o que os outros já produziram  ou pender para uma visão mais arrojada de que ensinar ciências é também ensinar a pensar e agir de maneira científica
A tarefa da escola e dos professores, por sua vez, é importantíssima, mas nesse caso em particular não é tão exclusiva quanto se possa crer. A escola se vale de habilidades latentes ou já desenvolvidas na primeira infância para alavancar (ou não) o processo de aprendizagem em ciências. Nos casos bem-sucedidos, consegue estimular e elevar a um patamar mais eficiente o pensamento científico, baseado em evidências e em raciocínio lógico, iniciado na infância. Nos casos negativos, aborta esse processo, substituindo-o pela mera transmissão/recepção de informações científicas, como já tivemos oportunidade de comentar em outras oportunidades aqui.
O fiel da balança quando se trata de educação em ciências encontra-se, portanto, entre dois extremos: manter-se na visão tradicional de que ensinar ciências é meramente admirar e informar sobre o que os outros já produziram (sobre o conhecimento já instituído pela ciência) ou pender para uma visão mais arrojada de que ensinar ciências é também ensinar a pensar e agir de maneira científica (de forma a criticar o que já foi instituído e produzir novos conhecimentos).



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Escolas e alunos concorrem a prêmios em concurso realizado pela Prefeitura

 
Secom Cuiabá
Alunos e escolas da rede municipal de ensino poderão concorrer a prêmios participando do 1º concurso de desenho e redação desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. O tema “Acesso à informação: Um direito de todos”, será apresentado à população durante a Semana da Transparência, que acontece neste mês de maio.

Serão três categorias para a competição: desenho (1º ao 5º anos), redação (6º ao 9º ano) e escola cidadã, cuja premiação será atribuída para a instituição que desenvolver o melhor plano de mobilização e sensibilização ao tema. Ao todo serão 28 prêmios e os vencedores serão conhecidos no final deste ano.

Entre as ações que poderão ser exploradas na disputa está a Lei da Ficha Limpa para Cargos Comissionados, Decreto de Nepotismo, Cadastro Municipal de Impedidos (CIM), entre outros instrumentos de transparência que poderão ser conferidos em no site da Prefeitura de Cuiabá.

A Semana da Transparência será realizada pela Prefeitura de Cuiabá entre os dias 12 e 16 de maio, em comemoração aos dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. O evento contará com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União (CGU), entre outros órgãos.

O controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, explica que a principal meta da Semana da Transparência é ensinar aos jovens a importância de que todos os cidadãos fiscalizem as ações do Poder Público, através das ferramentas que são fornecidas pela administração.

“Fazemos questão de garantir que todos os munícipes possam ter acesso à Prefeitura, mas muitas pessoas ainda não têm ciência da importância de sua participação nas decisões públicas. Por isso, queremos despertar nos cidadãos o interesse em participar ativamente da administração, não só reclamando, mas fiscalizando e opinando”, disse.

O prefeito Mauro Mendes ressalta a importância de se levar o conceito de transparência para os jovens. “Nossa gestão não tem medido esforços para desenvolver ferramentas que dêem ao munícipe a oportunidade de acompanhar de perto nossas ações. Todos estão tendo o direito de participar do Governo”, vaticinou.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/controladoria/escolas-e-alunos-concorrem-a-premios-em-concurso-realizado-pela-prefeitura/8838

Formação do PNAIC tem avaliação positiva

Implantado em 2013 em Mato Grosso, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) já está surtindo resultados, segundo os orientadores que participam do II encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), até dia 09 de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Ao todo 102 orientadores da rede estadual, além de representantes da rede municipal participam da atividade.

Conforme a coordenadora estadual do Pacto, professora doutora Cancionila Janzkovski Cardoso, esta capacitação de orientadores, resultará na formação de pelo menos seis mil formadores. Este ano com foco na matemática.

Nesta primeira fase serão trabalhas as temáticas; Organização do trabalho pedagógico, Educação Inclusiva, Educação Matemática do Campo. A missão, segundo a coordenadora, é tentar desmistificar a visão que hoje a matemática tem e trabalhar de forma lúdica, valorizando o raciocínio da criança.

A orientadora Benedita Neire Almeida, da cidade de Jaciara, afirma que espera para a segunda capacitação do Pacto, possibilidades semelhantes as conquistadas na de Linguagens, principalmente no ponto de partida, em que foi levando em consideração o cotidiano dentro do aspecto de aprendizagem. “Com a primeira já vi vários pontos de avanços, principalmente na dimensão da prática pedagógica, no que tange a ajustes de ação em sala de aula, fortalecimento da questão metodológica, além dos avanços em termo de desafios da aprendizagem”. 
De acordo com a técnica do Ensino Fundamental na Seduc, Maria Aparecida Tolo, após está formação os orientadores voltam para os respectivos municípios e trabalham com os professores do 1° ciclo. Mas destaca que a formação ocorre durante todo o ano, com calendários definidos. A próxima capacitação, que será o I Seminário, acontecerá de 15 a 18 de julho.

A orientadora de Primavera do Leste, Márcia Prevedello, afirma que a partir da última experiência com o Pacto, muita coisa já foi implantada em sala de aula. “A questão da leitura, atividades simples, a troca de experiência na formação resultou em muitos benefícios principalmente na educação do campo”. Segundo ela, muitas vezes os professores têm o material, mas não sabem como trabalhar. “Espero que essa formação também possa surtir bons resultados”, Conclui Márcia. 

ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14313&parent=20

Prefeitura realiza Semana da Transparência para estudantes da rede pública


 
Secom - Cuiabá
Em comemoração aos dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, a Prefeitura de Cuiabá realiza no mês de maio a Semana da Transparência, entre os dias 12 e 16. Elaborado pela Controladoria-Geral do Município, o evento pretende ensinar aos estudantes da rede municipal a valorização do controle social das ações da administração pública através de atividades e palestras.

A abertura oficial será feita na manhã do dia 12 deste mês, no auditório da Prefeitura de Cuiabá em solenidade com a participação de membros do staff do prefeito Mauro Mendes. Concomitantemente, na Praça Alencastro, será executado um circuito de brincadeiras com os alunos.

O controlador-geral de Cuiabá, Marcelo Bussiki, explica que a principal finalidade da Semana da Transparência é fazer com que o cidadão entenda desde pequeno a importância de fiscalizar e participar das decisões do Poder Público, utilizando as ferramentas de transparência fornecidas.

“Cada cidadão precisa entender seu papel dentro da administração para que possa assim, ajudar a construir uma Cuiabá melhor”, disse. Além disso, ponderou, à medida que os estudantes começam a entender melhor seu papel dentro da sociedade, acabam impulsionando também seus pais e professores a fazerem o mesmo.

O prefeito Mauro Mendes ressaltou a importância de se levar o conceito de transparência para os jovens. “Nossa gestão não tem medido esforços para desenvolver ferramentas que dêem ao munícipe a oportunidade de acompanhar de perto nossas ações. Todos estão tendo o direito de participar do Governo”, vaticinou.

Somente no primeiro ano da administração de Mauro Mendes, foram desenvolvidos vários instrumentos de apoio na fiscalização para a população cuiabana. Entre elas, a Lei da Ficha Limpa para Cargos Comissionados, Decreto de Nepotismo, Cadastro de Impedidos (CIM), entre outras. 
http://www.cuiaba.mt.gov.br/controladoria/prefeitura-realiza-semana-da-transparencia-para-estudantes-da-rede-publica/8822

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...