quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jovem com hidrocefalia crônica entra na universidade

Márcia nasceu com 10% de chance de sobreviver
Da Redação
Jovem com hidrocefalia crônica é aprovada em vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Márcia Souza Rodovalho, de 21 anos, que tinha apenas 10% de chance de sobreviver por conta da doença, vai cursar letras. A enfermidade dela provoca acúmulo de líquido no interior da cavidade craniana.
Quando nasceu, Márcia tinha cerca de 80% do cérebro lesionado. Ela já passou por cinco cirurgias e atualmente vive com duas válvulas, que drenam o líquido acumulado no crânio.
A jovem sempre estudou em escola pública. No início, ela tinha dificuldade. Até os 10 anos, ela não conseguia controlar as necessidades fisiológicas. Márcia frequentava a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) até os 14 anos ao mesmo tempo que acompanhava o ensino regular em escola pública.
No ensino médio, a família percebeu que ela podia fazer faculdade. Márcia decidiu cursar letras depois que começou a escrever uma autobiografia.
http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1568563-jovem-com-hidrocefalia-cronica-passa-na-universidade

Ministro Henrique Paim anuncia novos secretários e presidentes de autarquias

O ministro Henrique Paim anunciou nesta quarta-feira, 12, os nomes de quatro integrantes da nova equipe do Ministério da Educação. Na secretaria executiva da pasta assume o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Luiz Cláudio Costa.

Para o lugar de Costa, será nomeado Chico Soares. O atual secretário da Educação Básica (SEB), Romeu Caputo, será o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Responderá interinamente pela SEB Yvelise Arco-Verde.
Aléssio Barros assumirá o posto de secretário de Educação Profissional e Tecnológica, no lugar de Marco Antonio de Oliveira, que segue para a Casa Civil para compor a equipe do ministro Aloizio Mercadante.

Confira os currículos dos secretários e dos presidentes das autarquias:

Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo

Chico Soares, presidente do Inep 

Romeu Caputo, presidente do FNDE 

Aléssio Barros, secretário de Educação Profissional e Tecnológica  

Assessoria de Comunicação Social
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20231:ministro-henrique-paim-anuncia-novos-secretarios-e-presidentes-de-autarquias-&catid=222&Itemid=86

Compare as versões de PNE da Câmara e do Senado



Para facilitar o acompanhamento e o controle social sobre o novo PNE (Plano Nacional de Educação), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação elaborou um quadro que dispõe o texto da Câmara dos Deputados – defendido pela própria Campanha, pelo Fórum Nacional de Educação e pela maioria da Comunidade Educacional – e a versão do Senado Federal, que desresponsabiliza o Estado brasileiro de expandir matrículas públicas no ensino técnico e na educação superior, além de desobrigar a União de colaborar com Estados e Municípios para a viabilização do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi), entre outros retrocessos. 



Nessa etapa de tramitação do PNE os deputados federais têm três opções: 



1)aprovar integralmente o texto da Câmara; 

2)aprovar integralmente a versão do Senado; ou 

3)compor um texto com contribuições da Câmara e do Senado Federal. 


Como já afirmado, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação defende a primazia do texto da Câmara dos Deputados, aprovado em 26 de junho de 2012 pela Comissão Especial dedicada à matéria.

http://pnepravaler.org.br/11/02/2014/compare-as-versoes-do-pne-da-camara-e-senado/





Permanecemos na luta por um #PNEpraVALER! #VaiCAMPANHA!!!
Fonte: Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=1279

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...