terça-feira, 15 de julho de 2014

Escolas já podem incluir dados no sistema da Provinha Brasil



A partir desta segunda-feira, 14, diretores e professores de escolas públicas podem fazer o lançamento on-line dos dados da primeira aplicação da Provinha Brasil este ano. O prazo para envio das informações termina em 30 de setembro.
O sistema on-line funciona como ferramenta para visualização do desempenho dos alunos e também para a produção de relatórios de desempenho por estudante, turma e escola. Em setembro, os interlocutores estaduais e municipais terão acesso aos relatórios consolidados das respectivas redes de ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em língua portuguesa e em matemática desenvolvidas pelas crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas do país. A prova é aplicada no início e no fim do ano letivo para permitir o diagnóstico e a aferição da evolução da aprendizagem dos estudantes.
Mais informações sobre a Provinha Brasil na página do exame na internet. Na mesma página, diretores e professores devem fazer o lançamento dos dados da primeira aplicação da prova este ano.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Programas de Governo de candidatos a Governador de MT

As eleições para Governador acontecerão em outubro deste ano. Os candidatos a Governador, por determinação da Justiça Eleitoral, apresentaram seus Planos de Governo, todos dizendo que são diretrizes, ou seja, sem detalhamento e disponíveis para contribuições. O setor educacional, ao que está exposto, requer muita, mas é muita informação, para que o esqueleto não vire uma assombração.  


Portanto, conheça os Planos e opine. Lembrem-se: quem participa da concepção pode ser mais efetivo na execução.


Veja o Programa de Governo de Lúdio Cabral 






Veja o Programa de Governo de José Riva

Veja o Programa de Governo de Pedro Taques

Alunos retornam à sala de aula nesta terça-feira


Secom Cuiabá
Os alunos das escolas da rede municipal de educação retornam às salas de aula nesta terça-feira (15) após o recesso escolar. Os profissionais da educação retornaram nesta segunda-feira quando participaram de atividades da roda de conversa.
Em 2014 o calendário escolar das unidades de ensino da rede municipal foi alterado em virtude dos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. O início do ano letivo foi antecipado para o dia 21 de janeiro e o recesso escolar ocorreu de 12 de junho a 13 de julho.
O secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, explica que o recesso escolar foi ampliado em 15 dias como forma de incentivo ao evento da copa do mundo em Cuiabá. “Mesmo com a alteração não houve prejuízo na carga horária escolar, pois nosso calendário foi desenvolvido de forma que fosse cumprido os 200 dias letivos e as 800 horas-aula, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, disse o secretário.
O calendário foi finalizado e aprovado em dezembro de 2013 pela Coordenadoria de Gestão e Legislação da Secretaria de Educação de Cuiabá.
Nas creches municipais os alunos e professores foram dispensados apenas nos dias de jogos da Seleção Brasileira e nos dias de jogos em Cuiabá. Os profissionais das creches tiveram recesso no período de 7 a 11 e os serviços prestados por essas unidades retornaram na segunda-feira.
O ano letivo de 2014 nas unidades de ensino será finalizado no dia 12 de dezembro.
Atendimento - Hoje o atendimento na rede municipal de ensino é de aproximadamente 48 mil alunos. São 6 mil alunos matriculados nas creches, aproximadamente 10 mil na pré-escola e os demais no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
A rede municipal de ensino é formada por 92 escolas, 51 creches e seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/alunos-retornam-a-sala-de-aula-nesta-terca-feira/9231

Estudantes do 5º ao 9º ano podem se inscrever no Câmara Mirim 2014


Estão abertas as inscrições para o programa Câmara Mirim, que selecionará 400 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental para virar deputados por um dia. As crianças e pré-adolescentes virão a Brasília para participar de uma sessão simulada no Plenário da Câmara dos Deputados, onde vão discursar na tribuna e votar três projetos elaborados pelos próprios estudantes.
Para participar, os alunos precisam elaborar um projeto de lei e enviar pelo Correio até o dia 29 de agosto ou pelo portal infanto-juvenil da Câmara (Plenarinho), até o dia 5 de setembro. O modelo do projeto está disponível no site do Plenarinho (www.plenarinho.camara.gov.br).
As três melhores propostas, escolhidas por uma comissão de servidores, serão debatidas em Plenário pelos estudantes no dia 30 de outubro. As despesas com transporte e hospedagem dos três autores dos projetos serão custeadas pela Câmara.
No final da sessão, os projetos aprovados pelos estudantes são enviados para as comissões adequadas ao tema da Câmara, e um deputado pode apadrinhar o projeto para que ele tramite de verdade.
Da Redação 
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/471473-ESTUDANTES-DO-5-AO-9-ANO-PODEM-SE-INSCREVER-NO-CAMARA-MIRIM-2014.html





Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...