sábado, 7 de setembro de 2013

Videogame melhora habilidades mentais de idosos

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma de aperfeiçoar a saúde cerebral de idosos e reparar os danos causados pelo processo de envelhecimento. Em um artigo publicado nesta quinta-feira no periódico Nature, a equipe relata como um jogo de videogame pode trazer benefícios a diversas habilidades cognitivas de pessoas mais velhas — como memória e concentração.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Video game training enhances cognitive control in older adults

Onde foi divulgada: periódico Nature

Quem fez: J. A. Anguera, J. Boccanfuso, J. L. Rintoul, O. Al-Hashimi, F. Faraji, J. Janowich,     E. Kong, Y. Larraburo, C. Rolle, E. Johnston e A. Gazzaley

Instituição: Universidade da Califórnia, São Fransico

Dados de amostragem: idosos de 60 a 85 anos de idade

Resultado: Descobriu-se que o jogo de videogame chamado NeuroRacer foi capaz de melhorar as habilidades cognitivas dos idosos
O jogo, desenvolvido pelos próprios cientistas da Universidade da Califórnia, São Francisco, chama-se NeuroRacer. Nele, os jogadores pilotam carros em uma pista de corrida, enquanto várias imagens de placas aparecem na tela. Além de estarem atentos aos contornos da pista, os jogadores também precisavam prestar atenção nas placas que surgem: quando um tipo específico de sinal aparecesse, deveriam apertar determinado botão.  
Segundo os responsáveis pelo trabalho, a necessidade de trocar rapidamente o foco da atenção da pista para as placas (um processo também conhecido comomultitasking ou multitarefa) dificulta a atividade — especialmente para pessoas mais velhas, que costumam apresentar um declínio em suas habilidades de multitasking​. 




Dia da Independência

autor: Pedro Américo
Grito dos Excluídos

Prêmio Silva Freire

Vinte e dois anos depois de sua morte, Silva Freire e os atuais literatos de Mato Grosso serão contemplados anualmente com a possibilidade de estar entre os vencedores do “Prêmio de Literatura Benedito Sant’Ana da Silva Freire”, cuja primeira edição, que ocorrerá no próximo ano. 

O evento “Setembro Freire”, em que será anunciado este projeto de premiação a autores mato-grossenses, ocorre entre os dias 21 e 27, no Largo da Mandioca, entre as ruas 12 de outubro e Pedro Celestino, em Cuiabá. 

Instituído pela Resolução nº 2.022/2011, do Deputado Mauro Savi (PR), o prêmio tem como objetivo homenagear um autor que fez história em Mato Grosso e do qual a obra represente sua época na literatura contemporânea do estado.

Estão aptos a participar da concessão deste prêmio autores mato-grossenses natos ou residentes há mais de 10 anos no estado. Para tanto, serão premiadas as melhores obras conforme as seguintes categorias: romance, contos, poesias, crônicas e didáticos.
leia mais:
http://conceito.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Premio_de_Literatura_que_homenageia_Silva_Freire_e_instituido&id=2144

"A filosofia é hoje mais importante do que jamais foi", afirma Peter Singer

Peter Singer
O australiano Peter Singer é uma figura rara: um filósofo que atrai a atenção de multidões. Seu livro Libertação animal (Ed. WMF Martins Fontes), de 1975, foi um dos responsáveis por dar início aos movimentos modernos de defesa dos animais, influenciando um enorme número de ativistas do vegetarianismo ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, suas ideias sobre a eutanásia também movem um grande público, mas na forma de acalorados protestos realizados em suas palestras. Os atos costumam ser organizados por grupos de defesa dos portadores de deficiência física, que encontram em seus escritos ecos da eugenia nazista.
Professor de bioética na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Singer analisa questões éticas — como aborto, assassinato, desigualdade e direitos dos animais —, partindo do ponto de vista de que todo ser vivo capaz de sofrer e sentir dor deve ter seus interesses considerados. Isso leva o filósofo a afirmar que o consumo de carne e a maior parte das experiências científicas com animais são moralmente errados. Nos últimos anos, Singer tem se envolvido com uma série de organizações de caridade, a fim de ajudar populações pobres ao redor do planeta. Mas também é esse raciocínio que, levado ao extremo, faz Singer chegar a conclusões chocantes, como afirmar que a vida de um cachorro tem o mesmo valor moral que a de um humano recém-nascido.
leia mais:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/peter-singer

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...