sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Blairo Maggi classifica greve como abusiva e diz que professores já tiveram reposição

A greve dos professores da rede pública estadual que dura pouco mais de duas semanas e atinge mais de 470 mil alunos é considerada abusiva pelo ex-governador e senador Blairo Maggi (PR-MT) e traz enormes prejuízos aos estudantes, familiares e ao Estado.

A paralisação é abusiva porque, no entendimento do congressista, os professores foram a categoria que mais alcançou benefícios do governo estadual nos últimos dez anos.

“O que eles tiveram de aumento salarial de 2003 para cá... Foi recomposto tudo que eles tinham para traz no governo Dante, de reposição, 100% reposto. Ganho anual de 3% ou mais, como tiveram, e vir fazer greve agora?”, indaga.

leia mais:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Maggi_ve_greve_como_abusiva_e_diz_que_professores_ja_tiveram_reposicao&id=336905

'Robin Hoods' espanhóis roubam material escolar para crianças carentes


SEVILHA, Espanha / Andaluzia, 30 Ago 2013 (AFP) - Um grupo de militantes de esquerda invadiu, nesta sexta-feira (30), um supermercado de Sevilha, sul da Espanha, para roubar material escolar e distribuí-lo entre famílias necessitadas para a volta às aulas na próxima semana.
Mais de 200 membros do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) saíram do Carrefour de Montequinto, na capital andaluza, empurrando dez carrinhos de compra repletos de cadernos, canetas, lápis e dicionários, comprovou um jornalista da agência de notícias AFP.
As autoridades policiais locais ainda não tinham se pronunciado a respeito.
Agindo como um 'Robin Hood' moderno, o SAT, liderado por Juan Manuel Sánchez Gordillo, controvertido prefeito da pequena localidade andaluza de Marinaleda e deputado regional pelo partido ecologista-comunista Esquerda Unida, já havia protagonizado uma ação similar há um ano.
leia mais: http://economia.uol.com.br/noticias/afp/2013/08/30/robin-hoods-espanhois-roubam-material-escolar-para-criancas-carentes.htm

MP recomenda demissão de 164 servidores da Educação

Promotor Turin
O promotor Roberto Aparecido Turin, do Ministério Público Estadual, recomendou ao secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, que demita 164 servidores contratados de forma temporária, que ocupam o cargo de técnico de Desenvolvimento Econômico e Social.

Entre os ocupantes dos cargos estão arquitetos, engenheiros civil, sanitarista e elétrico, além de advogados, psicólogos, contadores e economistas.

De acordo com o MPE as contratações da Seduc demonstraram a necessidade da secretaria em ter funcionários com essa qualificação de forma permanente. 

Nesse sentido, conforme destacou o promotor, o fato aponta que a contratação desses profissionais não se enquadra no conceito de "necessidade temporária de excepcional interesse público".

“A contratação temporária dos 164 profissionais pela Seduc é inconstitucional, nula de pleno direito e pode redundar em ato de improbidade administrativa daqueles que a promovem”, disse o promotor, na recomendação dirigida à Seduc.
leia mais:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=24&cid=170950

Bosque da Leitura

RIO - Uma pessegueira e um pé de café estão gerando livros numa escola municipal de Curitiba. O inusitado fato começou a acontecer depois que a direção da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva transformou uma área inutilizada de 76 metros quadrados no Bosque da Leitura. Agora, os alunos chegam ao local e “colhem” obras da literatura infanto-juvenil que são penduradas nas árvores pelos professores.

O espaço foi inaugurado na semana passada e conta com mesas e bancos de madeiras. Os livros ficam presos aos galhos por fios de náilon e os estudantes ficam à vontade para manuseá-los.
- Os alunos já estavam acostumados a ir até a biblioteca e sentar à mesa para ler um livro. Mas agora é diferente. Quando chegam ao local, eles se encantam com a ideia de colher um livro e ficam ainda mais curiosos para ler as obras. Assim que acabam, colocam de volta e pegam outro exemplar - conta a vice-diretora da escola, Greyce Serena.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/escola-de-curitiba-transforma-area-abandonada-em-bosque-da-leitura-9744041#ixzz2dSBMANfh 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

A reformulação do Ensino Médio

Prestes a divulgar a reformulação do Ensino Médio, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, divulgou informações prévias das ações que o ministério pretende implementar em 2014, caso haja disponibilidade orçamentária.
De acordo com ele, o Compromisso Nacional pelo Ensino Médio terá como pilares os seguintes projetos: programa Mais Professores, que estuda maneiras de atrair professores para os municípios com carência de docentes principalmente nas áreas de matemática, física, química e inglês; programa Quero ser professor, Quero ser cientista, em que o governo concede bolsas para alunos do Ensino Médio que optem por seguir carreira docente; e Universidade do Professor, plataforma em rede para professores consultarem a disponibilidade de bolsas e outras informações.

Leia mais:
http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/28000/em-audiencia-na-camara-mercadante-divulga-acoes-para-o-ensino-medio/

Estatuto da Pessoa com Deficiência em discussão

Deputada Mara Gabrilli
Até o dia 1º de outubro as pessoas interessadas podem sugerir mudanças no projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL7699/06), do Senado, que está em análise na Câmara. As sugestões devem ser feitas pela internet, por meio do portal e-Democracia.

A relatora do estatuto, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), informou que em setembro serão promovidas audiências públicas nos estados para divulgar o projeto e ensinar as pessoas a utilizar o e-Democracia. Depois dessa data, a deputada vai analisar as sugestões e decidir quais serão acolhidas em seu relatório. Ela pretende concluir o texto final ainda em outubro, para que a matéria seja votada logo no Plenário da Câmara.
Mara Gabrilli, que é cadeirante, lembra que o Estatuto da Pessoa com Deficiência "trabalha com quase todas as áreas, mas principalmente com o tripé saúde, educação e trabalho, isso em sinergia com a infraestrutura e o transporte das cidades”. Outro ponto importante, diz a deputada, é a definição de pessoa com deficiência. “Quando você toca nessa questão, você está mexendo na empregabilidade, em gratuidade no transporte e outras questões centrais".
leia mais e participe:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/450111-ESTATUTO-DA-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-JA-ESTA-EM-CONSULTA-NO-E-DEMOCRACIA.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...