sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Avaliação Nacional da Alfabetização. Veja os resultados estaduais


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http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/09/1522654-nivel-de-leitura-de-alunos-de-8-anos-e-considerado-baixo-em-22-estados.shtml

Ideb: Nas capitais, uma em cada três escolas públicas não cumpriram a meta



Mariana Tokarnia

Da Agência Brasil, em Brasília
Quase um terço das escolas públicas das capitais brasileiras e do Distrito Federal não apenas não cumpriu a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como teve uma queda entre 2011 e 2013. São 894 escolas de um total de 2.974 que atendem a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Apenas a cidade de São Paulo não está incluída no levantamento porque não teve os resultados divulgados.

Os dados são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e foram organizados pela plataforma de dados educacionais QEdu, uma parceria entre a Meritt Informação Educacional e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação. O QEdu classifica essas escolas como em situação de alerta, ou seja, precisam melhorar para garantir mais alunos aprendendo na idade adequada. Essas escolas não atingiram o índice 6, que é a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e a meta brasileira para 2022.
O Ideb é considerado um importante indicador de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois anos. No quinto ano, utiliza as notas na Prova Brasil, na qual são cobrados português e matemática, e a taxa de aprovação dos estudantes. O Ideb de 2013 foi divulgado pelo governo no início do mês. A meta estimada de 4,9 para anos iniciais foi a única cumprida pelo país, que obteve um índice de 5,2.
"Por mais que o município tenha uma boa média, é importante olhar para todas as escolas", diz o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria. "O aprendizado é um direito. O Ideb é uma parte, além de português e matemática, há outras habilidades que os alunos têm que desenvolver, mas não dá para pensar [aprendizado] sem essas disciplinas". De acordo com Faria, as escolas que estão abaixo da meta e não estão evoluindo "precisam de suporte".
Veja os resultado do IDEB 2013
O coordenador explica que quando consideradas as capitais, avalia-se a complexidade de gestão e das grandes redes de ensino. "Tem esse desafio, de como fazer bem em escala razoável. Nos anos iniciais, isso tem que ser enfrentado, não está em um patamar adequado. Quando olhamos os municípios maiores, não tem nenhum caso apontando um caminho".
Segundo os critérios usados pelo QEdu, do total de quase 3 mil escolas, 281 devem manter o Ideb, pois alcançaram a meta e o índice 6. Outras 805 devem melhorar, pois, apesar de terem crescido e cumprido a meta, não alcançaram o índice 6. As demais 994 estão em situação de atenção, por não apresentarem um dos critérios considerados. Com exceção do Distrito Federal (DF), cujas escolas são da rede estadual, as escolas são todas da rede municipal.
"Alcançar as metas vai se tornando cada vez mais difícil. As políticas têm que ser cada vez mais ambiciosas para, de fato, gerarem transformação. Chega a um momento que o nível socioeconômico influencia no desempenho e é a articulação com outras políticas que vai promover melhorias", diz a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Velasco.
O MEC (Ministério da Educação) disse que não comentaria o assunto por se tratarem de escolas municipais e que uma resposta caberia às prefeituras e ao DF. Na coletiva de imprensa, na qual apresentou os dados, o ministro da Educação, Henrique Paim, considerou o resultado geral da etapa positivo e disse que o avanço dos anos iniciais poderá ter impacto positivo nas etapas seguintes de estudo.
Em nota, a prefeitura de São Paulo explicou que solicitou que o Inep não divulgasse os índices da etapa pois uma adesão tardia da rede municipal "ao ensino fundamental de nove anos, pela gestão passada, provocou uma redução do número de alunos matriculados no 5º ano, em 2013, para apenas 7.088 alunos, diferentemente da média histórica de 50 mil estudantes". Além disso a prefeitura avalia que esse total de alunos não conseguia representar a rede municipal "nem qualitativa, nem quantitativamente".


Ponto de ônibus se transforma em biblioteca 24 horas em Cuiabá

Iniciativa visa incentivar a leitura aos usuários do transporte coletivo. 
Interessados podem emprestar as obras sem nenhuma burocracia.

Do G1 MT
Biblioteca em ponto de ônibus de Cuiabá (Foto: Evertom Almeida/Arquivo pessoal)Biblioteca foi instalada em ponto de ônibus no centro de Cuiabá (Foto: Evertom Almeida/Arquivo pessoal)
Um ponto de ônibus localizado na Rua Marechal Deodoro, na região central de Cuiabá, passou por uma transformação durante um projeto de incentivo à leitura dos usuários do transporte público coletivo da capital. O ponto de ônibus recebeu prateleiras com livros como parte do projeto Parada Cultural, para transformar o local em uma biblioteca 24 horas à disposição da população. Quem passou pelo ponto de ônibus nesta quarta-feira (24) pôde pegar livros gratuitamente para lê-los no local ou, até mesmo, leva-los para casa.
A iniciativa de transformar o ponto de ônibus em local de acesso a livros é do servidor Evertom Almeida, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Ele conta que a ideia surgiu ao passar por um bairro em Brasília onde os pontos de ônibus têm livros à disposição dos usuários do transporte coletivo. De volta a Cuiabá, ele decidiu implantar o projeto, ainda em fase experimental, no ponto de ônibus que está localizado justamente atrás do campus do IFMT no centro da cidade. “A meta é ampliar o projeto para bairros carentes, trazendo a comunidade para participar e cuidar desse patrimônio que todos vão utilizar”, destacou Evertom ao G1.
Para realizar as modificações no ponto de ônibus, o autor do projeto solicitou autorização e permissão da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU). As adequações do local, como pintura e implantação da prateleira, foram 
feitas em uma semana. Para a arrecadação dos 350 livros foi realizada uma campanha nas redes sociais. “Recebemos doações de diversos pontos da cidade, como CPA e até mesmo Várzea Grande (região metropolitana). Eu mesmo me dispus a buscar os livros. Era só a pessoa agendar o horário e passar o endereço”, lembrou o servidor público. A biblioteca foi “inaugurada” nesta quarta-feira.
Nos primeiros 15 dias de implantação da biblioteca, nos horários de pico, o idealizador e mais dois bolsistas do IFMT estarão no local explicando o projeto para a população e também recebendo as doações de novos títulos. Para as pessoas que passarem em outros horários pelo local, foram deixados marcadores de página dentro dos livros com explicações sobre como funciona o projeto.
Para realizar os empréstimos dos livros, não existe burocracia. Quem se interessar por um título, pode leva-lo para casa sem precisar preencher fixa nem se identificar. “Para muitos, uma utopia. Para outros tantos, uma loucura. Mas observamos ser muito mais que um simples projeto colocado em prática. Observamos ser um exercício de cidadania” disse Evertom ao G1.
Ele ressaltou que as pessoas interessadas em doar livros para a biblioteca podem procurar o campus do IFMT em Cuiabá ou deixar as obras nas prateleiras do ponto de ônibus. Nos primeiros dias, Evertom estará no local nos horários de maior movimentação de usuários para receber as doações. Ele disse que não há restrição para a doação de títulos.

Alunos do Mais Educação se apresentam no bairro Pedra 90 nesta sexta-feira

Foto: Jorge Pinho
Rosane Brandão
Secom
Alunos de 24 escolas municipais de Cuiabá realizarão apresentações culturais nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, na praça Cultural do bairro Pedra 90. As apresentações integram a programação do projeto Setembro com Mais Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração aos seis anos de implantação do Programa Mais Educação. 
O Setembro com Mais Educação foi dividido em quatro etapas, uma em cada regional de Cuiabá. Nesta sexta-feira o projeto contemplará as escolas da regional Sul. “Já realizamos esse evento nas regionais Leste e Oeste com apresentações de 40 escolas e foi um sucesso. Nossos alunos mostraram o quanto são talentosos e tenho certeza que na regional sul não será diferente”, disse o secretário Gilberto Figueiredo, que estará presente no evento.
Apresentações culturais e artísticas, como dança, coral, teatro e exposição de quadros e artesanato, estão incluídas na programação.
As escolas que participam nesta regional são: Jesus Criança, Maria Dimpina, Ana Tereza Arcos Krause, Gastão Muller, Herbert de Souza, Novo Renascer, Ministro Marcos Freire, Tereza Benguela, Padre Pombo, José Torquato, São Sebastião, Onofre de Oliveira, Francisco Pedroso, Darcy Ribeiro, Joana Dark, Silva Freire, Liberdade, Osmar Cabral, Nova Esperança, Floriano Bochenecki, Maximiano Arcanjo da Cruz, Maria Elazir, Moacyr Gratidiano, Constança Figueiredo. 
As escolas Jesus Criança, Maria Dimpina e Ana Tereza farão a abertura do evento com apresentações da fanfarra e banda musical.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/alunos-do-mais-educacao-se-apresentam-no-bairro-pedra-90-nesta-sexta-feira/9603

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...