segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Literatura infantil é tema da nova edição da revista Em Aberto

A nova edição da revista Em Aberto está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número 105 da publicação, intitulado “Literatura para crianças e jovens: temas contemporâneos”, expõe dez artigos que abordam a relação da literatura com a primeira infância, além de temas como a guerra, a morte e o bullying; a mediação da leitura; a poesia infantil; os contos tradicionais; os livros de imagens como objeto cultural e a educação literária. “Com a revista Em Aberto, o Inep busca ampliar a discussão de assuntos relevantes para a educação brasileira. São artigos e resenhas que contribuem para novos pontos de vista sobre uma temática educacional”, destacou Carla Nascimento, coordenadora de Editoração e Publicações da Diretoria de Estudos Educacionais do Inep.
Organizada pelo doutor em linguística e letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Edgar Roberto Kirchof e pela doutora em letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Renata Junqueira de Souza, a nova edição traz uma entrevista com a professora e pesquisadora Vera Teixeira de Aguiar, que aborda os aspectos do cotidiano presentes na literatura.
Na seção Enfoque, o artigo “A literatura infantojuvenil na contemporaneidade: desafios, controvérsias e possibilidades” discute temas considerados difíceis ou polêmicos em livros para crianças e jovens, bem como os novos formatos do livro na relação com o universo digital. Já na parte de Resenhas, o leitor encontra a análise de dois livros: Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman; e A literatura infantil e juvenil em língua espanhola: história, teoria, ensino, de Rosane Maria Cardoso. A última seção da revista traz uma bibliografia comentada sobre literatura infantojuvenil.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A revista publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de vista, Espaço aberto, Resenhas e Bibliografia comentada.

G1 lança ferramenta com informações de todas as escolas do Brasil


Raio X das escolas tem indicadores educacionais, números de alunos por turma e informações sobre a infraestrutura das unidades. Página permite a comparação com escolas da mesma cidade, do mesmo estado e do país.


Com a ferramenta, é possível consultar as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo. Também estão disponíveis as taxas de aprovação, reprovação e de abandono escolar.
A página mostra ainda o número de alunos por turma, o percentual de professores com ensino superior e revela se a escola conta com algum curso de idioma (inglês, espanhol e francês).
Há também informações sobre a infraestrutura das unidades (indicando se há biblioteca, quadra de esportes, internet, entre outros itens).
Raio X das escolas do Brasil

Ministro decide por desobrigar Governo de MT a destinar 35% do orçamento à Educação

Airton Marques O governador Mauro Mendes (DEM) conseguiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), suspender artigo da Constituição Estadual q...