quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Aluna de Escola Estadual de Colider vence a 12ª edição do Programa Jovem Senador

Durante uma semana, um representante de cada Estado e do Distrito Federal participam de um processo de simulação de como atua um senador, participando de votações, audiências públicas entre outras atividades.
Alunos participam de sessão do Senado Federal - Foto por: Divulgação Senado Federal
Adilson Rosa Seduc MT
A Estudante Camila Antunes Simoni, da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, localizada no município de Colider (650 quilômetros ao norte de Cuiabá) foi a vencedora da 12ª edição do Programa Jovem Senador, representando Mato Grosso. A aluna apresentou a redação com o título “pela cidadania efetiva”, sendo o trabalho eleito pela comissão nacional do Programa, em Brasília, que avaliou três textos. O resultado saiu na tarde desta segunda-feira (07.10).
Camila Antunes participará do evento de 25 a 30 de novembro deste ano no Senado Federal. Durante uma semana, um representante de cada Estado e do Distrito Federal participam de um processo de simulação de como atua um senador, participando de votações, audiências públicas entre outras atividades.
A estudante disse que não esperava o resultado. “É uma conquista muito grande representar minha escola. Mato Grosso é um Estado imenso e temos alunos preparados. Em Brasília, me interessa o trabalho dos senadores, seu cotidiano. O maior desafio será contribuir com propostas legislativas que representem os anseios da população”, ressalta.
Três vezes em cinco
Quem também está comemorando é a professora orientadora de língua portuguesa Cíntia Barbosa Zocolotto, que irá a Brasília acompanhar Camila. A professora terá uma programação específica com palestras e workshop para todos os orientadores. Cíntia participou como orientadora nos últimos cinco anos, tendo vencido também em 2016 e 2018.
“Em nossa escola, existe todo um trabalho intenso relacionado à dissertação argumentativa que é exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nós, as cinco professoras de língua portuguesa da escola, decidimos usar esses temas de concursos para motivar os alunos. Neste ano, inovamos ao trazer funcionários da prefeitura para explicar como funciona o orçamento público, como as pessoas podem participar”, ressalta. A professora lembra que, como a escola já ganhou outras edições do Jovem Senador, a competição começa entre os próprios alunos.   
O coordenador do Jovem Senador em Mato Grosso, Wiliam Vinícius Cavalcante Fernandes destaca que o número de participantes no programa dobrou desde o seu início.
“Ao longo do ano foram mobilizados 97 professores e tivemos 2.661 estudantes da rede estadual, o que resultou em 1.263 redações. Esse número de textos representa praticamente o dobro do apresentando no ano passado que foi de 625 trabalhos”, assinala.
Neste ano, o tema proposto pelo programa Jovem Senador foi “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Foram 20 escolas participantes. Na primeira etapa, cada unidade escolar escolhe sua redação. Na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a segunda etapa seleciona três trabalhos. Em Brasília, a comissão nacional escolhe o vencedor. 


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