quinta-feira, 16 de abril de 2015

Seduc possibilita sonho e inaugura aulas para catadores de recicláveis

A aula inaugural para catadores de resíduos sólidos de uma associação de Várzea Grande, na manhã desta quarta-feira (15.04), representa um marco para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Trata-se de uma oferta de educação básica inédita, que possibilita a realização de um sonho para estes profissionais.

São 37 alunos, matriculados inicialmente, que vão frequentar as aulas na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Assacavag), na comunidade Cidade de Deus, que funcionará como sala anexa do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Licínio Monteiro.

O atendimento, além de garantir um direito do cidadão à educação, envolve outros aspectos importantes. Segundo a presidente da Associação, Joana Fátima de Paula, os alunos que buscam estudos nas escolas que atendem esta modalidade, mesmo com o ensino voltado aos jovens e adultos, não raramente desistem, “pois, são vítimas de discriminação”.

De acordo com Joana, “por mais que o catador passe em casa e tome o banho, o cheiro do lixo não sai, porque está impregnado”. Isso acaba afastando os catadores da sala de aula. Eles poderão conciliar na prática uma grande dificuldade do estudante jovem e adulto, que é o de compatibilizar os tempos de escola e de trabalho.
 
 
O professor Antônio Marcos de Mattos, técnico da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CJA), destacou que a vontade coletiva dos membros da Associação e sua determinação permitiram que a Secretaria de Educação também se mobilizasse para que eles pudessem tornar este sonho possível.

“Destacamos a importância desta oferta e a responsabilidade de cada um dos envolvidos nela. O sucesso será capaz de garantir, futuramente, outras demandas com características semelhantes”, disse o professor.

O secretário de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, reiterou que não se trata de nenhum favor aos catadores e, sim, de uma obrigação que o Estado tem com os seus cidadãos. 
 
 
Para o secretário, a sala de aula, na sede da Associação, deve se constituir um espaço onde se deve aprender. “O ato de aprender antecede o de ensinar, aspecto não só importante como fundamental na prática pedagógica do professor da EJA, bem como estratégia metodológica, haja vista os saberes e a história de vida que cada estudante traz consigo ao chegar à sala de aula”, disse Fraga, citando o educador Paulo Freire.

Assessoria 
Seduc/MT

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-possibilita-sonho-e-inaugura-aulas-para-catadores-de-recicl%C3%A1veis.aspx

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...