quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cromossomo responsável pela síndrome de Down é “desligado” em laboratório

NOVA YORK. Cientistas americanos conseguiram "desligar" o cromossomo responsável pela síndrome de Down numa experiência feita com células humanas em laboratório. A pesquisa, publicada na "Nature", abre caminho para uma revolução no tratamento da condição dentro de alguns anos.
Os seres humanos nascem com 23 pares de cromossomos, incluindo os dois cromossomos que definem o sexo (XX ou XY), num total de 46 em cada célula. As pessoas com síndrome de Down têm três - em vez de duas - cópias do cromossomo 21. Este terceiro cromossomo provoca sintomas como dificuldade de aprendizado, o surgimento precoce de doenças como o mal de Alzheimer e um risco maior para problemas circulatórios e cardíacos.
E foi justamente esse cromossomo "extra" que os cientistas conseguiram "desligar"


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/cromossomo-responsavel-pela-sindrome-de-down-desligado-em-laboratorio-9072321#ixzz2ZLIOzeOD 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


57 milhões de crianças estavam fora da escola em 2011

Novas estatísticas publicadas pela UNESCO mostram que 57 milhões de crianças estavam fora da escola em 2011, uma queda de apenas 2 milhões em relação ao ano anterior.* Para agravar esse problema das crianças de todo o mundo, uma nova análise de dados mostra que a ajuda à educação básica foi reduzida pela primeira vez desde 2002.

Esses novos números foram publicados antes de uma discussão de alto nível que ocorrerá em 11 de junho em Nova York, em apoio à Iniciativa Mundial “A Educação Antes de Tudo”, do secretário-geral das Nações Unidas. Eles chamam a atenção para a necessidade de se enfrentar uma crise dupla na área da educação: quanto ao fato de as crianças estarem ou não indo à escola, e quanto ao fato de, uma vez na escola, elas estarem ou não aprendendo.
continue lendo: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/new_unesco_data_numbers_out_of_school_children_stagnate_while_aid_to_basic_education_falls_by_six_per_cent_in_a_year/

Software auxilia alfabetização de crianças com deficiência

O software Participar, que auxilia na alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, está disponível nas 650 escolas públicas do Distrito Federal e em todos os Estados do País. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) e tem sido aprovada pelos professores que utilizam o sistema.
"Foi o Participar que ajudou a minha filha a evoluir bastante", garante Rosineide Santana de Araújo, mãe de Letícia. A menina de oito anos de idade começou a usar o software há menos de seis meses e já apresenta progresso em seu desenvolvimento cognitivo. "Este ano ela deu um salto grande quanto à socialização", destaca a professora Ângela Vasconcelos, que atua na sala de leitura do Centro de Ensino 35 de Ceilândia.

Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/07/17/software-auxilia-alfabetizacao-de-criancas-com-deficiencia-intelectual.htm

A retirada do Projeto de mais e mais reeleição, e assim por todos os séculos, amém.


A Câmara Municipal teve um momento de lucidez, 16/06, e nem apreciou o projeto que que pretende tornar a reeleição de diretores algo parecido com o que querem os ditadores: indefinidamente. Assim fizeram Hugo Chaves na Venezuela, e, por outras vias, Fidel Castro em Cuba e Evo Morales na Bolívia. Certamente, para mim, são péssimos exemplos. Há educadores que não estão fazendo análise política e só pensam em si mesmo, aliás, pensam quase nada em educação. Até pode ser que eu desconheça um fato que justifique a pretensão. Porém, nada me fará ter dúvida sobre o sentido verdadeiro de democracia. Gestão Democrática na educação não é isso. 
Bem, o proponente retirou de pauta o projeto e propõe audiências públicas para tratar do assunto. Não deixa de ser uma saída honrosa para ele. O mesmo não posso dizer para os que não querem "desencarnar".

Gilberto Fraga

vejo o vídeo 
http://www.tv.rdnews.com.br/reeleicao-de-diretores-de-escolas-de-cuiaba-gera-polemica/51e6afe28662c17ffa000013

Banda Marcial da EMEB Ranulpho Paes de Barros conquista título em Sorriso

Mais uma vez a Banda Marcial da Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros se destacou em suas apresentações e conquistou, no último domingo (14), três títulos de primeiro lugar, além de mais um de terceiro lugar na 1ª Copa de Bandas e Fanfarras do município de Sorriso (a 390 quilômetros da capital).
A banda marcial concorreu na categoria sênior e conquistou os títulos de primeiro lugar no corpo musical, corpo coreográfico e de regente, com o maestro Francisval Costa. O terceiro lugar foi pela apresentação da linha de frente.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7157

Diretor de Escola escreve livro e diz: "chegava em casa estraçalhado emocionalmente"

Leia a seguir um trecho do livro:

  • Uma bomba por dia para desarmar
"Isso aqui está mais para filme de ação do que para instituição de ensino. Mas por que alguém me mandaria uma bomba dessas? Se as xerifes da escola não conseguiram saber a origem desse troço, de nada adianta eu perguntar para Deus e o mundo. Só vou é dar bandeira e colocar mais lenha na fogueira. E muito menos seguir a sugestão da Sandra. Já imaginou o bairro todo ouvindo a sirene da polícia chegando aqui na escola? Vai ser sopa no mel, ou é mel na sopa, nunca sei. As mães invadirão a escola desesperadas para salvar os seus filhos, atropelando os das outras, descompensadas e histéricas: todas elas. Não, isso não, a imprensa, o Datena, Jornal Nacional... E quem vai abrir então? Fiz a pergunta para mim mesmo, estou sozinho na sala, sem pão doce com recheio e nem água com açúcar. Vai que elas têm razão. Dar uma de herói é que eu não vou, nunca tive essa vocação, por isso mesmo fui ser diretor de escola. Mas e os alunos? Se souberem que eu afinei: "amarelou hein diretor", não admito ser chamado de bundão. Pensando bem, quem faria uma maldade dessas comigo? Não tenho nenhum inimigo conhecido, tenho conhecido inimigos, isso sim, mas são professores; acho que não saberiam montar uma bomba, muito menos caseira, nem existe mais laboratório de ciências."
leia mais: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/07/16/gravidez-briga-e-papel-higienico-diretor-conta-o-cotidiano-da-funcao.htm

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...