terça-feira, 9 de julho de 2013

Programação de Férias SESC Arsenal



PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Neste mês de julho, o Sesc Arsenal está com uma programação diferenciada para as crianças, são espetáculos, contação de hisórias, jogos e oficinas em cinema, literatura, dança, música e teatro.

Confira abaixo a programação especial e não deixe de conferir outras atividades de lazer para as crianças nas unidades do Sesc:

“Cata-Vento, Palavras em Movimento” EMEB MARECHAL CÂNDIDO MARIANO RONDON


Promover atividades atrativas para motivar e envolver os alunos no mundo da leitura. É com esse objetivo que a Escola Municipal Marechal Cândido Mariano da Silva, do bairro Alvorada, criou o projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento”. Como parte das atividades do projeto, a escola realiza na quarta-feira (10), a partir das 7h30, o Sarau de Poesias.
Segundo a coordenadora da escola, Cleidir Mariane, o Sarau de Poesia contará com a participação de convidados especiais, como o escritor e poeta Lorenzo Falcão e a pequena poetisa Helena Werneck dos Santos, 13 anos, filha da jornalista Keka Werneck. Eles apresentarão seus livros e vão falar um pouco do universo da leitura, incentivando as crianças a praticarem mais a atividade.
Conforme explica a professora Isabel Cristina Corrêa, o projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento” desenvolve também outras ações, como o momento da leitura, que ocorre uma vez por semana, em dias alternados, sempre no início das aulas.

Leia mais: http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7117

Censo Escolar

ATENÇÃO!!!!!

PREENCHIMENTO DE DADOS CENSO ESCOLAR 

ATÉ 31 DE JULHO.

(Há escolas e creches que sequer iniciaram o censo. 
Isso é grave.)

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.  http://educacenso.inep.gov.br/Autenticacao/index

9ª Edição Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero





9ª Edição

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero 

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos
e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.

APRENDA A FORMATAR SEU PRÓPRIO TABLET

clique:
http://ntmcuiabamt.blogspot.com.br/2013/07/fica-dica-do-ntm-cuiaba-aprenda.html

Crianças pobres e esquecidas desafiam o Google Maps


Luciana Galastri, Revista Galileu
Um grupo de jovens com idades entre 10 e 14 anos chamados de Dakabuko (que significa ‘audacioso’ ou ‘corajoso’) resolveu agir quando percebeu que o Google Maps havia deixado de fora o lugar onde eles moram – uma das favelas da cidade de Kolkata, na Índia.
A região aparece em branco na pesquisa, como se não houvesse nada na área. Em um documentário, uma das integrantes conta que sua mãe perguntou ‘tem certeza que não estamos no mapa? O mundo todo está registrado’. E ela responde, com convicção absoluta ‘não, não estamos lá’.
Então os Dakabuko resolveram pesquisar a região por conta para construir um mapa. De acordo com Amlan Ganguly, assistente social que os acompanha, ter sua região registrada e mapeada faz parte dos direitos de qualquer cidadão. Eles não apenas fizeram a planta do local como também numeraram as casas, para que os moradores pudessem indicar seus endereços com mais facilidade.
O objetivo final do projeto é que, com o mapa, eles possam monitorar áreas onde habitantes ainda não tiveram acesso à vacina contra pólio. E graças ao trabalho dessas crianças, que chamam a comunidade para os postos de saúde, o número de vacinações na região aumentou 80%. Com a ajuda de um projeto da Universidade de Columbia eles até ganharam telefones para registrar a frequência das vacinações de cada habitante.

Confira o documentário emocionante:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/criancas-pobres-e-esquecidas-desafiam-o-google-maps.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...