sábado, 30 de maio de 2015

Curso online grátis traz novas estratégias a gestores

Coursera e Fundação Lemann oferecem o primeiro módulo do curso Gestão para a Aprendizagem, que busca aperfeiçoar processos
Coursera, site que disponibiliza aulas online das maiores universidades e instituições de ensino do mundo, oferece em parceria com a Fundação Lemann o curso Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica (clique aqui para se inscrever), que tem como objetivo formar gestores e coordenadores escolares que buscam a melhoria dos processos de aprendizagem em suas escolas, demonstram dedicação e vontade de aprender e qualificar suas práticas.
“O curso inclui instrumentos práticos, como a caracterização da comunidade escolar, a avaliação de eficácia, a análise SWOT e o plano de ação, aproximando a formação da realidade vivida diariamente pelos gestores”, explica Guilherme Antunes, coordenador de projetos da Fundação Lemann.
Coursera Curso Gestão AprendizagemCrédito: Gajus / Fotolia.com
Totalmente online e gratuito, o primeiro módulo do curso Gestão para a Aprendizagem tem duração de seis semanas, com cerca de cinco horas semanais, além do certificado de conclusão. Um outro certificado, chamado de reconhecido, que atesta a real participação do aluno nos exercícios, custa US$ 49.
Veja como o curso está dividido:
1. Introdução à gestão - Nesta unidade o aluno conhecerá os conceitos de Administração e Gestão Escolar. A unidade também aborda a Gestão com foco na aprendizagem e o papel do gestor para a melhoria da qualidade.
2. Gestão estratégica – O aluno conhecerá as dimensões do trabalho do gestor, indicadores de qualidade em educação e a importância do planejamento.
3. Planejamento Estratégico – Oferece as diretrizes do planejamento estratégico e algumas etapas que compõem a sua elaboração.
4. Cenário da Escola – Apresenta instrumentos que contribuem para mapear o cenário da escola e a elaboração do planejamento estratégico: caracterização da comunidade escolar, avaliação da eficácia de eficácia escolar e a avaliação estratégica.
5. Plano de Ação – Traz um passo a passo para a realização de um plano de ação, a fim de que a equipe escolar possa desenvolver suas ações orientadas por um planejamento estratégico.
http://porvir.org/porfazer/curso-online-gratis-traz-novas-estrategias-gestores/20150522

Prêmios para boas práticas nas escolas são integrados pelo MEC

Foi lançada nesta sexta-feira, 29, a iniciativa Educadores do Brasil, que faz a integração entre os prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A cerimônia de lançamento aconteceu em Brasília e teve a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.
Para o ministro, os dois prêmios valorizam os educadores e as boas práticas nas escolas. “Um dos problemas que a gente tem na educação é que tudo ficou tão complexo que é necessário que os diretores e os professores sejam bons gestores no que fazem”, disse.
Janine Ribeiro também destacou que, além da importância da premiação, há um lado de multiplicar as experiências de sucesso. “Mais do que o prêmio, estas iniciativas têm o lado pedagógico muito forte, onde em um ano você tem a premiação e no outro você tem a prática, além do incentivo nos estados e municípios para adotar as práticas mais relevantes”.
Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.

MEC
Assessoria de Comunicação Social

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Pr%C3%AAmios-para-boas-pr%C3%A1ticas-nas-escolas-s%C3%A3o-integrados-pelo-MEC.aspx

Índios xavante realizam apresentações culturais em Cuiabá

Índios da etnia xavante, da aldeia Nova Esperança em Barra do Garças (520 km a leste de Cuiabá), estão em Cuiabá, como parte de um projeto social. Nesta sexta-feira (29.05), os indígenas mostraram, em canto e dança, rituais que fazem parte da cerimônia de passagem dos jovens para a fase adulta, nas secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Educação (Seduc). Os índios são alunos da escola indígena Hambe, localizada na aldeia.
Segundo Flávio Ferreira, diretor da Cia Teatral Cena Onze, responsável pela gestão do Museu Histórico de Mato Grosso, a vinda dos índios a Cuiabá faz parte de um processo social desenvolvido pelo grupo há cinco anos na terra indígena de São Marcos, a 100 quilômetros do município de Barra do Garças.
“Dentro da aldeia Nova Esperança há uma escola indígena chamada Hambe onde há biblioteca, aulas de teatro, canto e dança e também algumas ações sociais. A visita a Cuiabá é uma viagem de conhecimento, onde as crianças deixam o seu universo para vivenciar outras experiências”, explica o diretor. Durante a estadia na cidade os indígenas visitaram museus, bibliotecas, o Centro Histórico e fizeram apresentações em escolas públicas e privadas.
“Essa experiência é também para derrubar preconceitos que existem em relação aos índios. Aqui em Mato Grosso temos mais de 40 etnias, que são como países, cada uma com suas particularidades. O processo de educação e cultura passa pelo conhecimento e o respeito mútuo”, observa Flávio. “É preciso conhecer para respeitar e isso tem que partir de ambos os lados”.
Para o cacique Xisto, que acompanha o grupo, esse trabalho de intercâmbio é fundamental na formação das crianças indígenas. “Elas nunca saíram da aldeia, não sabem o que se passa no restante do mundo. Há índios que saem por conta própria e aprendem o que não é bom, então estamos direcionando conhecimento, valores e a formação das gerações futuras, aquelas que serão responsáveis pela preservação do nosso povo”.
Escola Estadual
Os alunos da escola Hambe iniciaram as incursões pela Grande Cuiabá com uma apresentação para os colegas da Escola Estadual Fernando Leite, em Várzea Grande. A interação entre estudantes índios e de uma escola tradicional da cidade, ambas da rede pública estadual, foi vivenciada nos últimos dois dias com uma série de apresentações de danças, músicas e costumes dos povos indígenas. 
Nesta sexta-feira (29.05), eles fizeram uma apresentação na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os servidores do órgão lotaram as dependências do auditório.

A cada apresentação, o professor Xisto relatava o significado da dança para a cultura indígena. Os índios ainda homenagearam os secretários de Educação, Permínio Pinto, e o adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, com um colar produzido na aldeia, uma forma de demonstrar o respeito pelos gestores.


Permínio, que assistiu à apresentação na Escola Fernando Leite, se comprometeu em visitar a aldeia. Ele quer conhecer in loco as dificuldades enfrentadas na Escola Hambe, que conta apenas com uma sala de aula. Uma das reivindicações é aumentar o espaço da unidade.

Xisto agradeceu a presença do secretário por participar deste projeto de integração. “Nós temos que pensar na nossa juventude para aprender”, disse. Gilberto reconheceu que há uma dívida do Estado de Mato Grosso com os povos indígenas.

Ele ainda estacou a importância dos alunos da escola urbana conhecer as atividades e os costumes dos índios.

Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, o grupo se apresenta no Museu Histórico de Mato Grosso.

Este projeto de intercâmbio conta com o apoio da Secel e da Seduc. 



ANGÉLICA MORAES / ASSESSORIA - Secel-MT / Seduc-MT

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/%C3%8Dndios-xavante-realizam-apresenta%C3%A7%C3%B5es-culturais-em-Cuiab%C3%A1.aspx

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...