terça-feira, 9 de abril de 2019

Conviva Educação discute os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil em videoconferência


Na próxima quinta-feira (11), o Conviva Educação promove uma videoconferência para discutir sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. O documento foi criado em 2006 e passou por revisão no ano passado. A transmissão está marcada para às 15 horas (horário de Brasília).
Em breve a equipe do Conviva divulgará os nomes das pessoas que participarão do debate.
As dúvidas podem ser enviadas antecipadamente por meio do link http://bit.ly/2WqxAAR. A ideia é que elas sejam respondidas durante a videoconferência.
Para acompanhar a transmissão ao vivo, basta acessar o link http://bit.ly/2FvHsAJ 

Sobre o documento
A primeira publicação dos documentos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Volumes 1 e 2 e Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil – Volumes 1 e 2 foi feita em 2006, com o objetivo de estabelecer padrões de referência orientadores para o sistema educacional no que se refere à organização e ao funcionamento das Instituições de Educação Infantil.
Dessa forma, os Parâmetros revisados são a atualização desses quatro volumes, em um único documento que apresenta todo conhecimento das versões de 2006, acrescidas das inovações que o arcabouço legal posterior trouxe. Clique aqui para acessar o documento.
Fonte: Undime
https://undime.org.br/noticia/

Weintraub se compromete a elevar os resultados da educação

Ministro diz não ser radical e estar aberto ao diálogo

Por Mariana Tokarnia e Pedro Rafael Vilela - Repórteres da Agência Brasil  Brasília
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), comprometeu-se hoje (9) a melhorar os resultados educacionais do Brasil com o orçamento atual. De acordo com ele, não é “radical” e tem experiência em gestão, daí a disposição em apresentar resultados, e destacou ser aberto ao diálogo. Também mencionou conhecer universidades estrangeiras inclusive na China.
“Com o que a gente gasta em relação ao PIB [Produto Interno Bruto], a gente tem que entregar mais”, afirmou Weintraub durante a cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, na presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Segundo Weintraub, como titular pretende “entregar o que foi prometido no plano de governo. Bem sucintamente, mais com o mesmo que a gente já gasta”. Ele se disse também aberto ao diálogo e enfatizou que não tem filiação partidária.

Mudanças

O ministro também elogiou o antecessor, Ricardo Vélez Rodríguez, exonerado ontem (8). “Velez é muito inteligente, mas dadas as circunstâncias, a  gente não está conseguindo entregar [os resultados] no ritmo esperado”, disse.
Weintraub comparou a equipe do governo a um time de futebol e disse que às vezes trocas são necessárias. “Dificilmente vai ver um técnico não fazer uma ou outra modificação, não porque seja ruim ou seja bom, mas simplesmente porque naquele momento ele não está adequado para aquela função.”
O ministro reiterou que é de falar pouco, mas que fazia questão de dar tranquilidade neste momento.  

Escolha

O presidente Jair Bolsonaro discursou na cerimônia de posse do ministro. Segundo ele, a escolha de Weintraub foi feita entre mais de dez "bons currículos" e que viu no indicado a maioria dos pré-requisitos necessários para o cargo. “Ele é aquele que não tinha deficiência ou era melhor em cada um desses itens [pré-requisitos para o cargo], por isso eu escolhi o nosso Abraham."
Bolsonaro afirmou que Weintraub terá liberdade para escolher sua equipe na pasta. Nos últimos meses, houve troca em pelos mais de dez cargos do alto escalão do ministério e órgãos vinculados na gestão de Vélez. "Ele [Weintraub], assim como os demais ministros que estão aqui, tem carta branca para escolher todo o seu primeiro escalão", disse.
O presidente ressaltou que acredita no "empenho, dedicação e patriotismo" do novo ministro e definiu o que espera de resultado na educação até o fim do seu mandato.
"No final do nosso mandato, se Deus quiser, em 2022, nós possamos ter uma garotada que não esteja ocupando os últimos lugares do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos], uma prova internacional que se faz com a molecada desde a nova série do ensino fundamental, na faixa dos 15 anos de idade. Nós queremos que não mais 70% dessa garotada não saiba fazer regra de três simples, não saiba interpretar texto, não saiba perguntas básicas de ciências". 
Em um ranking de 70 países, o Brasil ocupa a 63ª posição em ciências; a 59ª posição em leitura e a 65ª posição em matemática, no Pisa.

Perfil

Weintraub foi integrante da equipe de transição do governo do presidente Bolsonaro, e ocupou o cargo de secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni.
O novo ministro é, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre em administração na área de finanças pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP - 1994).
Atuou como economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, e como sócio na Quest Investimentos.

Dados

Atualmente, o Brasil investe o equivalente a 5,5% do PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, de acordo com dados de 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os últimos disponíveis. Considerando apenas os gastos públicos com educação pública, esse investimento é equivalente a 5% do PIB.
O investimento está no mesmo patamar de países com melhores resultados educacionais, quando se trata da porcentagem. O Chile, por exemplo, investe o equivalente a 4,8% do PIB daquele país, o México, 5,3% e os Estados Unidos, 5,4%. 
Em valores, no entanto, o Brasil está aquém de outros países. O governo do Brasil gasta cerca de US$ 3,8 mil por estudante dos ensinos fundamental e médio nas instituições públicas, o que representa menos que a metade da média Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

http://agenciabrasil.ebc.com.br/

“Por vergonha das pessoas, o linguajar cuiabano pode sumir”

Escritora, Maria Cristina Campos diz que hoje fala-se cada vez menos 

o “cuiabanês”

JAD LARANJEIRA 
DA REDAÇÃO
"Tchá por Deus! Hoje é o aniversário dos 
300 anos dessa cidade quente pra 
besteira. Vai ter aúfa de dgente lá na 
Casa de Nhô Dito. Vai ter petchada, 
rasqueado e o povo só vai prantchar 
de lá amanhã bem cedo, depois do 
quebra-torto".

Se você é cuiabano de "pé rachado" 
ou "pau-rodado", certamente já ouviu 
algumas dessas expressões que fazem parte do vocabulário de quem vive na 
Baixada Cuiabana.

Apesar de ainda hoje não se saber ao certo a origem do falar cuiabano, estudiosos 
e escritores acreditam que trata-se de uma herança trazida dos portugueses, 
espanhóis e principalmente dos indígenas, que foram os primeiros ribeirinhos da 
cuiabania no século XIX.

Segundo a escritora e doutora em Educação, Maria Cristina Campos, que lançou em 
2014 o livro “O Falar Cuiabano”, toda essa característica cultural diferenciada do 
povo cuiabano corre risco de desaparecer com o passar dos anos. Isso ocorreria, 
segundo ela, porque as novas gerações sentem vergonha desse modo de falar.

“A assimilação do falar cuiabano está dentro de um contexto globalizado. Hoje os 
próprios jovens, filhos dos cuiabanos ‘raiz’, sejam eles já migrantes que se 
estabeleceram aqui ou os tradicionais, têm muita vergonha desse falar. Eu já tive 
experiências de ir às escolas dar palestras e falar que não tem porquê sentirem 
vergonha, mas eles se recusam a falar desse jeito. Apesar disso, ainda resiste em 
comunidades tradicionais, e até mesmo em alguns bairros mais longes. Se você sair 
de Cuiabá e andar uns 30 km para o interior adentro, você ainda vê isso com muita 
força”, disse.




Não tem que ter preconceito


 

nenhum com o 

falar, 





pessoa tem o 

direito de falar do jeito que ela quiser





Importância do conhecimento e bullying

Atualmente, pode ser considerado raro conhecer algum adolescente ou jovem que 
fale o bom “cuiabanês”, tão comum entre os pais e avós. Nas escolas, inclusive, 
os jovens chegam a sofrer bullying - e esse seria o principal motivo desse falar deixar 
de existir.

“Quando alguém chega falando nas escolas assim, o que acontece? Sofre bullyng, 
e é debochado, aí ele fica com vergonha e começa a mudar o jeito dele falar, até 
para não ser incomodado. Isso é uma situação recorrente”, contou a escritora.

A autora relembra que seu livro foi exatamente escrito com o propósito de ser 
distribuído nas escolas do Estado, mas isso nunca veio a acontecer.

“Na época, foi uma encomenda da Secretaria de Cultura do Estado, que queria 
a produção de um material para as escolas, para que fosse trabalhada com os alunos 
essa questão da cultura. A ideia, a princípio, era fazer um glossário dos termos cuiabanos, 
mas falei que isso já existe. Então, disse que para as salas de aula seria interessante 
saber a constituição cultural do falar, mostrar isso, porque hoje muitos professores 
não sabem”, disse.

Chinelo de dedo, a gente chama de ‘bambolê’. Dizíamos: 'Vou calçar meu bambolê'. Nunca vi isso em lugar nenhum outro lugar, só aqui

De acordo com Maria Cristina, o trabalho de 
produção durou quatro meses, mas acabou o 
Governo e o livro acabou no depósito da 
secretaria, não cumprindo a sua função de 
ir para as escolas – o que ela considera que 
seria ainda hoje de extrema importância, 
justamente para as expressões culturais do 
cuiabano serem conhecidas e não esquecidas.

“Mostrar a fala, desde a composição da cuiabania, 
com a chegada dos portugueses, dos espanhóis, 
porque todo o Brasil é composto de uma miscelânea 
de povos. E aqui você vê o português, a força indígena que é um elemento que 
historicamente foi bastante negado. Tem elementos indígenas em determinados 
traços, por exemplo, nessa indistinção de gênero, quando eu falo ‘vou lá no Maria’ 
e não na ou ‘à'. E quando você falo o ‘no’, é uma mistura de gêneros que ficou 
comprovado que veio de línguas indígenas”, afirmou.

Para a escritora, tudo é questão de saber usar as expressões.

“Porque quando a gente estuda o português, a gente estuda as variantes lingüísticas, 
e quando estuda isso, você sabe que na oralidade não existe o certo ou o errado, existe 
o adequado e o não adequado. Então, eu posso falar com determinado jeito com a 
minha comunidade. Agora se eu vou, por exemplo, dar uma palestra ou outra 
situação mais formal, aí mudo o registro para ficar adequada para aquela situação 
específica. Não é você deixar de falar, mas é você aprender a dominar outras 
variantes para você se colocar na situação ideal. Não tem que ter preconceito 
nenhum com o falar, a pessoa tem o direito de falar do jeito que ela quiser”, 
explicou.

A educadora defende que, além de estar dentro das escolas para que as crianças 
conheçam suas raízes culturais, a integração de políticas públicas na cidade 
também ajudaria bastante.

Ela lembra de quando ainda era criança e aprendeu a usar as expressões cuiabanas.

“Quando eu era criança morava no Coxipó da Ponte. Então, todo dia à tarde tinha 
lanche, e às vezes tínhamos chá mate com pão ou com bolo de queijo, bolo de arroz. Então, 
o ‘tchá co bolo’ ficou conhecido por isso”, disse.

“Chinelo de dedo, a gente chama de ‘bambolê’. Dizíamos: 'Vou calçar meu bambolê'. Nunca vi 
isso em lugar nenhum outro lugar, só aqui. Quando a gente jogava ‘bolita’, eu brincava com os 
meninos, e se alguém tinha uma bolita nova e bonita ou cobiçada, chamava ela de 
‘laurita’. E se era velha ou quebrada, era ‘cascabuia'" relembrou, aos risos.

Eu acho que nós estamos perdendo muito ao longo dos anos, 

em nome do tal des-envolvimento, que é um não envolvimento


A falta desse vocabulário hoje em dia e do incentivo dele na sociedade assusta e 
entristece a educadora, que diz que Cuiabá comemora 300 anos de 
“des-envolvimento”.

“Eu acho que nós estamos perdendo muito ao longo dos anos, em nome do tal 
des-envolvimento, que é um não envolvimento. Porque toda essa economia global, 
que envolve a grande pecuária e agricultura, não traz nada pra nós de positivo, 
não fica um centavo. Não vejo nas comunidades. As suas áreas naturais estão 
sendo destruídas, eu não estou vendo ganho nenhum para a população”, afirmou.

“Cuiabá, por exemplo, cresceu demais, tem todas as características negativas dos 
grandes centros, mas ela tem poucas características positivas, 
principalmente na área cultural”, criticou.

http://www.midianews.com.br

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...