terça-feira, 5 de agosto de 2014

Só 7% dos professores passam em certificação do MEC para o ensino de surdos

Baixo número de aprovados no Prolibras impacta no déficit de profissionais com domínio no ensino da Libras; organização do exame assume que grau de dificuldade da prova deve ser revisto

Por Davi Lira - iG São Paulo


Dos 2.427 candidatos que se submeteram à edição mais recente do Exame Nacional de Certificação em Libras, o Prolibras 2013, somente 164 (menos de 7%) foram aprovados na modalidade voltada a certificar professores ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais. É por meio dessa certificação oficial avalizada pelo Ministério da Educação (MEC) que muitas secretarias de educação e instituições de ensino superior selecionam professores para atuarem em turmas que contam com alunos surdos.
Além da certificação para o ensino da Libras, o Prolibras também oferece uma certificação em proficiência na tradução e interpretação da Libras. Nessa modalidade, o índice de aprovados também é pequeno. Em 2013, dos 2.627 que compareceram para realização das provas, apenas 242 (9%) foram aprovados no final do processo. 
O baixo número de candidatos aprovados no exame impacta ainda mais no déficit de profissionais com habilidades comprovadas no ensino da Libras nas escolas brasileiras, especialmente as da rede pública. Hoje, nem todos os professores que dão aula para alunos surdos dominam as Libras. As escolas também sofrem com a falta de intépretes em turmas onde há a presença de estudante com algum tipo de deficiência auditiva.

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Fórum de Secretários Estaduais de Educação acontecerá em Chapada dos Guimarães

Secretária de Educação de MS Nilene Badeca
Acontece nos dias 7 e 8 de agosto, a III Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, na Pousada Penhasco na Chapada dos Guimarães/MT. Para a abertura do evento estão confirmadas as presenças do ministro da Educação, Henrique Paim; do governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Romeu Caputo e do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação - SASE/MEC, Binho Marques, além das presenças de representantes e secretários de estado da educação de todo o Brasil.
A presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, afirmou que nesta terceira reunião, as perspectivas da educação para a próxima década, após aprovação do PNE, serão amplamente debatidas. “São vários e constantes os desafios da educação brasileira, e nossa reunião serve para a troca de experiências entre os estados e a busca de soluções em comum”, afirma
No primeiro dia de atividade, estão previstos debates e palestras sobre o Sistema Nacional de Educação e os elementos constitutivos; No segundo dia, as discussões serão concentradas na Base Nacional Comum e a valorização dos profissionais de educação.
Reunião Ordinária do Consed
As Reuniões do Consed são espaços de significativo papel na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais em nível nacional, regional e estadual. Atualmente, são realizadas quatro reuniões ordinárias e, quando necessário, extraordinárias para debater questões que abrangem toda a Educação Básica pública.
Também participam das reuniões, de acordo com os assuntos em pauta, representantes de instituições parceiras do Consed, de órgãos governamentais, de instituições públicas e privadas, relacionados ao meio educacional.

VEJA: PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM
http://www.consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/873-forum-de-secretarios-debate-o-sistema-nacional-de-educacao-a-luz-do-pne

Instituto disponibiliza guia para ajudar professores no uso de tecnologias digitais em sala de aula

O Instituto Crescer disponibilizou os dois volumes do livro “Crescer em Rede”, um guia preparado por uma equipe de especialistas para ajudar professores a incluir tecnologias digitais nos processos pedagógicos.
Cada volume está organizado por um determinado número de encontros. O objetivo é que os professores tenham, a cada encontro, a oportunidade de conhecer, planejar estratégias de trabalho e refletir sobre uma ferramenta tecnológica, como o Google Earth e o Google Maps, Wikipedia, Instagram, entre outras.
Saiba mais e baixe o guia “Crescer em Rede” no site do Instituto Crescer.

https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/instituto-disponibiliza-guia-para-ajudar-professores-no-uso-de-tecnologias-digitais-em-sala-de-aula/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...