quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Professor precisa acreditar no recurso tecnológico

Professora e articuladora pedagógica fala no Diário de Inovações sobre o uso de mídias na educação e conta sobre o blog que criou para compartilhar experiência
Por Fernanda Tardin
Em maio de 2009 criei o “Blog Utilizando as Mídias na Educação” com a finalidade de construir um espaço de interação e troca de experiências entre os professores da minha escola, onde pudéssemos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais, o objetivo era enriquecer e diversificar o processo de ensino e aprendizagem.
O blog nos permite compartilhar descobertas e aprender com colegas de vários cantinhos do Brasil. Podemos utilizá-lo como fonte de pesquisa e formação (confira as entrevistastextosvídeos e jogos). Em um dos posts, por exemplo, compartilho a dica que descobri no blog de uma professora de São José dos Campos, incluindo atividades on-line para reforçar conteúdos de ciências. É possível constatar a interação de professores do Amapá, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Santa Catarina.
Tecnologia Educação Diários de Inovaçõescrédito Divulgação

Particularmente em 2010 e 2011 utilizei alguns jogos educacionais postados no blog para organizar uma Olimpíada Interna de Jogos Digitais na escola, baseada na OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação), da qual nossos alunos ainda não podiam participar. Dividimos as turmas em equipes e disponibilizamos as regras e os jogos que seriam utilizados.
Os alunos utilizavam as aulas de Laboratório de Informática para praticarem. A olimpíada foi divida em duas fases: a 1ª fase (classificatória) aconteceu entre as equipes de cada turma, onde foi selecionada a equipe que mais pontuou; já a 2ª fase (final e premiação) aconteceu entre as equipes representantes de cada turma. A participação e o aprendizado foram os destaques na atividade.
Gosto sempre de reforçar que não existe recurso tecnológico que substitua a atuação do professor. Se for para utilizar só por utilizar, é melhor que não o faça. Os recursos vêm para enriquecer, aprimorar, diversificar o ensino, mas o professor tem que acreditar no seu uso. Ele deve identificar o momento certo e sentir-se seguro para aplicá-los. A eficácia parte da postura do professor em aplicar o recurso digital. É essa mediação que vai fazer toda a diferença nos resultados obtidos.
assinatura_professora_fernanda
* Diário de Inovações é uma seção com relatos de educadores que estão inovando dentro da sala de aula. Para compartilhar suas experiências com a gente, acesse aqui o formulário e conte sua história.
http://porvir.org/diariodeinovacoes/professor-precisa-acreditar-recurso-tecnologico/20141022

Professor que optar por dedicação exclusiva pode ter adicional de 60%


Professores da educação básica poderão receber adicional de 60% para trabalhar em regime de dedicação exclusiva com carga horária de 40 horas semanais. O objetivo é convencer os educadores a se dedicarem a um único cargo, o que evitaria o excesso de trabalho e melhoraria o rendimento em sala de aula.
A medida passará a valer se for aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2013, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Hoje, devido ao baixo salário da categoria, que recebe em média R$ 2,5 mil, esses profissionais acumulam cargos e acabam se desgastando. Delcídio propõe que o custo do adicional fique a cargo da União, reconhecendo que estados e municípios não teriam condições financeiras de suportar o gasto.
A despesa anual com o adicional seria de R$ 39,9 bilhões, mas o montante gasto pelo governo federal dificilmente chegaria a esse total, já que grande parte dos professores não é efetivada por concurso público e o adicional seria opcional.
Delcídio observa também que, mesmo com o aumento, que elevaria o salário da categoria para R$ 4 mil, na média, o valor ainda seria inferior ao que recebem os professores da rede federal de educação básica e ao que propõe o Plano Nacional de Educação (PNE).
http://www12.senado.leg.br/jornal/edicoes/2014/10/22/professor-que-optar-por-dedicacao-exclusiva-pode-ter-adicional-de-60

Cuiabá: Orientações para o término do ano letivo 2014 e início do ano letivo de 2015



Para acessar a Portaria Nº 200/2014, clique na figura  ou no link abaixo. 


PORTARIA Nº 200/2014/GS/SME - Organização do término do ano letivo/2014, bem como a normatização do ano letivo de 2015, nas unidades educacionais do município de Cuiabá




Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...