terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sesi Escola adota livros de autores mato-grossenses na grade curricular

Da Redação - Stéfanie Medeiros

O cenário literário regional fervilha em vários setores, inclusive no infantil. Para estimular a leitura de autores mato-grossense, alguns títulos foram adotados para as turmas do 3º, 4º e 5º ano do Sesiescola, do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), para o ano letivo de 2014. 

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Em “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”, de Neusa Baptista Pinto, rês meninas negras e pobres afastam manifestações preconceituosas em relação ao cabelo crespo e assumem novos penteados e novas formas de ver a si mesmas e aos outros. Já em “Conferência no Cerrado”, de Durval de França e Cristina Campos, Currupira, Mãe do Morro, Pé de Garrafa, dentre outros, lutam contra a ação predadora do homem que destrói o meio ambiente em uma conferência na caverna Aróe-Jari, em Chapada dos Guimarães. Em “Uma inesquecível viagem, vivenciando o turismo rural”, de Paulo Cesar Prince, Mariana e Manolito aventuram-se no Turismo Rural, resgatando os costumes de um povo e despertando a consciência ecológica.

Estes são os três títulos adotados pela Sesiescola em 2014, todos publicados pela Editora TantaTinta/Carlini & Caniato. Para a coordenadora da Unidade de Cultura e Educação do Sesi-MT, Cintia Silva, os livros escolhidos atenderão as necessidades da faixa etária em que serão trabalhados. “A adoção dos livros de escritores local é uma forma de incentivarmos e valorizarmos a cultura mato-grossense e os temas são de extrema relevância para discussão no âmbito escolar”.

A editora TantaTinta/Carlini & Caniato está presente no mercado editorial desde 1998, e, de acordo com o editor Ramon Carlini, a escolha dos títulos pelo Sesiescola é uma demonstração de atenção notável com a formação infantil. “A escola sai na frente por fomentar edições mato-grossenses, além de se diferenciar por excelentes critérios de seleção, indicando obras que tratam de assuntos regionais e globais”. 

Outros dez livros também editados em Mato Grosso pela Editora Entrelinhas também foram inseridos no planejamento pedagógico do Sesiescola. Eles serão destinados aos alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.


http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Sesi_Escola_adota_livros_de_autores_mato-grossenses_na_grade_curricular&id=4053

Caderno de Orientação dará suporte às práticas educacionais

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc)  trabalha no desenvolvimento de um Caderno de Orientações Didáticas para os educadores da rede estadual matogrossense. O instrumento será mais uma ferramenta de suporte às práticas educacionais implementadas em Mato Grosso.

Assim como as Orientações Curriculares, o material descrito nas áreas do conhecimento servirá apenas como norteador aos educadores.  “Nós já temos as Orientações Pedagógicas e sempre partimos de discussões coletivas. Buscamos fortalecer a educação visando a oferta com qualidade social”, explica a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Catarina Cortes, pontua que a partir da publicação das Orientações já era previsto a construção dos cadernos, que serão disponibilizados por meio do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA), que a partir de 2014 passa a abarcar o atendimento também a alunos matriculados no 2º e 3º Ciclo de Formação Humana.
“Os Cadernos serão  concebidos considerando as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais”, diz.  Questionado sobre o prazo para a inserção, a superintendente ainda explica que os parâmetros ainda são definidos para inserção no sistema de informação que permite individual de cada um dos alunos matricualados.
Todas as unidades escolares de Mato Grosso também receberão uma versão impressa do material, que será destinado a Sala do Educador. “As Orientações Curriculares trazem as concepções de currículo, aprendizagem e os Cadernos se diferenciam, pois trazem as indicações de atuação. Além do que, é preciso pontuar que existem mudanças muito frequentes nas legislações e ele devem ser absorvidas pelos educadores. É preciso deixar claro que esse é mais um instrumento de trabalho. Não fere a autonomia pedagógica. Não traz um direcionamento, um engessamento. Trata-se, sim, de um apoio, de um instrumento que  fomenta à prática docente”, finaliza.
Patrícia Neves 
Assessoria Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14121&parent=20

Mauro Mendes regulamenta ação de correição na prefeitura de Cuiabá

O prefeito Mauro Mendes regulamentou a ação da Corregedoria-Geral do Município de fiscalização e correição das atividades do funcionalismo público para garantir a eficiência do atendimento do servidor à população. Omissões, abusos no exercício da função ou erros que comprometam a Prefeitura de Cuiabá serão identificados e passíveis de abertura de processo administrativo.
A forma de atuação da Corregedoria-Geral do Município e as implicâncias de atuação irregular nos cargos são especificadas no decreto nº 5.446, publicado no Diário Oficial no último dia 14 de fevereiro (sexta-feira).
Do texto, consta que atos que comprometam “o prestígio e a dignidade da instituição serão apurados” e posteriormente levados ao conhecimento do titular da secretaria onde o servidor autor de infrações está lotado. Arquivos públicos físicos ou eletrônicos também poderão ser objeto de análise e fiscalização. 
O procurador-geral do Município, Rogério Gallo, afirma que a principal intenção da realização da correição é de corrigir antecipadamente possíveis irregularidades que possam existir na administração pública. “As ações irregulares dos servidores públicos serão logo identificadas e os erros poderão ser diretamente sanados. Queremos banir do serviço público quaisquer irregularidades”, declarou.
A identificação das anormalidades será feita através de inspeções nos órgãos e entidades, anunciadas por meio de ofício ou até mesmo por requisição do prefeito Mauro Mendes. Todo ano, até o dia 20 de fevereiro, será estabelecido um calendário de correições gerais e de visitas para inspeções que serão realizadas durante o ano todo.
Havendo fundada acusação formal contra algum servidor, o corregedor-geral poderá editar portaria e abrir processo administrativo disciplinar ou sindicância sobre o fato, procedendo de acordo com o disposto na Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Cuiabá.

CLIQUE para acessar o Decreto 

Fonte:  Priscilla Vilela

http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=8252

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UNICEF e Electronic Arts lançam concurso de jogos digitais para crianças


Inspirados na realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o UNICEF e a Electronic Arts uniram-se para promover um concurso de desenvolvimento de jogos digitais entre estudantes que cursam ensino superior nessa área, na cidade de São Paulo. O tema principal dos jogos deve ser o futebol.
O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento de jogos digitais que fortaleçam competências necessárias à alfabetização e ao raciocínio lógico de crianças de 6 a 8 anos, para que a aprendizagem aconteça de forma divertida, interativa, motivadora e desafiadora.
Os candidatos deverão considerar as competências em Língua Portuguesa e Matemática dos exames nacionais como a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional de Alfabetização para o desenvolvimento dos jogos digitais.
O concurso prevê, entre suas etapas, a testagem dos jogos com crianças da rede pública de ensino em alguns dos municípios do Semiárido brasileiro.
Apoiam a iniciativa a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), a Universidade Anhembi Morumbi, o Senac e a Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Inscrições – Estudantes interessados em participar do concurso poderão, em grupos de até sete alunos, realizar sua pré-inscrição entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Com isso, estarão convidados a participar do evento de preparação dos projetos de jogos, que será realizado no dia 15 de fevereiro, em São Paulo.
As inscrições de projetos estarão abertas entre os dias 17 e 21 de fevereiro, exclusivamente pelo e-mail parceriasunicef@gmail.com.
O resultado será divulgado no dia 6 de junho de 2014 no site do UNICEF e na página www.facebook.com/unicefjogosdigitais. Os vencedores serão premiados com uma viagem à sede da Electronic Arts em Vancouver, no Canadá.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga ou Thaiza Elias
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: saopaulo@unicef.org
http://www.unicef.org/brazil/pt/media_26684.htm

Declaração para um novo ano

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