segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Seminário de Educação vai reunir profissionais da rede pública de Ensino

Evento terá palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e exposição das práticas e ações pedagógicas

 
Foto: Jorge Pinho
A Prefeitura de Cuiabá realiza do dia 26 ao dia 30 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o II Seminário de Educação da Rede Municipal, com o tema Educação Básica como Direito, e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Ensino. O evento é direcionado aos profissionais da rede pública municipal de Educação de Cuiabá e vai reunir, por dia, cerca de 1.500 mil pessoas entre professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA/Campo), além de Gestores e Assessores da Secretaria Municipal de Educação - SME.
Durante a semana do evento cerca de quatro mil profissionais da Educação devem passar pelos seminários que têm como objetivo  promover reflexões sobre as ações pedagógicas.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou a importância desse momento, para as atividades desenvolvidas pela secretaria. “Nesta edição, esperamos contribuir para o aprofundamento e as reflexões teóricas e práticas, de questões ligadas ao processo educativo, ao mesmo tempo em que  estamos possibilitando a socialização das práticas, realizadas pelas unidades educacionais e valorizando o trabalho em sala de aula, por esses profissionais”, disse ele.
A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado falou sobre os seminários ressaltando o tema que norteia o evento, ‘Educação Básica como Direito’. “Além de possibilitarmos aos profissionais a compreensão sobre o papel e as responsabilidades da Educação como Direito Humano, articulando essa discussão com o processo de elaboração da política educacional de Cuiabá, estamos valorizando as experiências e fortalecendo a formação dos profissionais e, com isso, humanizando as relações entre os sujeitos envolvidos no processo educativo”, avaliou.

Programação
Ao longo do evento serão quatro palestras, além de mesas redondas e grupos de trabalho. Na abertura, dia 27, às 9h, acontece a palestra de abertura terá como tema ‘Os desafios dos educadores na construção de uma escola democrática e humana na contemporaneidade’. A palestra será proferida pela Profª. Drª. Viviane de Souza Mosé, psicóloga e psicanalista, especialista em políticas públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFE), mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).
No dia 29, pela manhã, a palestra será sobre as ‘Contribuições da Neurociência para o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças na infância’, com a palestrante Profª. Drª Elvira de Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. À noite, o tema será ‘O que é mesmo avaliar as aprendizagens’, com a Profª. Drª. Jussara Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país.
A última palestra do evento, no dia 30, pela manhã, será sobre o tema ‘Currículo, cultura e conhecimento na Educação Básica na perspectiva da formação humana integral, com a Profª. Drª. Jaqueline Moll, professora universitária e uma das principais referências sobre a Educação Integral.
No dia 28, acontece o III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá com mostra das experiências dos profissionais nas escolas. Nos períodos da manhã, tarde e noite, serão realizados dez grupos de trabalho, sessão de pôsteres, palestra e uma mesa redonda.
Nos GT’s  os profissionais vão apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas várias modalidades de ensino e às 19 horas, haverá uma palestra sobre a Educação de Jovens e Adultos com ênfase na juventude e uma mesa redonda, com o tema ‘Inserção e transição da criança da primeira para a segunda infância’.
Inscrições
Os profissionais da rede pública municipal de Cuiabá já podem fazer suas inscrições por meio do link https://goo.gl/forms/SLBcUM2VwWMcDwae2.

Serviço
II Seminário de Educação da Rede Municipal e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá
Data: 27 a 30 de novembro
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

SME CUIABÁ

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...