terça-feira, 16 de julho de 2019

Professor e historiador Leandro Karnal fará a palestra de abertura do III Seminário Educação Básica

O seminário será realizado no dia 29 de julho e é considerado um dos maiores eventos de formação da rede de Ensino de Cuiabá

 
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 29 a 31 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o III Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: Integrando Saberes. 
O seminário é destinado aos profissionais da rede pública municipal de Educação, entre eles professores da Educação Básica, Equipes Gestoras, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) e Técnicos de Apoio das unidades educacionais, além de Gestores e Assessores da Secretaria de Educação. A palestra de abertura do seminário será proferida pelo professor, filósofo e historiador Leandro Karnal com o tema, ‘A Escola Contemporânea e os desafios da humanização dos conhecimentos”. 
A secretária–adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que o seminário se caracteriza como um importante espaço formativo para os educadores. “Nosso foco principal é reafirmar a Educação Básica como um direito humano. Nesta edição do seminário, queremos contribuir para o aprofundamento e as reflexões sobre as questões ligadas ao processo educativo, na construção de uma escola pública de qualidade, democrática e inclusiva. Ao mesmo tempo, estaremos oportunizando aos profissionais da Educação, um espaço de socialização das práticas e vivencias pedagógicas exitosas, realizadas pelas unidades educacionais e seus professores”, salientou Edilene Machado.
O III Seminário Educação Básica como Direito: Integrando Saberes contará com a participação de pesquisadores e palestrantes de renome no mundo acadêmico, produções e discussões envolvendo temas da atualidade como a Infância, Currículo, Cultura e Conhecimento, Democracia, Inclusão e Formação Humana, entre outros, e a participação ativa dos profissionais da rede que estarão apresentando experiências decorrentes de sua ação pedagógica.
Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira o seminário é um fórum riquíssimo de debates sobre as práticas pedagógicas. Ele lembrou que as unidades educacionais tem um papel fundamental na garantia dos direitos humanos e na formação dos futuros cidadãos cuiabanos. “Desde que o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão do Município, temos superado grandes desafios e também avançado de maneira consistente. Mas, temos a consciência de que todos os dias enfrentamos o desafio posto pela contemporaneidade à Educação, que é o de garantir o direito humano, universal, social e inalienável à Educação. Compreender e realizar essa Educação, inclusiva, integral e humanizada é potencializar o ser humano como cidadão pleno”, destacou Alex Vieira Passos.
Programação
A programação do III Seminário Educação Básica como Direito está organizada em palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, relatos de experiências, sessões de pôsteres e oficinas.
As palestras contarão com um professor debatedor que conduzirá a mesa de trabalho. Os grupos de trabalho (GTs) e oficinas serão organizados por temáticas, com vagas limitadas. A sessão de pôsteres terá a presença de pelo menos um dos autores para apresentar a pesquisa ou experiência, e dialogar com os participantes.
A expectativa dos organizadores é de que com a realização do seminário ocorra um aprofundamento da compreensão dos temas tratados e que isso traga resultados positivos na implementação da Política Educacional da rede municipal de Cuiabá, garantindo assim o direito à Educação de qualidade aos cerca de 52 mil estudantes da rede.
O evento é realizado pela Secretaria Adjunta de Educação, Diretoria Geral de Gestão Educacional, Diretoria de Ensino e as coordenadorias de Organização Curricular, Formação, Gestão e Legislação e de Programas e Projetos.

Data: 29 a 31/07
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...