Rosie Goldsmith
Da BBC News em Reykjavik
É difícil evitar o contato com escritores na capital Reykjavik.
Um em cada dez islandeses irá publicar um livro.Há uma frase em islandês que diz, "ad ganga med bok I maganum", todo mundo dá origem a um livro. Literalmente, todo mundo "tem um livro em seu estômago".
"A competição é grande?", pergunto à jovem romancista Kristin Eirikskdottir.
"Sim. Especialmente porque eu moro com a minha mãe e o meu parceiro, que também são escritores em tempo integral. Mas tentamos publicar em anos alternados para não competirmos muito."
Histórias por toda parte
Datadas do século 13, as sagas islandesas contam histórias de colonos nórdicos que começaram a chegar à ilha no final do século 9.
Sagas são escritas em guardanapos e copos de café. Cada gêiser e cachoeira que visitamos serviu de inspiração para um conto de antigos heróis e heroínas.
Nosso guia se levanta no meio do passeio para recitar uma poesia de autoria própria. O pai e o avô do nosso motorista de táxi escrevem biografias.
Bancos de rua têm códigos de barras que permitem escutar uma história em no smartfone enquanto estiver sentado.
Estamos na época do festival literário, e Reykjavik está repleta de escritores.
A vencedora do Prêmio Man Booker, a indiana Kiran Desai, e o autor deGeração X, o canadense Douglas Coupland, estão lado a lado com as estrelas literárias islandesas Gerdur Kristny e Sjon.
Sjon também escreve letras de música para Bjork, a famosa cantora e compositora islandesa.
continue lendo:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131014_boom_literario_islandia_an.shtml