quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

I Encontro Mato-grossense de professores que ensinam Matemática - Tangará da Serra, junho 2019


I Encontro Mato-grossense de professores que ensinam Matemática

Centro Cultural Municipal de Tangará da Serra

junho 10, 2018 – junho 12, 2018


O I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática – EMAPEM é um evento estadual organizado por grupos de professores das IES (UNEMAT – UFMT – IFMT) vinculados a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) regional Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura – SEDUC/MT. O propósito é aproximar a comunidade acadêmica (educadores matemáticos das IES) com os professores de Matemática em serviço das escolas e demais interessados para promover momentos de diálogo, compartilhamento de informações, resultados de pesquisas e experiências didático-pedagógicas para contribuir com os processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática que atuam ou atuarão na Educação Básica. O evento ocorrerá a cada dois anos com a realização de inúmeras atividades tais como: palestras, mesas redondas, oficinas, comunicações científicas, relatos de experiência e apresentação de pôsteres.

Informações sobre a Conferência

Encontro Nacional de Educação Matemática acontecerá em Cuiabá - julho 2019

Arena Pantanal, Cuiabá/MT

julho 14, 2019 – julho 17, 2019


O Encontro Nacional de Educação Matemática é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.

Buscando contribuir com o avanço das discussões da Educação Matemática brasileira, a Comissão Organizadora do XIII ENEM, constituída pela SBEM-MT sugeriu uma temática sobre a importância da escola de Educação Básica no âmbito da Educação Matemática. Dessa maneira, para o XIII ENEM, em colaboração com a Comissão Científica, foi estabelecida a temática Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica - Interfaces entre pesquisas e salas de aula.

Os trabalhos serão submetidos em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões a partir de comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e Feira de Matemática possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

ASSISTA AO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO!


Informações sobre a Conferência

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...