terça-feira, 22 de abril de 2014

Entrevista com Daniel Cara: '10% do PIB para educação é garantir padrão mínimo'

Brasil, 22 de abril de 2014
O Plano Nacional de Educação (PNE) chegou ao Congresso em 2010 e, depois de um longo período de debates na Câmara e no Senado, deve ser votado definitivamente nesta semana. É o que espera Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, principal articuladora da sociedade civil no Congresso. A previsão é de que passe na Comissão Especial da Câmara nesta terça-feira, 22, e possa seguir nesta quarta-feira, 23, para o plenário. Por causa do calendário da Copa e das eleições, teme-se que novos adiamentos inviabilizem a aprovação do PNE ainda neste ano - o que seria um prejuízo para a área e um desgaste para o governo Dilma Rousseff (PT).

O que indica que o PNE deve ser votado agora?
Se não votar nesta semana, votam na próxima. Não tem mais por que segurar na comissão especial. O relator já apresentou a terceira complementação do voto, o tema está praticamente esgotado. Tem posição consolidada de votar o texto do relator, ressalvando os destaques. E os destaques podem ser deliberados pela comissão especial.

O texto teve várias alterações. Qual é a versão final em relação ao investimento em educação?
No Senado foi aprovado dinheiro público para educação, que incluía todas as parcerias público-privadas. Hoje na Câmara, é dinheiro público para educação pública, ressalvando os programas que o governo considera essenciais, como ProUni, Pronatec, Fies, Ciência sem Fronteiras. O problema é que estão transformando esses programas em educação pública, e eles não são.

Por que lutar pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação pública?
É fruto de uma conta. Em 2010, o projeto do governo indicava 7% do PIB para educação. Mas os cálculos só apresentavam a expansão de matrículas, não incluindo padrão de qualidade. O problema é que o Brasil sempre expandiu matrículas sem qualidade. Então, incluímos questões de qualidade, como valorização dos profissionais, todas as escolas com laboratórios, quadra, biblioteca. Uma escola que de fato garanta o ensino e a aprendizagem dos alunos. A luta pelos 10% é pelo padrão mínimo.

Tem um foco grande na valorização do professor?
A gente prevê que a educação básica custe cerca de 8% do PIB. E 80% disso é para a valorização dos profissionais.

Quais as perspectivas de que esse plano seja cumprido?
O plano passado (2001-2010), criado no governo Fernando Henrique Cardoso, foi construído com pouca participação da sociedade. A realidade agora é que a educação se tornou um tema mais importante e esse PNE foi construído com base nessa nova composição de participação social. A cada dois anos, o Inep (instituto do governo) vai ter de apresentar relatório sobre andamento do plano, metas e estratégias. Além disso, agora o custo (político) dos governos pela não implementação do plano será maior do que antes, porque só um terço das metas do PNE passado foi cumprido. Demos um passo além no sentido de ter muita participação social.
Fonte: O Estado de São Paulo

http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=1327

Enfim!!!!!! Comissão aprova texto-base do Plano Nacional de Educação


comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou há pouco o texto-base da proposta. Os deputados também aprovaram a emenda que rejeitou a redação da Câmara para o artigo 2º do plano, que trata da superação das desigualdades educacionais.
Pelo texto anteriormente aprovado pela Câmara, as escolas teriam de promover as igualdades racial, regional, de gênero e de orientação sexual. Já pela redação do Senado, os colégios precisam combater todo tipo de discriminação.
Segundo o deputado Izalci (PSDB-DF), autor da emenda aprovada, o texto aprovado pelos senadores está de acordo com a Constituição e é mais amplo. Por essa razão, disse ele, vai garantir a segurança de um maior número de pessoas.
A votação do projeto terá continuidade amanhã, às 14h30, no Plenário 1. Um dos pontos a serem debatidos é a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/466360-COMISSAO-APROVA-TEXTO-BASE-DO-PLANO-NACIONAL-DE-EDUCACAO.html

Nasa tira 'foto' do planeta para comemorar o Dia da Terra


A agência espacial americana (Nasa) publicou nesta terça-feira (22) uma foto do globo terrestre para celebrar o Dia da Terra. A foto feita pelo satélite NOAA Goes-East capturou a visão das Américas.
A foto foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira e mostra nuvens e frente fria sobre a região de Montreal, no Canadá, chuvas no Noroeste dos Estados Unidos, trovoadas na linha do Equador e uma frente fria subindo do Sul do Brasil para a região Sudeste.
Os satélites GOES fornecem o tipo de monitoramento contínuo necessário para análise de dados intensivos. Descreve uma órbita geoestacionária na qual um satélite está sempre na mesma posição em relação à rotação da Terra. Como resultado, o GOES fornecem uma vigília constante para os "gatilhos" atmosféricos para condições meteorológicas severas, como tornados, inundações repentinas, tempestades de granizo e furacões.

E agora, professor?

Estudiosos discutem o papel do professor e da escola diante da popularização de novas mídias, que facilitam o acesso à informação e colocam em xeque o antigo lugar do educador como um guardião do saber.
Por: Sofia Moutinho

Se até a década de 1990 os estudantes tinham que se valer de livros didáticos e grossas enciclopédias de papel para ter uma resposta decorada na ponta da língua, hoje a informação é obtida em segundos com uma simples busca na internet, que pode oferecer dados novos até para o professor. Celulares com acesso à rede, computadores e tablets já fazem parte do ambiente escolar – queiram pais e educadores ou não. E qual é o papel do professor diante desse cenário?
A questão que não quer calar foi tema de discussão na semana passada durante o evento ‘Intervalo: mídia-educação em debate’, que reuniu professores e estudiosos da educação no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). Para a professora Lucia Santella, especialista em mídias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que participou dos debates, estamos vivendo uma nova era midiática e os professores precisam se adaptar a ela.
“As novas mídias provocaram um abalo sísmico na hegemonia e na soberania do mundo do livro; já não podemos mais pensar em educação sem pensar nos meios que temos disponíveis”, afirmou. “Hoje vivemos o apogeu da inteligência coletiva, nossa inteligência está muito mais fora da nossa cabeça que dentro dela: estão aí para mostrar isso o Google e todos os outros aplicativos que estendem a nossa capacidade de conhecimento.”

Clique no link para continuar lendo:
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/04/e-agora-professor

Profissionais da educação participam de palestras no Dia Mundial da Voz

A Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou uma programação especial para os profissionais da educação para comemorar a o Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril.A ação está inserida no calendário de atividades voltadas para a saúde do trabalhador, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da SME.
Várias palestras foram realizadas para orientar os profissionais da educação da importância dos cuidados que devem ter com a saúde vocal. Participaram do evento cerca de 100 profissionais de escolas e creches.
Conforme explicou a diretora de Recursos Humanos da SME, Dilma Alves, o público alvo das palestras são os professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), um representante de cada unidade de ensino. “Eles serão multiplicadores em suas respectivas unidades de ensino. Essas ações ajudam a conscientizar o trabalhador com os cuidados que devem ter com a voz”.
 A secretária-adjunta municipal de educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, destacou a importância de discutir o tema com os professores, uma vez que o uso da voz faz parte da rotina diária do profissional.
“Colocar o tema em discussão é valorizar a qualidade de vida do professor, pois sabemos que ao longo da nossa carreira profissional vamos gastando a voz, portanto precisamos estar ciente dos cuidados que devemos ter para ela não ser prejudicada”, observou a secretária.
 Uma das palestrantes do dia, a médica otorrinolaringologista, Cyntia Castilho Moreno, falou da prevenção e deu dicas de como manter uma boa saúde vocal.
Segundo a médica, a prevenção é um dos meios mais eficazes para evitar sérios problemas com a voz. “Pelo menos 70% dos trabalhadores, em todas as profissões, usam a voz como instrumento de trabalho. Mas nem todos dão a devida importância aos cuidados com ela”.
A médica destacou que, segundo pesquisas, 2% dos trabalhadores no Brasil estão afastados das suas funções por causa de problemas vocais. “Os gastos públicos com a reabilitação de pessoas com problemas vocais no Brasil chega a R$ 100 milhões por ano. No entanto, se o brasileiro fizesse a prevenção não daria tantos prejuízos ao país”, disse a doutora Cyntia Castilho, acrescentando que os prejuízos não são só financeiros, mas também social.
A equipe da Saúde do Trabalhador também fez orientações para serem empregadas no dia a dia, com o intuito de prevenir problemas com a saúde vocal.
Os professores participaram de um momento de relaxamento. Eles aprenderam com as fonoaudiólogas da SME a fazer alongamentos e movimentos para trabalhar a respiração de forma correta.
A psicóloga do setor psicossocial da SME, Maria de Fátima Castro Borges, proferiu a palestra “Afonia como manifestação de um sintoma psíquico”

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/profissionais-da-educacao-participam-de-palestras-no-dia-mundial-da-voz/8731

Deputados reúnem-se hoje para tentar votar PNE

Relator fez novas mudanças no texto do Plano Nacional da Educação
comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) reúne-se hoje, às 14h30, para votar o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). O texto vem sendo discutido desde o começo do mês. No início deste mês, Vanhoni apresentou novas mudanças ao texto que já havia sido apresentado ao colegiado.
O PNE define metas para o ensino nos próximos dez anos. Um dos objetivos é aumentar a escolaridade dos brasileiros. O relator mantém o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública pela União, estados e municípios.
O projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados em 2012, voltou para exame na Câmara porque foi modificado pelos senadores.
O foco maior das discussões tem sido o dispositivo do relatório que incluiu, entre as diretrizes do PNE, a superação das desigualdades educacionais, "com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual". Estes dois últimos eixos têm sido criticados por diversos deputados.
Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/466290-DEPUTADOS-REUNEM-SE-HOJE-PARA-TENTAR-VOTAR-PNE.html

A visão de Darcy Ribeiro sobre o Descobrimento do Brasil


Avaliação Nacional da Alfabetização: cadastro para acessar dados preliminares

Resultados

A partir de 17 de abril de 2014, estão disponíveis os resultados preliminares da Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA 2013. Para visualizar os resultados, os diretores escolares devem se cadastrar no sistema do Inep. Até 28 de abril, os responsáveis das escolas poderão verificar os resultados e apontar ao Inep possíveis discordâncias sobre a sua proficiência.


Confira aqui o Manual de Orientações para cadastro.
Em caso de dúvidas para realizar o cadastro, contate o Inep pelo e-mail precadastro.ana@inep.gov.br.




http://portal.inep.gov.br/web/saeb/ana/resultados

Unidades de ensino começam a receber repasse referente a 2014


Secom Cuiabá
A Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta as unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá a regularizarem, o mais rápido possível, o cadastro de alunos no Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduca) e com as Unidades Executoras (CEC/CUC) para não serem prejudicadas no recebimento de recursos financeiros.
As escolas e creches que já cadastraram os alunos no Sigeduca e estão com os Conselho Escolar Comunitário (CEC) e Conselho de Unidade  de Creche (CUC) formados já assinaram convênio com o Fundo Único Municipal de Educação (Funed) e já receberam a primeira parcela do repasse.
Segundo o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, até o momento 54 unidades de ensino, sendo 35 escolas e 19 creches, firmaram o convênio com o Funed e já receberam os recursos, referente à parcela do mês de março.
O convênio com as unidades é feito por meio do CEC e CUC, formados por representantes das comunidades escolares, como diretor da unidade, professores, funcionários e pais.
De acordo com Gilberto Figueiredo, o convênio tem por objeto assegurar recursos financeiros necessários à conservação e ao funcionamento das unidades (escolas e creches) referente ao exercício 2014.
Os recursos serão especificamente para aquisição de materiais de consumo, materiais permanentes e realização de manutenção e pequenos reparos na estrutura física, elétrica e hidráulica através da execução de serviços por pessoa física ou jurídica.
O valor do repasse é calculado de acordo com o número de alunos matriculados na unidade e cadastrados no Sigeduca (Sistema Integrado de Gestão da Educação). O repasse será dividido em quatro parcelas.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/unidades-de-ensino-comecam-a-receber-repasse-referente-a-2014/8727

Alunos da rede municipal aprendem benefícios nutricionais do peixe

Foto: Jorge Pinho (SME)
Como parte da programação em comemoração à Semana Santa, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, realizou entre os dias 14 e 18 várias palestras nas escolas da rede municipal para orientar os alunos e os profissionais da educação sobre a importância nutricional do consumo do peixe.
A atividade foi realizada paralela a 23ª edição do Peixe Santo, projeto de incentivo aos vendedores de pescado de Cuiabá durante a Semana Santa. 
 As palestras foram proferidas pela equipe dos cursos de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (UNIC), parcerias no projeto Peixe Santo.
Os alunos e profissionais da educação aprenderam sobre os valores nutricionais do peixe e a importância de se ter uma alimentação saudável, além da questão cultural do consumo do pescado em Cuiabá.
“Nosso intuito é fazer com que as famílias cuiabanas resgatem o hábito de consumir o peixe, que sempre foi uma tradição em nosso município. Além disso, sabemos que o peixe é um alimento muito saudável”, disse a coordenadora de nutrição da SME, Mônica Rosa da Silva.
A nutricionista destaca ainda que as palestras ajudaram a orientar as Técnicas em Nutrição Escolar (TNE) das unidades de ensino na elaboração e preparo de cardápios a base de pescado.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, incentiva as comunidades rurais no cultivo e venda do peixe. Elas recebem o apoio para perfurar os tanques, criar os peixes e, posteriormente, a vender o pescado.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/alunos-da-rede-municipal-aprendem-beneficios-nutricionais-do-peixe/8733

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...