quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Investimentos abrem novas perspectivas na educação municipal de Várzea Grande

Com a entrega de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino e o anúncio de investimentos na ordem de R$ 100 milhões em obras e ações a serem empregados no ano de 2017 no ensino público, abrem novas perspectivas no desenvolvimento das práticas pedagógicas, na modernização e no avanço do ensino básico em Várzea Grande.
Para a diretora da EMEB João Ponce, da Passagem da Conceição, Estela Leite Maciel Ribeiro, como a escola é de campo, a distribuição dos uniformes é fundamental para a economia da família, que deixa de comprar roupas para as crianças frequentarem a escola. Na opinião da diretora o fato de terem uniformes vai ajudar inclusive na redução da evasão escolar e vai proporcionar, com o anúncio dos investimentos, a reavaliação das estratégias pedagógicas. “Temos que avançar no saber e atrair a criança para dentro da escola” afirmou.
Já para a diretora da EMEB Maria das Graças Pinto, do jardim Glória II, Adair Moraes Oliveira, a uniformização dos alunos é muito importante também para garantir a segurança e identificação dos alunos da rede municipal. “Os pais poderão ficar mais tranquilos em relação aos filhos na escola, pois o uniforme é a identificação de que o aluno pertence a uma escola pública municipal. Quando a administração pública prioriza a educação, demonstra preocupação e respeito em melhorar o índice educacional de sua cidade. O que motiva a cada professor dentro de uma infinidade de projetos educacionais desenvolver o melhor para sua unidade”, disse. A escola atende 380 alunos da educação infantil até terceiro ano. No período noturno a escola atende 105 alunos na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Para a profª Giseli Cristiane de Campos Xavier, diretora da CEMEI Albella Curvo de Moraes, os uniformes escolares são um incentivo e um diferencial a mais para alunos, que começam o ano letivo com mais conforto e praticidade. Ela acredita que os pais também gostaram da novidade, pois os uniformes são de boa qualidade e duráveis. “A prefeita Lucimar e o secretário Sílvio estão de parabéns pela iniciativa e por observar a nossa questão climática local, escolhendo um tecido leve e de qualidade para a confecção”, pontuou. A creche atende cerca de 250 crianças de 4 a 5 anos no bairro Mapim.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer , Sílvio Fidelis disse que os investimentos que a Prefeitura está empregando nas escolas do município possibilitarão que a Educação municipal se torne modelo para o estado e para o país. O secretário agradeceu o empenho da equipe gestora, dos professores, técnicos, coordenadores e diretores de todas as unidades escolares pelos avanços na educação do município. “A administração acredita: Várzea Grande é um município que educa. Educa em todos os sentidos, na nossa vida e na construção das práticas para um ensino bem sucedido. Em fevereiro começamos o ano letivo com todos os nossos alunos uniformizados, mostrando esse diferencial na educação de Várzea Grande. Neste ano estão reservados grandes investimentos em obras e projetos educacionais. Tão importante quanto infraestrutura é o bem estar dos alunos, o acesso ao conhecimento, professores motivados e a oferta de uma educação de boa qualidade, são os requisitos empregados na educação pública municipal”, afirmou.
Sílvio disse ainda que a organização e a modernização do processo administrativo escolar, o fortalecimento da gestão e do gestor escolar e os financiamentos da educação básica, vão  interferir na qualidade do  ensino  que será mensurada pelo IDEB . “Injetar recursos financeiros nas escola, bem como, dotá-las de infraestrutura, com certeza vai  alavancar  os processos  e projetos pedagógicos . São investimentos necessários que a Administração Pública tem feito visando Educação de qualidade”, finalizou.
Reporter
Fred Nogueira
Foto






























Cuiabá: Prefeitura disponibiliza resultado de contagem de pontos na Educação





























A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio de sua Diretoria de Recursos Humanos, divulgou, na manhã desta quarta-feira (01 de fevereiro), o resultado final do Processo Seletivo Simplificado/Contagem de Pontos para contratação de trabalhadores temporários para atuar na rede municipal de ensino. Mais de 16 mil profissionais de Cuiabá, das mais variadas formações, participaram do certame. As inscrições e as contagens de pontos foram realizadas, entre os dias 20 a 30 de janeiro, na sede da SME para os cargos de Técnicos de Nível Superior (TNS), intérpretes de Libras e motorista, e nas unidades educacionais para os demais cargos.
Conforme o diretor de RH da SME, Elton José da Silva, a lista das pontuações por unidade deverão ser consultadas nos murais das próprias unidades educacionais e também no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) que será publicado nesta quinta-feira (2 de fevereiro). Já a lista de pontuações do banco de dados geral, ou seja das contagens realizadas na sede, podem ser conferidas no site da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), no saguão da SME, bem como no Diário Oficial do TCE que será publicado dia 2/02. 
Elton observa ainda que as pessoas serão chamadas respeitando-se a Lei de Cotas de PNE e de Cotas Raciais. 
A secretária municipal de Educação, Mabel Strobel, destaca que a seleção foi realizada com toda lisura, rigor e legalidade. “A alteração da nota do candidato é crime, portanto repudiaremos qualquer tentativa de burlar o sistema. Além disso, daremos toda a transparência possível na divulgação dos resultados”, afirmou.
Banco de Dados
No banco de dados por unidade entram professores, TDIs, Cuidador de Alunos com Deficiência, merendeiras, técnicos de multimeios didáticos, vigilantes, serviços gerais e técnico administrativo escolar.
Elton lembra que o chamamento não será imediato. Os classificados farão parte de um Banco de Dados.
A convocação ocorrerá no decorrer do ano letivo, conforme forem surgindo as vagas. Por isso, os profissionais devem aguardar contato da secretaria. Só após esta convocação oficial é que os classificados terão 48 horas para se apresentarem. A previsão é que os professores sejam os primeiros a serem contratados.
O processo seletivo simplificado não prejudicará os classificados em concurso, que são chamados para assumir em caso de vacâncias definitivas como aposentadorias e falecimentos. Os profissionais para contratos temporários serão convocados para substituir servidores efetivos que estejam com afastamentos temporários, com prazos pré-estabelecidos e estimados como licença maternidade, licença prêmio, licença saúde, licença para qualificação profissional.

Arquivo(s) anexado(s)

01.02 - Contagem de Pontos Sede - TNS ADMINISTRADOR-139.pdf
01.02 - Contagem de Pontos Sede - TNS ADMINISTRADOR-139.pdf (128.8 KB)
01.02-Arquiteto.pdf
01.02-Arquiteto.pdf (116.3 KB)
01.02-Contador.pdf
01.02-Contador.pdf (113.5 KB)
01.02-Contagem de Pontos - TNS ENGENHEIRO CIVIL-2.pdf
01.02-Contagem de Pontos - TNS ENGENHEIRO CIVIL-2.pdf (85.8 KB)
01.02-Engenheiro eletricista - 27.pdf
01.02-Engenheiro eletricista - 27.pdf (96.6 KB)
01.02-Instrutor de libras nível médio - lista com 5.pdf
01.02-Instrutor de libras nível médio - lista com 5.pdf (88.7 KB)
01.02-Instrutor Libras nível Superior- lista com 5.pdf
01.02-Instrutor Libras nível Superior- lista com 5.pdf (88.5 KB)
01.02-Intérprete Libras nível médio- lista com 18.pdf
01.02-Intérprete Libras nível médio- lista com 18.pdf (93.7 KB)
01.02-Intérprete Libras nível Superior-lista com 34.pdf
01.02-Intérprete Libras nível Superior-lista com 34.pdf (99.0 KB)
01.02-psicólogo.pdf
01.02-psicólogo.pdf (122.3 KB)
01.02-Técnico em Manutenção e Infraestrutura.pdf
01.02-Técnico em Manutenção e Infraestrutura.pdf (86.6 KB)
01.02-Técnico manutenção Infra-Motorista-392.pdf
01.02-Técnico manutenção Infra-Motorista-392.pdf (210.4 KB)
01.02-TNS Direito-386.pdf
01.02-TNS Direito-386.pdf (198.5 KB)
01.02-TNS Engenheiro Ambiental Sanitarista-41.pdf
01.02-TNS Engenheiro Ambiental Sanitarista-41.pdf (101.9 KB)
01.02-TNS Engenheiro Ambiental-43.pdf
01.02-TNS Engenheiro Ambiental-43.pdf (101.7 KB)
Contagem de pontos Fono
01.02-TNS Fono-20.pdf (94.7 KB)
Contagem de Pontos Informática
01.02-TNS Informática-87.pdf (115.8 KB)
Contagem de Pontos - psicólogo
01.02-TNS Psicólogo 118.pdf (122.3 KB)
Relação inscritos Contagem de Pontos 2017
Relação de inscritos no processo seletivo 2017.docx (11.2 KB)
01.02-Engenheiro civil - 114.pdf
01.02-Engenheiro civil - 114.pdf (121.1 KB)


http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/prefeitura-disponibiliza-resultado-de-contagem-de-pontos-na-educacao/14098

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...