terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cuiabá: Expediente será normal no dia 26.12


O prefeito Mauro Mendes decretou ponto facultativo nos órgãos da Administração Municipal, os dias 24 e 31 de dezembro. Nesta sexta-feira (26), o expediente será normal.
O decreto não se aplica aos plantões necessários às atividades de caráter essencial, tais como: saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água e defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/gestao/prefeitura-de-cuiaba-vai-funcionar-normalmente-na-sexta-feira-26/10099

Estado Decreta pontos facultativos os dias 24 e 26.12



  

Em função do feriado de natal (25.12), o governo decretou ponto facultativo na quarta-feira (24.12) e na sexta-feira (26.12). Os órgãos do Poder Executivo estadual retornam ao funcionamento normal na segunda-feira (29.12). As exceções são os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais e o Ganha Tempo.

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA NO NATAL

GANHA TEMPO - O Ganho Tempo, localizado na Praça Ipiranga, funcionará na quarta-feira (24) em horário reduzido, das 7h às 12h e fechará no feriado (25 de dezembro), voltando a funcionar em horário normal, das 7h30 às 18h, na sexta-feira (26.12).  No sábado o órgão funcionará das 7h às 12h.
SAÚDE - Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) todos os serviços de atendimento prestados à população pelo órgão irão funcionar normalmente, exceto os serviços administrativos. O serviço Móvel de Atendimento a Urgência (Samu) realiza atendimento 24 horas, por meio do telefone 192.
O MT-Hemocentro fechará na quarta-feira (24), voltando o expediente na segunda-feira (29). Durante esse período, o órgão funcionará em sistema de plantão para liberação de sangue e exames. A unidade de coleta do Pronto Socorro de Cuiabá funcionará todos os dias, das 7h às 18h.  
SEGURANÇA - A secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informa que todas as delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) irão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatros unidades do Cisc (Coxipó, Verdão, Planalto e Parque do Lago), do Ciosp e das delegacias, tanto da Capital como do interior de Mato Grosso não sofrerá nenhuma alteração.
Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estarão atendendo a população normalmente.


Fonte: Assessoria/SAD-MT 
http://www.sad.mt.gov.br/index.php?pg=ver&id=2088&c=38

Deficiência visual: vida independente e inclusão


Escrito por Ana Lima e Jenifer Cristine Ferreira


Ao longo da história da sociedade, desde a Antiguidade, as deficiências foram apresentadas de diversas formas. Os indivíduos que eram incluídos nesse grupo eram abandonados pela sociedade. Na Idade Média, com a ascensão do cristianismo, foram alvo de caridade, proteção e compaixão. Mesmo com todas as diferentes fases de aceitação e rejeição, as pessoas com deficiência visual não deixaram de procurar seu espaço na sociedade.
Atualmente, ouve-se falar muito em inclusão do deficiente visual no meio social, mas essa realidade não aconteceu de forma tão natural quanto parece. Existem dois termos que retratam bem a relação da pessoa com deficiência visual com a sociedade no passado e no presente: integração e inclusão. A integração pressupõe a adaptação do aluno à escola ou do sujeito à sociedade na qual está inserido. A inclusão parte do princípio de que a escola e a sociedade devem ser transformadas para adaptarem-se às necessidades de todos e de cada um. Como disse Louis Braille: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar outra forma”.
Graças à ação conjunta de educadores e missionários, o braille penetrou em todas as áreas, porque o objetivo principal era tornar as escrituras acessíveis aos cegos. Como era necessário uniformizar e padronizar a escrita braille em todo o mundo, em 1951, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou seu código internacional oficial da escrita em braille e fundou o Conselho Mundial de Braille. Louis Braille morreu em 1852, e somente dois anos depois é que seu talentoso trabalho foi oficialmente reconhecido.
Atualmente, softwares específicos para os deficientes visuais favorecem a inclusão. O MECDaisy é uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Trata-se de uma tecnologia que permite conjugar texto, áudio e imagens para representar conteúdos como livros, artigos etc. O software possibilita a criação de livros digitais falados e a sua reprodução em áudio, gravada ou sintetizada.
O NonVisual Desktop Access (NVDA – Acesso Não Visual ao Ambiente de Trabalho, em tradução literal para a língua portuguesa) é um software gratuito que pode ser baixado na própria internet. Ele lê e fala as informações que estão visíveis na tela do computador, o que o torna acessível às pessoas com deficiência visual. O deficiente visual utiliza apenas o teclado, seguindo as referências das teclas, conforme os princípios da datilografia e da digitação. É simples utilizá-lo: basta memorizar os comandos do Windows, pois são praticamente os mesmos.
São iniciativas como essas, por meio das quais são desenvolvidos sistemas e softwares destinados a facilitar a inserção dos deficientes visuais na sociedade, que irão efetivamente promover a inclusão destes. Afinal, incluir é muito mais que inserir, incluir é propiciar meios pelos quais as pessoas com deficiências descubram o mundo e se adaptem a ele.
Escolas
Contudo, a inclusão das pessoas com deficiência visual nas escolas ainda é um desafio para instituições, governos e docentes. Na educação básica, os 68 mil deficientes visuais representam apenas 0,13% dos 52,6 milhões de alunos matriculados em escolas públicas e particulares do País. No ensino superior, o contingente de 5,2 mil deficientes visuais simboliza somente 0,09% dos 5,8 milhões de universitários.
As pessoas com deficiência visual necessitam de um ambiente adaptado às suas condições e limitações. Precisam de materiais como livros em braille, audiolivros e outros que colaborem e facilitem o aprendizado e o avanço intelectual. Necessitam de professores capacitados e treinados, que sejam dinâmicos e aptos a realizarem a interação das pessoas normovisuais com as com deficiência visual, fazendo com que estas se sintam verdadeiramente participantes do meio.
Autoras: Ana Lima é mestre em Educação e professora da Faculdade Tecnológica de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FaeteRJ-Paracambi). Jenifer Cristine Ferreira é tecnóloga em Sistemas de Informação e acadêmica da FaeteRJ-Paracambi.

http://www.profissaomestre.com.br/index.php/artigos/inclusao/1100-deficiencia-visual-vida-independente-e-inclusao

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...