quarta-feira, 3 de junho de 2015

Escolas já podem acessar os resultados preliminares da ANA 2014


 
As escolas das redes públicas têm de 29 de maio a 12 de junho para acessar os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014, no portal do Inep. Nessa etapa, o acesso é restrito aos diretores escolares, mediante cadastro prévio.
 
Durante este período, os gestores escolares podem consultar e discutir seu desempenho com as equipes pedagógicas e de gestão. Caso discordem, também podem interpor recurso no mesmo sistema, informando os motivos ao Inep.
Os resultados foram disponibilizados para os estabelecimentos de ensino que cumpriram o critério de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados no 3ª fase do 1º Ciclo.
 
Alfabetização na Idade Certa - A ANA compõe as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
 
O compromisso, assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que aderiram ao Pacto, é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até o final do ciclo de alfabetização, no 3º ano do ensino fundamental.
 
Em 2014, o teste foi aplicado  dentre os dias 17 e 28 de novembro, para cerca de 2,3 milhões de estudantes, em 49 mil escolas no Brasil.
 
Em caso de dúvidas, os gestores escolares podem contatar o Inep pelo e-mail ana.resultados@inep.gov.br.
 
 Consulte o manual com as orientações para cadastro e acesso aos resultados preliminares



http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Escolas-j%C3%A1-podem-acessar-os-resultados-preliminares-da-ANA-2014.aspx

Encontro debate políticas públicas para Mato Grosso

 
Planos Estadual e Municipais de Educação, políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos à educação e formação continuada aos conselheiros são alguns dos assuntos que estão sendo debatidos, nesta terça-feira (02.06), no X Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso, realizado no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá. Participam do evento conselheiros e técnicos dos conselhos de todos os municípios mato-grossenses.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CME-Cuiabá), Regina Lúcia Borges Araújo, o objetivo é propiciar formação continuada aos Conselheiros de educação, fortalecendo a atuação nos conselhos para a implementação das políticas públicas dos sistemas de ensino de forma participativa e democrática. “Estas contribuições nos permitirão crescer, conhecer, discutir e encaminhar novas perspectivas para as ações nos sistemas de ensino”, destacou, acrescentando que os conselhos trabalham para auxiliar as secretarias no desenvolvimento de suas ações, principalmente nas questões da inclusão e da diversidade, fiscalizando as políticas públicas, não no sentido da punição, mas no sentido de promover correções de rumos.

Para o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Gilberto Fraga, o encontro é um momento democrático, uma oportunidade de discutir propostas para a educação, na perspectiva do que é desejável na qualidade. “Os conselheiros têm um papel indutor da questão legal. São receptores das demandas e podem fazer com que os legisladores, ao elaborarem suas normas e leis, atendam às necessidades daqueles que estão necessitando de um trabalho educacional”, afirmou, ressaltando que a ação deve ser contínua e constante para que contribua efetivamente na educação de qualidade.

A abertura do evento contou também com a presença do presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), Carlos Alberto Caetano, do secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto de Figueiredo, do presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Ericson de Oliveira, da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Regina Martins e Silva e da representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep – Sub Sede Cuiabá), Lucia Maria Silva.

Programação

O período da manhã foram proferidas as palestras: ‘A garantia do direito à Educação e os desafios dos Conselhos de Educação dos Estados e Municípios’, pela presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento, e ‘Os Planos Municipais e o alinhamento aos Planos Estadual e Nacional’, com o secretário adjunto Gilberto Fraga.

À tarde, será realizada a mesa redonda: Uma experiência exitosa na Educação Municipal: Avaliação Institucional em Cuiabá, com explanação da secretaria ajunta do município, Marioneide Kliemaschewsk, e coordenação do presidente do CEE-MT, Carlos Alberto Caetano.

O encontro é promovido pelos CME-Cuiabá, CEE-MT e Uncme-MT, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e de Cuiabá e Undime-MT.
Viviane Saggin
Assessoria Seduc/MT

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Encontro-debate-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-Mato-Grosso.aspx

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...