terça-feira, 7 de abril de 2015

Prefeitura lança Programa de Avaliação Institucional da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá



A prefeitura de Cuiabá lançou nesta segunda-feira (6), durante a cerimônia de entrega da obra de revitalização da sede da Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Avaliação Institucional da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá e o Projeto Avaliar, cujo objetivo é construir e desenvolver um sistema de avaliação próprio para as escolas da rede pública municipal.
O Programa de Avaliação Institucional e o projeto Avaliar está sendo implantado em Cuiabá em parceria com a União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No programa de Avaliação Institucional estão articuladas as avaliações do desempenho acadêmico, da gestão e de desempenho funcional.
“Esta é uma ação inovadora no município de Cuiabá, que vai avaliar não só o aluno, mas também a gestão educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino”, disse o prefeito Mauro Mendes.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, explicou que, como parte das ações do Programa de Avaliação Institucional, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá (Idec).
O Idec vai analisar a qualidade dos processos de gestão administrativa e pedagógica das unidades educacionais municipais, facilitando a proposição de metas para a melhoria do ensino.
Para calcular o Idec será considerada a avaliação de desempenho do aluno, que será feita por meio da Prova Cuiabá, que vai medir a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o fluxo escolar; e a avaliação da equipe gestora.
A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou o programa aos convidados, explicando de que forma o mesmo funcionará na rede.
Segundo a secretária-adjunta, para avaliar o Idec e realizar o monitoramento dos processos de gestão administrativa e pedagógica foi desenvolvido o Sistema para Gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá (SIG-Idec). Com essa ferramenta tecnológica os gestores das escolas poderão tomar decisões rápidas e planejar as ações a médio e longo prazo.
O SIG-Idec está organizado em cinco módulos, Administração de Recursos; Avaliação de Indicadores; Avaliação Acadêmica; Projeto Político Pedagógico (PPP); e Avaliação de Desempenho Funcional;
A implementação do Idec e a implantação do SIG-Idec serão importantes mecanismos para o alcance das metas estabelecidas nos Planos Nacional e Municipal de Educação e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Educação, que visa garantir a qualidade na Educação Básica e a meta de elevar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,8 para 7,0 (nos anos iniciais) e de 4,2 para 6,5 (nos anos finais) até 2023.


http://cuiaba.mt.gov.br/educacao/prefeitura-lanca-programa-de-avaliacao-institucional-da-rede-publica-municipal-de-educacao-de-cuiaba/10529

Governo realizará concurso público para a educação

 
Com a meta de deixar o número de professores contratados, os chamados interinos, em índices aceitáveis em relação aos efetivos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou o processo para realização de concurso público. Este foi um dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques, que começa a ser colocado em prática nos 100 primeiros dias de gestão.
Uma comissão, formada por técnicos da Seduc, da Secretaria de Gestão e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), analisará a demanda, porém, dentro da previsão orçamentária do Estado. Após este levantamento, começa o processo para contratar a empresa que será responsável pelo concurso. Atualmente, 60% dos professores da rede estadual são contratados.
A proposta da atual gestão é se organizar para, ao longo dos quatro anos, alcançar uma média histórica de professores efetivos. O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, lembra que há uma decisão judicial para realização do concurso que será cumprida pelo governo, muito embora pudesse ter recorrido para reverter a determinação, já que a demanda vem de governos anteriores.
Também nestes primeiros 100 dias de governo foram colocadas em prática metas consideradas ousadas à educação, como a discussão do Sistema Ciclado de Ensino, implantado no Estado há mais de uma década e que gera questionamentos dos próprios educadores, pais e estudiosos no assunto.
Para debater o Sistema Ciclado, a comissão, criada por meio de portaria, realizará audiências de maneira que envolva todas as regiões do Estado. Essa comissão é formada por técnicos da Seduc, Conselho Estadual de Educação (CEE), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (UNCME), Sintep e Assembleia Legislativa.
Programa de combate ao analfabetismo, quitação de restos a pagar, realização de concurso de redação para celebrar os 150 anos do Marechal Cândido Mariano Rondon são algumas das ações realizadas neste início de governo em meio às medidas para amenizar a precariedade na rede física da maioria absoluta das 748 escolas. Além disso, a Seduc quitou de restos a pagar R$ 57,8 milhões entre janeiro e março. Foram pagas dívidas com construtoras, prefeituras, fornecedores e impostos.
Em visitas às unidades, apesar da série de problemas enfrentados, há um clima de expectativa por parte da comunidade escolar no atual governo. São dezenas de escolas que estão com sua estrutura apresentando riscos para os alunos. Para isso, prédios serão locados para não prejudicar os estudantes durante o ano letivo.
A professora Josivânia Fonseca Silva observou que a atual gestão está mais próxima, mais humanizada. “É coisa fantástica um governador vir até a escola. Estamos confiando muito em todos vocês”, disse a educadora durante a visita de Taques e Permínio à escola Adolfo Augusto de Moraes, localizada em Rondonópolis.
A unidade será uma das sete reconstruídas no decorrer deste ano. Dentro de 60 dias deve ser concluído o processo de licitação. “O nosso foco é o aluno. Hoje, eles são os que mais sofrem ao frequentar uma sala com tantos problemas”, disse Permínio.
“Carrego um peso nas minhas costas do risco que correm dos alunos”, afirmou a diretora da escola Benedito de Carvalho, Rebeka Ruiz. A unidade está localizada no CPA II em Cuiabá e passará por reforma este ano. Será destinado em 2015 um montante de R$ 65 milhões para melhorias nas unidades públicas estaduais.
Concurso de Redação - O governo de Mato Grosso realiza um concurso de redação destinado aos alunos de todos os níveis da rede estadual para celebrar os 150 anos de nascimento do Marechal Rondon, um dos mais ilustres mato-grossenses.
“Rondon: de sertanista sonhador a desbravador de fronteiras” é o tema do concurso, que vai premiar os vencedores com certificados, medalhas e kits multimídia em diferentes categorias.

NOELMA OLIVEIRA
Assessoria/Seduc-MT


http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Governo-realizar%C3%A1-concurso-p%C3%BAblico-para-a-educa%C3%A7%C3%A3o.aspx

Setas e Seduc discutem projeto para diminuir evasão escolar

http://www.mt.gov.br//storage/1/webdisco/2015/04/06/800x600/b8b1a6d453d12f94d5dc1257b96250d3.jpg

SANDRA CARVALHO
Assessoria/Setas-MT  


Desenvolver uma política integrada de enfrentamento a evasão escolar e ao trabalho infantil é o principal o objetivo do projeto Novo Horizonte elaborado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

A proposta, baseada em boas práticas, foi apresentada nesta segunda-feira (06.03) à Secretaria de Estado de Educação durante reunião do titular da Setas, Valdiney de Arruda e equipe técnica com o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, e a superintendente de Educação Básica, Márcia Carvalho .  

“Trata-se de um plano de intervenção para o enfrentamento da evasão escolar e do trabalho infantil em Mato Grosso tendo como público alvo estudantes do ensino médio da rede pública, com idade de até 18 anos, membros de família em situação de vulnerabilidade social ou que sejam egressos do trabalho infantil”, detalhou Valdiney de Arruda, citando o último censo do IBGE (2010) que apontava 16,7 mil crianças trabalhando no Estado.

Este é um dos indicadores que serviu como base para a elaboração do projeto, cuja meta é aperfeiçoar e consolidar um modelo de transição escola-trabalho eficiente aos adolescentes e jovens com vistas a erradicação do trabalho infantil, redução da evasão escolar e diminuição de ato infracional.

Para tanto, foram traçadas duas estratégias de ação. A primeira fundamentada na articulação de políticas públicas de desenvolvimento social, educação e profissionalização, que ofereça formação laboral, proteção integral e emprego juvenil a adolescentes em situação de trabalho infantil ou risco de envolvimento com as piores formas de trabalho infantil, em diferentes setores produtivos.

A segunda estratégia é possibilitar aos estudantes acesso ao universo de desenvolvimento da ciência e tecnologia por meio de uma bolsa de pesquisa e orientação adequada para que possam participar da construção da ciência, evitando assim situações de trabalho infantil ou mesmo situações de trabalho degradante.

“O Novo Horizonte tem como objetivos específicos o combate a evasão escolar e ao trabalho infantil, utilização da ciência como ferramenta de inclusão social e o fortalecimento do processo de formação continuada nas escolas públicas de Mato Grosso”, acrescentou o secretário.

Valdiney de Arruda observou, por outro lado, que o plano também busca incentivar jovens estudantes das escolas públicas do Estado a participarem do processo de desenvolvimento da ciência e tecnológica e estudantes de baixa renda a fazerem um ensino técnico ou superior.

A proposta foi bem recebida na Seduc. “Achamos o projeto viável , traz objetivos em comum e, portanto, vamos avançar nesta discussão”, avaliou o secretário adjunto Gilberto Fraga. Novas reuniões serão agendadas para os devidos encaminhamentos, com a perspectiva de que o projeto se transforme em uma política pública perene em Mato Grosso.  



http://www.mt.gov.br/editorias/acao-social/setas-e-seduc-discutem-projeto-para-diminuir-evasao-escolar/139394

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...