quarta-feira, 5 de junho de 2013


PINTANDO A COPA - CONCURSO DE DESENHO E MOBILIZAÇÃO






Essa é uma atividade que pode garantir seu ingresso para assistir os jogos da Copa do Mundo FIFA.


Participe!!!!















Alunos de escola municipal em aldeia indígena



EMREB Nossa Senhora da Penha de França







EMREB  NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA

VII CAMINHADA POR NOSSAS RAÍZES




Data: 07 de junho de 2013


PROGRAMAÇÃO

 - Local: Coxipó do Ouro - Horário: 07:30 às 12:00 h.

A Caminhada Mirim será realizada no dia 06 de junho de 2013 período da tarde dentro da Vila Coxipó do Ouro.

07:30 h. - Abertura: Praça da Vila Coxipó do Ouro;
12:00 h. Encerramento na Área do Exército e retorno no transporte para a Escola.
 - Serão realizadas seis (6) comunicações durante a caminhada por convidados sobre o temário da caminhada.

Vamor Relembrar ....


Arraial da Forquilha, Paragem Forquilha, Capela ou simplesmente Coxipó do Ouro...
Aqui com a chegada dos “bandeirantes” paulistas a procura de “índios” para fazê-los escravo, em busca do ouro e também cumprindo uma estratégia expansionista portuguesa de alargamento de suas fronteiras, tem início à dizimação dos Coxiponé e a transformação do espaço geográfico com a colonização bandeirantista “patrocinada” europeu.
Desde o início do século XVIII, uma série de eventos registra o processo colonizador desencadeado nesta região fronteiriça. A própria lavratura da Ata de “fundação de Cuiabá” que noticiou a descoberta de ouro à coroa portuguesa em 08 de abril de 1719 é sem duvidas um dos mais marcantes acontecimentos.
No mesmo período, os jesuítas que acompanhavam as primeiras bandeiras sob a evocação de Nossa Senhora da Penha de França, ergueram uma capela e celebraram a 1ª missa neste chão, datada de 21 de fevereiro 1721.  
Mesmo com a abertura da mineração as margens do Córrego Praínha, permanecem a extração do ouro de aluvião nos arredores do Coxipó do Ouro e mais tarde já no século XIX tem a chegada de dragas movidas a vapor que revira o leito do Rio Coxipó.
Na segunda metade do século XIX, o governo imperial manda construir a Fábrica de Pólvora no Coxipó do Ouro, tem soa inauguração em 1877 e o encerramento das atividades em 1906. Neste mesmo ano, ocorre o assassinato do então Presidente de Mato Grosso Cel. Antonio Paes de Barros (Totó Paes) nas imediações da Fábrica.
Podemos afirmar que a ocupação mais recente desta região se deu na segunda metade do século XX, com inúmeros loteamentos do entorno da Vila do Coxipó do Ouro para fins de chácara para lazer.
É nesta região onde viviam os indígenas Coxiponé integrantes da Nação Bororo, que, realizaremos a VII CAMINHADA POR NOSSAS RAÍZES com o objetivo de revisitar e reconhecer as marcas do processo de ocupação humana no ambiente nascedouro de Cuiabá e Mato Grosso.
(release da própria Escola) 

Eu RECOMENDO.

Gilberto

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...