sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Declaração para um novo ano

20 para 21 

Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-nos criar-recriar, pensar-repensar, considerar e desconsiderar, experimentar (novas) estratégias de ensino, distanciarmos socialmente e nos aproximarmos virtualmente, enfim, sentimos intensamente esse ano. Creio que apenas não nos cabe ficar ressentido. A aprendizagem foi marcante, trouxe conquistas e nos empoderou de outros meios. Perdemos muitos colegas, familiares e conhecidos. Foram milhares de pessoas que sucumbiram. Uma exigência surgiu: a busca pela ciência. Ainda que beócios queiram negá-la, ignorar apenas pelo simples prazer de serem ignorantes, o fato é que o princípio norteador para o enfrentamento dessa ou outras situações semelhantes sempre será pela construção do conhecimento. 

Assim, que sejamos responsáveis com as gerações que nos antecederam - protegê-los é uma imposição; que sejamos generosos com nossa geração - responsabilizar-se individual e coletivamente é condição social; sejamos honestos com as gerações futuras - criemos as condições para o respeito, a tolerância, a fraternidade, a solidariedade e a saúde mental e física.

Precisamos ser melhor naquilo que fazemos, seja onde for.  Combato a sordidez, construo a solidez.

O ambiente educacional deste Blog é propositivo, pois crê na capacidade do ser humano em produzir sentidos coletivos e afetos harmônicos, disponibilizando material eminentemente educacional. Aqui não faltam palavras.

Mas como diz o Poeta Manoel de Barros, ((Poesia completa, 2010) : " Pra meu gosto a palavra não precisa significar - é só entoar" (p.458). E ao mesmo tempo diz: "Eu sustento com palavras o silêncio do meu abandono" (p.459). 

Educador quando silencia está pensando em encontros com eixos ou unidades temáticas. Que bom que entoamos a importância da ciência.

Façamos um melhor 2021.

Gilberto Fraga de Melo

01/01/21


Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...