sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Inep apresenta cenário nacional da Alfabetização no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica/Avaliação Nacional de Alfabetização (SAEB/ANA) 2016 ganharam uma apresentação diferenciada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recorreu a uma linguagem visual e didática para apresentar a realidade da alfabetização brasileira a professores, diretores, gestores educacionais e à população interessada no tema. Com infográficos, vídeos e textos objetivos, a apresentação Alfabetização no Sistema de Avaliação da Educação Básica resume os principais pontos do Relatório Saeb/ANA 2016: Panorama do Brasil e dos estados, também disponível no Portal do Inep e acessível pela própria apresentação.
O processo de alfabetização é um dos mais importantes períodos do processo educacional, por ser o primeiro encontro das crianças com o universo letrado. A criação da Avaliação de Alfabetização no Saeb teve como objetivo avaliar os estudantes matriculados no Ciclo de Alfabetização da rede pública de ensino, permitindo gerar informações sobre os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa e matemática, além de fornecer dados contextuais sobre as condições de oferta de ensino em cada unidade escolar.
Os resultados do Saeb já eram divulgados por meio do Boletins das Escolas, Painel Educacional Estadual e Municipal e pelos Microdados. Ao recorrer a uma linguagem multimídia e mais acessível, disponibilizada na plataforma Medium, o Inep quer que mais pessoas possam se apropriar dos resultados e se aprofundar nos demais documentos, caso do Relatório Saeb/ANA 2016: Panorama do Brasil e dos estados, que apresenta os resultados dos instrumentos de avaliação aplicados em novembro de 2016.
O documento serve como subsídio para compreensão e análise do cenário nacional e das 27 unidades da federação. A publicação do Relatório visa dar continuidade ao processo de disseminação das informações da avaliação, já divulgadas nos Boletins das Escolas, no Painel Educacional de Estados e Municípios e nos Microdados. O documento tem a função de subsidiar gestores e demais profissionais da educação envolvidos em atividades de planejamento, implementação e avaliação de políticas educacionais.
Organizado em quatro partes, o Relatório descreve de maneira breve os objetivos da avaliação e o público-alvo. Em seguida, aborda os aspectos metodológicos dos testes cognitivos aplicados, com descrição das matrizes de referência e escalas de interpretação pedagógica utilizadas. Na terceira parte, apresenta um panorama de informações sobre o Brasil, articulando os resultados de avaliação a informações importantes do Censo da Educação Escolar e a outros indicadores educacionais produzidos pelo Inep. Por fim, há um panorama para cada um dos estados brasileiros, por meio dos quais as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação poderão consultar informações específicas e relevantes de seu estado.
INEP

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