segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Prefeitura de Cuiabá vai lançar concurso para mais de 3 mil vagas só na Educação

 
Será realizado concurso público para 3.390 vagas para a secretaria de Educação de Cuiabá e a expectativa é de que o edital seja lançado ainda este mês. O convênio entre a pasta e a Fundação Getúlio Vargas foi assinado na semana passada.

A informação foi repassada por Júlio Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, que estava no cargo de prefeito interinamente até sexta (11). O concurso atende solicitação antiga do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).
As vagas não serão apenas para professores. Serão abertas para todos os profissionais da educação visando atender escolas, creches e até a secretaria. O objetivo é reduzir o número de contratados junto à administração municipal, o que também atende solicitação feita pelo Ministério Público. 

Pinheiro informou que já foi definida também equipe técnica para trabalhar junto à FGV para realização do certame e este será o maior concurso da história de Cuiabá na área da Educação. 


http://www.rdnews.com.br/executivo/prefeitura-vai-lancar-concurso-para-mais-de-3-mil-vagas-so-na-educacao/64776

Seduc fecha acordo para construção de escolas indígenas

ELIANA BESS
Assessoria Seduc/MT
Assessoria/Seduc-MT
Seduc fecha acordo para construção de escolas indígenas
Seduc fecha acordo para construção de escolas indígenas
Duas escolas indígenas serão construídas em Mato Grosso, no município de Paranaíta. Uma na aldeia Kururuzinho da comunidade indígena Kaiabi e outra na aldeia Mayrovi-Apiaka, do povo Apiaka. A construção foi acordada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Hidrelétrica São Manuel como medida compensatória pelo impacto na região da construção da hidrelétrica no Rio Teles Pires, entre os municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT).

O custo de cada unidade está estimado em R$ 2 milhões. O projeto das obras será entregue em 30 dias pela Seduc, mas o início da construção só acontecerá em junho de 2016, por conta das condições climáticas. Entre as exigências das etnias está a qualidade do material que será utilizado considerando a especificidade da região, no meio da Floresta Amazônica, com clima quente e úmido. Cada unidade será composta por seis salas de aula, espaços administrativos e laboratórios de informática. O projeto será avaliado pela Funai, por se tratar de território indígena. Após a construção, a Seduc fornecerá o mobiliário.

De acordo com Cleide Regina Rocha Santos, coordenadora do meio socioeconômico da Usina Hidrelétrica São Manuel, devido à dificuldade de logística, serão contratadas duas empresas, uma para a o transporte dos materiais que será feito no período da chuva (o rio viabiliza o processo) e outra para a execução da obra na seca. Os prédios serão construídos em alvenaria.

“Como medida compensatória poderia ser realizada qualquer outra obra pública, mas entendendo a necessidade do povo indígena, a equipe da Seduc centralizou esforços no sentido de que fossem obras voltadas para a educação”, explicou o secretário de Educação Permínio Pinto. O acordo foi firmado na quinta-feira (10.09), nas dependências da Seduc.

Salas Anexas

A Secretaria de Estado de Educação também definiu investimentos para ampliação da sala anexa da Escola Estadual Indígena Mayrovi-Apiaka que funciona na Aldeia Pontal, do povo Kaiabi e a construção de duas novas salas, incluindo, ainda, a reforma do telhado da cozinha, com recursos da Seduc. Estas foram algumas das reivindicações pontuadas em reunião na sexta-feira (11.09), no gabinete do secretário Permínio Pinto, com representantes indígenas.

Segundo o cacique da Aldeia Pontal, Raimon Ponhem Dothe, atualmente os lugares não são apropriados, não tem ventilação, necessitando de medidas emergenciais para tornar o local adequado ainda que não seja de material (alvenaria). Na avaliação da Seduc o mais adequado são obras de alvenaria, com esquadrias de ferro e cobertura isotérmica, que além da durabilidade, são mais leves e fáceis de transportar.

Foram tratados também a instalação de um sistema de geração de energia elétrica via placa solar, aquisição de dois barcos de motor de popa para o transporte de equipamentos, estudantes e merenda escolar, bem como a contratação de um piloteiro de barco. E ainda, o acesso a formação continuada de professores, via Cefapro, jogos de carteiras para as salas de aula, incorporação de produtos locais na merenda, sendo adquiridos dos produtores locais e a construção de currículo próprio e diferenciado com material escolar específico aos indígenas.

A Seduc atenderá de imediato com 60 jogos de carteiras, posteriormente viabilizará os demais pedidos de acordo com as possibilidades. A disponibilidade da Internet via sistema solar e os barcos serão discutidos em uma reunião no dia 15 em Alta Floresta. “Foi uma reunião importante para nós. A gente vem para levar uma resposta para a comunidade. É, dessa maneira, temos que buscar soluções através de parcerias, sozinhos não conseguimos atingir nossos objetivos. E o que queremos é sempre melhorar as estruturas para nossos filhos, e para nós adultos também, eu sou um dos estudantes”, disse o cacique. Fernanda Silva, coordenadora pedagógica da EE Indígena Mayrovi-Apiaka, participou da reunião.

Permínio Pinto disse que estará vigilante e cobrando da equipe o que foi formalizado de fato. “Está acontecendo uma mudança grande na gestão de Mato Grosso. O governador Pedro Taques está cumprindo o que disse em campanha, que iria priorizar a educação no Estado, focando no pedagógico e melhorando a infraestrutura”, pontuou. Também acompanharam a reunião o assessor pedagógico Edson Amaro dos Santos, o diretor da escola indígena Oleonardo Karo Munduruku, o representante da Funai, Elizeu Edilson Vasconcelos, entre outros. Além de profissionais e técnicos da Seduc.
http://www.mt.gov.br/editorias/educacao/seduc-fecha-acordo-para-construcao-de-escolas-indigenas/153351

Atribuições da Seduc garantem a implantação da Central de Interpretação de Libras

No final do mês de setembro será inaugurada a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Mato Grosso.  A estrutura contará com serviços de tradução e interpretação com o objetivo de garantir o direito a atendimento de qualidade e facilitar o acesso aos serviços públicos das pessoas com deficiência auditiva.
A maioria dos estados já disponibiliza os serviços da Central por meio do Plano Viver Sem Limites do Governo Federal.  Em Mato Grosso, além da parceria entre os governos (Federal e Estadual), conta com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
"Os três intérpretes e um professor de Libras disponibilizados para atender a Central serão custeados com recursos da Seduc. O número é o dobro do solicitado no Termo de Cooperação, quando previa apenas dois intérpretes", destacou Marcino Benedito de Oliveira, coordenador de Educação Especial da Seduc.
Os profissionais terão a atribuição de interpretar e traduzir a linguagens de sinais especializada (Língua de Sinais/Portuguesa e Portuguesa/Sinais de Libras). Serão responsáveis pela capacitação de recursos humanos da rede de proteção às pessoas com deficiência; elaboração e realização de oficinas e minicursos para o público alvo; prestar atendimento de informação presencial e virtual a ouvintes e surdos durante a semana das 8h às 18h. E fornecer relatórios de atendimentos dos serviços prestados a coordenação de Centro de Referência em Direitos Humanos.
O atendimento aos usuários poderá ser feito virtualmente, por meio de chat de comunicação em que o intérprete se comunica com o surdo à distância e presencial, que permite o agendamento e o acompanhamento a consultas médicas, audiências e agências bancárias.
Para Marcino Benedito, representa o resgate da cidadania. "Teremos um serviço que até o momento não tínhamos, de qualidade e gratuito", explicou.
Para disponibilizar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, a Central contará com mobiliário, impressora, aparelho de telefone, computadores e webcam de alto desempenho, além de um veículo para atendimentos que exigem deslocamentos.
A inauguração, prevista para o dia 28, integra a programação alusiva a Semana da Inclusão.

ELIANA BESS
Assessoria Seduc/MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Atribui%C3%A7%C3%B5es-da-Seduc-garantem-a-implanta%C3%A7%C3%A3o-da-Central-de-Interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-Libras.aspx

Declaração para um novo ano

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