sexta-feira, 31 de março de 2017

Várzea Grande: Parceria com IFMT possibilita cursos de inglês, espanhol e francês aos alunos do Ensino Fundamental

Parceria vai possibilitar aos alunos da rede pública acesso gratuito a cursos de inglês, espanhol, língua francesa e música 
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis recebeu em seu gabinete na manhã de quinta-feira, 30, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), Willian Silva de Paula, a diretora geral do Campus Várzea Grande do IFMT, Sandra Maria de Lima, e o vereador de Várzea Grande Ícaro Reveles, para os entendimentos iniciais de uma parceria para viabilizar cursos gratuitos de línguas e música para alunos da rede pública do município de Várzea Grande. 
De acordo com o reitor Willian de Paula, o Instituto, que tem seu campus sediado no bairro do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, desenvolve trabalhos nas áreas de formação técnica, construção civil e de gestão pública, além de possuir cursos nas áreas de línguas e formação de professores. “Temos todas as condições de agregar ações para beneficiar a comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do município, bem como os alunos. As possíveis parcerias que iremos estabelecer fortalecem as ações educacionais tanto do instituto quanto do município”, explicou.
 A diretora do Instituto, Sandra Maria de Lima informou que o Campus de Várzea Grande tem a proposta de ensinar a tecnologia, mas também resgatar a cidadania, realizando trabalho voluntário, valorizando saberes relacionados aos esportes, à cultura e a arte. “Queremos possibilitar através da universalidade o conhecimento ao cidadão comum, com o foco no ensino de idiomas. A parceria com a prefeitura vai possibilitar aos alunos da rede pública o acesso gratuito a cursos de inglês, de espanhol e da língua francesa. A proposta é já iniciarem os cursos no mês de setembro deste ano”, disse.
Além dos cursos de idiomas, o Instituto Federal de Mato Grosso tem a pretensão de disponibilizar a formação musical. “Estamos trabalhando desde junho de 2015 para viabilizar a formação de uma Orquestra Sinfônica para Várzea Grande por isso da importância de descobrir talentos dentro da rede pública de ensino”, explicou o vice-reitor.
Para o secretário municipal Silvio Fidelis as parcerias são muito importantes para o fortalecimento das políticas públicas do município, a exemplo dos que estão sendo realizados juntamente com a Controladoria Geral da União, com o Ministério Público, e outros. “Oferecer oportunidades de aprendizagem e capacitação de alto nível como são os cursos oferecidos à população pelo Instituto são muito importantes para a municipalidade. A criança aprender um idioma ou uma formação musical sem custo é um sonho muitas vezes distante para muitos, mas que e agora se tornará realidade com a parceria enriquecendo ainda mais o aprendizado das nossas crianças”, comemorou o gestor.
Reporter
Fred Nogueira
Foto
Divulgação
Fonte
Secom/VG

VG

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...