terça-feira, 9 de setembro de 2014

Após 3º lugar no Ideb, RJ anuncia bônus por metas para funcionários de escolas do Estado


Do R7
Após a notícia de que as escolas estaduais do Rio de Janeiro ficaram em terceiro lugar no Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica) entre todos os Estados do Brasil, o governo do Rio anunciou que irá pagar bonificação por metas alcançadas para 402 colégios.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, serão distribuídos R$ 68 milhões entre 20 mil servidores. No programa de remuneração variável, todos os professores e funcionários das escolas que atingiram as metas irão ganhar entre meio e três salários-base, de acordo com os desempenhos.
Ainda segundo a secretaria, “66 professores não terão direito à remuneração variável devido ao fato de terem boicotado as avaliações diagnósticas (Saerjinho) da Seeduc e outros 2.954 docentes também não ganharão por que não lançaram as notas dos alunos no sistema”.
No ranking do Ideb divulgado na semana passada, a rede estadual do Rio recebeu nota 3,66, atrás apenas dos seguintes Estados: Goiás (nota 3,8), São Paulo e Rio Grande do Sul (notas 3,7).
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/apos-3-lugar-no-ideb-rj-anuncia-bonus-por-metas-para-funcionarios-de-escolas-do-estado-08092014

Brasil dá mais do PIB para educação que países ricos, mas gasto por aluno é pequeno

O Brasil já destina mais do seu PIB para educação do que os países ricos, mas o gasto por aluno ainda é pequeno, pelo que indica um novo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE).

Luiza Bandeira
Da BBC Brasil em Londres


O país aparece em penúltimo no ranking de investimento por alunos no relatório, lançado nesta terça-feira, que compara resultados dos 34 países da organização, que reúne países ricos, e outros dez países em desenvolvimento.
A educação de um brasileiro é feita com um terço do valor gasto com um estudante dos países ricos, em média, diz a OCDE.
Mas o Brasil tem um número alto de alunos; quando o investimento é dividido pelo número de estudantes, ele se dilui.
Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o alto grau de repetência e evasão acaba inflando o número de alunos. A baixa qualidade do ensino também sobrecarrega o sistema.
Dentro dos gastos públicos totais do Brasil, a educação até recebe uma atenção grande: em 2011, 19% de todo o gasto público do Brasil foi destinado para a educação. A média da OCDE é de 13%.
O gasto público total em educação representou 6,1% do PIB, quando a média da OCDE é de 5,6%.
Porém, quando divide-se o gasto pelo total de alunos, o país fica em penúltimo lugar. Gastou US$ 2.985 por estudante, enquanto a média da OCDE é de US$ 8.952.

Gastos em educação

Percentual dos gastos públicos
Brasil - 19%
OCDE - 13%
Percentual do PIB
Brasil - 6,1%
OCDE - 5,6%
Gasto por aluno*
Brasil - US$ 2985
OCDE - US$ 8,952
*por paridade de poder de compra
Fonte: Education at a Glance 2014, OCDE

Matrículas

O Brasil têm muitos estudantes, principalmente nos ensinos fundamental e médio, onde as matrículas cresceram nos últimos anos. Nesses dois níveis de ensino estão matriculados 84,5% dos estudantes, mas a eles são destinados 75% dos gastos em educação.
Segundo o relatório, as instituições públicas gastam 4 vezes mais por aluno do ensino superior do que do ensino fundamental - é a maior diferença entre todos os países que têm dados disponíveis.
O professor Naércio Menezes, do Insper, diz que a discrepância ocorre também porque o Brasil ter um PIB menor do que diversos países da OCDE - ou seja, uma mesma porcentagem do PIB resulta em menos dólares no Brasil do que nos Estados Unidos, por exemplo.
Dessa forma, segundo ele, a melhor comparação é com o PIB per capita, que leva em conta o tamanho da população. Nessa conta, o Brasil fica atrás dos países ricos.
"Mas mais importante do que o gasto com educação é o resultado em termos de aprendizado. Quando fazemos essa conta, vemos que o Brasil gerencia muito mal esses recursos educacionais. Em matemática, por exemplo, 67% dos nossos alunos estão abaixo do nível 2 do PISA (exame internacional que avalia o nível de aprendizagem). Assim, precisamos mudar rapidamente a gestão dos recursos educacionais no Brasil", afirma.
Já Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional de Educação, diz que o Brasil precisa gastar mais que os países desenvolvidos porque eles "já fizeram o dever de casa" - ou seja, estão muito mais avançados em educação que o Brasil.
"Quatro porcento das nossas crianças com 8 anos de idade, embora tenham tido acesso ao ensino fundamental, não sabem ler e escrever. Mais da metade das crianças e adolescentes que concluíram o ensino médio ainda são analfabetos fundamentais. O Ideb mostra melhora, mas nosso resultados ainda estão muito longe dos da OCDE".
Com isso, afirma, precisamos investir mais que outros países, tanto para capacitar nossos professores quando para recuperar esses alunos que não aprenderam. "O aluno que repete de ano, por exemplo, é um dinheiro jogado no lixo. Ele precisar aprender e passar de ano, porque fazer duas vezes a mesma série é jogar dinheiro no lixo."

Para Cordão, o plano que destina 10% do PIB para a educação pode "ajudar a saldar uma dívida que países da OCDE já pagaram".

Diploma

O relatório da OCDE também destaca que adultos com ensino superior no Brasil ganham 2,5 vezes mais do que aqueles que cursaram apenas o ensino médio. Essa diferença nos rendimentos é maior que a média da OCDE e a segunda maior entre todos os países analisados.
A análise também mostra uma peculiaridade brasileira: quem não fez ensino médio tem mais chances de conseguir emprego do que quem fez. Em 2012, a taxa de desemprego para quem tinha ensino médio foi de 5,1%, e para quem tinha menos do que isso foi de 4,1%. Esses números não levam em conta o salário que cada pessoa recebe - além disso, a menor taxa de desemprego é para quem fez ensino superior (2,9%).
A OCDE também mostrou que, no Brasil, o número de jovens que não estudam nem trabalham, conhecidos como os "nem-nem", se manteve estável desde 2005, mas ainda é maior que a média dos países ricos (20% no Brasil e 15% nos países da OCDE).

Estrangeiros

O estudo da OCDE mostra também que as universidades do Brasil têm o menor percentual de estudantes estrangeiros entre todos os países analisados. Eles são menos de 0,5% das matrículas do ensino superior e, desses, 27% vem de países que também falam português. "Não é surpresa, visto que o Brasil não oferece quase nenhum curso completo em inglês no nível superior", afirma o documento.
Os principais rankings internacionais costumam considerar o número de estudantes estrangeiros - a lógica é que essa diversificação dos alunos beneficia o ambiente universitário para aprendizagem e pesquisa.
O relatório também mostra que 23% dos estudantes brasileiros em faculdades no exterior estão nos Estados Unidos, 18% em Portugal e 10% na França.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140908_relatorio_educacao_lab.shtml

Maiores e menores IDEBs das escolas municipais de Cuiabá



Da rede municipal de Cuiabá participaram 49 escolas da avaliação do IDEB nos anos iniciais, em 2013. O IDEB da rede foi de 5.1, ou seja, 0.3 superior ao ano de 2011. Esse resultado é alcançado através do índice da totalidade das escolas participantes do certame. Como pode se ver no quadro acima, a diferença entre os maiores e os menores IDEB exigem uma reflexão sobre o tamanho da diversidade. 

Considerando-se que o contexto onde as escolas estão inseridas pouco diferem, quais são as causas de insucesso? O que faz com que algumas escolas se destaquem? O certo é que em ambos conjuntos há aprendizagens possíveis. Aprender é um compromisso eterno de educadores. Um passo para a aprendizagem dos educadores é a autorreflexão.

Já nos anos anos finais, a participação na avaliação do IDEB foi de 14 escolas. O IDEB do município foi de 4.2, o mesmo do ano de 2011. Se no geral houve estagnação, no interior há uma movimentação e diversificação, portanto passíveis de reflexões e explicações. 

Além das perguntas feitas sobre os anos inciais, acrescenta-se aqui: porque nos anos finais não houve crescimento? Porque há uma queda acentuada nessas escolas com menores IDEB?

No mais, o que será feito para assegurar o avanço daquelas que obtiveram melhores resultados e o que será feito para recuperar as com menores? 

Um fato: o direito à aprendizagem do aluno precisa ser assegurado. 

Veja o IDEB de Cuiabá e de suas escolas


Clique na figura acima ou no link abaixo para acessar o IDEB de todas as escolas municipais de Cuiabá.


IDEB de Cuiabá e das escolas municipais


VEJA MAIS: 

Ranking IDEB das Capitais

IDEB rede municipal de Cuiabá


Resultado – UF (Excell)
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