segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SINTEP: greve continua, apesar de determinação da Justiça

Carolina HollandDo G1 MT
Os trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso vão manter, por tempo indeterminado, a greve da categoria, que começou no dia 12 de agosto. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (16), na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, e contraria a Justiça do Estado, que considerou a paralisação abusiva.
Os profissionais pedem reajuste de 10,4% no salário, melhorias nas escolas, mais recursos do orçamento do estado para a educação (dos atuais 25% para 35%, como prevê a constituição estadual), posse dos classificados no concurso público realizado em 2010 em Mato Grosso e a inclusão da hora-atividade para os professores contratados.
Por meio da assessoria de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) informou que os grevistas esperam receber, ainda nesta semana, uma proposta do governo do estado. Caso isso aconteça, haverá nova assembleia na sexta-feira (20).
leia mais:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/professores-decidem-contrariar-justica-e-mantem-greve-em-mt.html

Eleição para gestores: inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para os cargos de diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar. Se você está interessado em compor a Equipe Gestora de sua escola ou apenas, saber sobre o regulamento, c
onfira o edital e a portaria aqui

Período de inscrição: 16 a 18 de setembro, das 8h às 11h e das 14 às 18h, no auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7436

Passeio no Centro Histórico (Circuito Cultural Silva Freire)

O Circuito Cultural Setembro Freire, um evento educativo-cultural que começa nesta segunda-feira e segue até o dia 27, vai promover um encontro entre alunos do ensino médio e fundamental e o patrimônio histórico cuiabano.

A ideia formalizou-se em uma oficina titulada Passeio no Centro Histórico: Bate-bola na Mandioca. Serão 20 alunos por passeio e a faixa etária aceita é acima de 10 anos. A ação centraliza-se na Rua 12 de Outubro, esquina com rua Pedro Celestino, próximo da Praça da Mandioca, centro de Cuiabá.

Todas as ações do Circuito Cultural Silva Freire estão ligadas à história de vida do poeta Silva Freire e são inspiradas também pela obra dele. Neste caso, esta ação parte da imagem de 'djunta-djunta' de crianças que, baseadas nas inquietações de Bugrinho – apelido de infância do poeta Benedito Sant'ana da Silva Freire, homenageado do evento e é realizada onde era o campinho e hoje, é a instalação do Circuito.

A proposta, de acordo com a assessoria de imprensa do evento, é o redescobrir da cidade pelo olhar das crianças.

A diretora da Casa de Cultura Silva Freire, entidade organizadora do evento, Larissa Silva Freire Spinelli, explica que, no trajeto realizado que contará com apoio de grupos de pesquisas e Pós-Graduação da UFMT, ocorrerão algumas ‘paradas’. "A primeira será no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, depois o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), Beco alto e de volta à Casa Silva Freire".

O passeio ao centro histórico de Cuiabá será mediado pelos estudantes de Psicologia, Arquitetura e Música na perspectiva da Educação Patrimonial. O diálogo com crianças cidadãs continuará até o ponto final, onde ocorrerá o 'bate-bola' com o poema gOOl/ círculO azul aO sul dO azul, tema desta que é a terceira edição do evento.

Serviço:

Passeio no Centro Histórico: Bate-bola na Mandioca, dia 23, das 8 às 22 horas.

Informações para as escolas interessadas: 65-8139-1924 / 65-9274-1456

Programação completa do evento no site da Casa Silva Freire: www.casasilvafreire.org.br

http://conceito.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Circuito_Silva_Freire_promove_passeio_pelo_Centro_Historico&id=2262

EMEB Rita Caldas sem aula por falta de água

Do G1 MT

Cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Rita Caldas Castrillon, no Bairro São Benedito, em Cuiabá, foram dispensados nesta segunda-feira (16) por falta de água na unidade. A bomba d'água foi furtada há quase um mês e até agora não houve substituição. Segundo a diretora da escola, Alais Bulhões, desde o furto, essa foi a primeira vez que os alunos foram prejudicados.

Alais disse que, mesmo sem a bomba, era possível encher as caixas d´água por que a água da rua chegava com pressão. “Hoje veio fraca e não deu para abastecer as caixas. Os banheiros ficaram sem água, por isso dispensamos os alunos”, explicou. De acordo com a diretora, o furto ocorreu no dia 20 de agosto, na madrugada de um sábado para domingo, e ela foi  orientada a registrar um boletim de ocorrência e dar início ao processo de licitação para escolha da empresa que realizaria a reposição da bomba.
“É preciso que três eletricistas façam orçamento e esse orçamento é enviado à Secretaria. E só então o equipamento pode ser trocado”, comentou a diretora.
A assessoria da Secretaria Municipal de Educação informou que vai se inteirar do caso antes de se pronunciar, mas adiantou que as escolas recebem uma quantia anual para obras de manutenção e situações emergenciais, porém, a unidade de ensino pode optar por emitir um ofício à secretaria requerendo a prestação de serviço. Nesse caso, o envio das empresas para gerar os orçamentos.
Segundo a coordenadora da escola, Andréa Alves, aproximadamente 10 dias após o furto o primeiro eletricista foi encaminhado à unidade. A terceira empresa deve visitar a escola ainda nesta segunda-feira, conforme Alais. Porém, mesmo após a conclusão dos orçamentos, não há previsão para reposição.

Portal do Diretor, em Goiás

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (Nute) e da Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais, desenvolveu um painel de inteligência que permitirá aos diretores de escolas a visualização do desempenho da unidade em tempo real. O Portal do Diretor foi consolidado para que os gestores, a partir de dados relativos à proficiência e ao fluxo dos alunos, possam acompanhar diariamente e de forma precisa o desenvolvimento dos seus estudantes, promovendo as intervenções necessárias para o alcance das metas estabelecidas para cada unidade educacional.
Portal do Diretor será acessado pelo gestor mediante CPF e senha pessoal do SIAP ou Portal de Chamados. Em breve, também serão disponibilizadas senhas para as escolas. Ao entrar no portal, o diretor verá um painel que fornece um Raio X da escola, com as informações sobre número de alunos, turmas, professores, estudantes que participam do Período de Intensificação da Aprendizagem, laboratório de informática, internet e número de salas, entre outras.
O acesso às informações detalhadas da situação dos alunos será feito através dos dados referentes ao fluxo escolar e à proficiência de 2013 em relação a 2011 e a 2012. Sobre estes dados, os gestores podem clicar nas barras e obter as informações específicas de cada estudante em iminência de reprovação, em que disciplinas, suas notas, número de faltas e nome do professor. Com isso, será possível identificar de maneira fácil e rápida os problemas de aprendizado ou de risco de evasão.
leia mais:
http://novosite.seduc.go.gov.br:90/SitePages/Noticia.aspx?idNoticia=461

Greve na educação de MT

Após 35 dias em greve, o Conselho de Representantes dos profissionais da rede estadual de educação apontou a manutenção da greve por tempo indeterminado em Mato Grosso, durante reunião realizada no fim de semana. A decisão dever ser referendada ou não, durante assembleia geral da categoria a ser realizada na tarde desta segunda-feira (16).
 
A reunião dos grevistas é para avaliar o movimento. A assembleia será realizada, às 14h, na quadra esportiva da Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá. Na pauta, os trabalhadores serão consultados sobre a manutenção do movimento grevista, do acampamento e a realização de atividades para a semana. O posicionamento dos representantes da categoria nos municípios é que a paralisação deve continuar, por falta de elementos que justifiquem o retorno às atividades.

leia mais:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Professores_fazem_assembleia_nesta_tarde_para_deliberar_sobre_paralisacao&id=339476

Piaget ainda mal interpretado

Os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco Foto: Getty Images
Neste dia 16 de setembro, completam-se 33 anos da morte de Jean Piaget. E ainda há educadores que interpretam mal seus conceitos - e assim o aplicam em sala de aula. O protagonismo dado à criança pelo construtivismo acaba muitas vezes relegando o professor a um mero figurante, o que não era o objetivo do pensador.

Os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco
Foto: Getty Images

Ainda que não fosse pedagogo de formação - era biólogo -, os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco. O estudioso trouxe à luz algo que hoje nos parece óbvio: o funcionamento do pensamento das crianças não é como o dos adultos, e isso modificou a forma de ensino da educação infantil.
Se anteriormente acreditava-se que a pessoa ou nascia inteligente ou seria incapaz de aprender por toda a vida, Piaget demonstrou que, na verdade, trata-se de uma capacidade de se adaptar. Assim, as crianças desenvolvem sua inteligência a partir da interação com o meio em que vivem: são ativas na sua aprendizagem, e não um mero agente receptor. “O grande lance dele é dizer: a criança é inteligente (capaz de aprender) desde que nasce. Então, vamos olhar pra ela dessa forma, vamos atribuir capacidades para uma inteligência que começa pela ação do corpo e gradativamente vai virando pensamento”, comenta a professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gláucia Grohs.
Contudo, essa ideia não foi inicialmente bem compreendida pelos educadores em meados dos anos 70. “O construtivismo é a ideia de que a criança é ativa na sua aprendizagem; daí a dizer que ela é a única (agente ativa) é errado”, afirma Zena Eisenberg, professora de Psicologia do Departamento de Educação da PUC-Rio. Segundo ela, quem deve organizar o processo pedagógico para que a assimilação de novas informações aconteça é o professor, mas as primeiras tentativas construtivistas (mescla dos conceitos de Piaget com os de Lev Vygotsky) foram mal adaptadas.
leia mais:
http://noticias.terra.com.br/educacao/morto-ha-33-anos-piaget-ainda-e-mal-interpretado-por-educadores,71eeb7d4a9621410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Veja o livro Teoria da Aprendizagem na obra de Jean Piaget - Adrian Oscar Diogo-Montoya
http://books.google.com.br/books?id=WuX2ejF9H5YC&printsec=frontcover&dq=jean+piaget&hl=pt-BR&sa=X&ei=5f42UruHF4O29QTPzIHgAg&ved=0CDIQ6AEwAA#v=onepage&q=jean%20piaget&f=false

Jogos Escolares de Cuiabá: campeões de Xadrez

Foto: Jorge Pinho
Pelo menos 60 crianças com idade entre 9 e 14 anos participaram das competições de Xadrez, realizada na quinta-feira (12) pelos Jogos Escolares da Secretaria de Educação de Cuiabá.
A aluna Gabriela Santos Pereira, da escola Senador Gastão de Matos Muller, do bairro Pedra 90, foi a campeã na categoria B feminino. No masculino desta categoria, a vitória ficou com o aluno Ivaldo Silva Gomes, da escola Senhorinha Ana Alves Oliveira, do bairro Jardim Vitória.
Na categoria A masculino o primeiro lugar ficou com o aluno Fabrício Henrique, da escola Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, bairro Alvorada. Na categoria A feminino não houve inscritos.
Prof. Sérgio Luiz Zanelato - Coordenador dos Jogos (foto Jorge Pinho) 
Ao todo, 10 escolas se inscreveram nessa modalidade, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (9 a 11 anos) do feminino e masculino.
Participaram as escolas Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon; Henrique da Silva Prado; Senhorinha Ana Alves Oliveira; Maximiano Arcanjo da Cruz; Orlando Nigro; Rafael Rueda; Lenine de Campos Póvoas; Senador Gastão de Matos Muller; 8 de Abril; e Ranulpho Paes de Barros.
As escolas 8 de Abril e Cândido Mariano Rondon foram as que tiveram o maior número de alunos participantes na competição de xadrez, com 10 e 8, respectivamente.

leia mais:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7460

CONAE Etapa Estadual MT

A partir desta segunda-feira, 16 de setembro,  407 delegados eleitos nas etapas municipais da Conferência Nacional de Educação (Conae) estarão reunidos em Cuiabá, Hotel Fazenda Mato Grosso, para debater sobre o futuro que o Estado quer para a Educação no país. Durante quatro dias (até 19.09), das 8h à 18 horas, estudarão os 2.079  apontamentos feitos no documento nas etapas anteriores e construirão as proposta estaduais a serem apresentadas em fevereiro, na Capital Federal, durante a Conae-2014.

Com base no tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, foram construídos sete eixos de discussão que foram estudados em etapas  escolares, municipais e intermunicipais até chegar na etapa Estadual. Além do documento reformulado dentro das perspectivas matogrossenses, também serão eleitos os 54 delegados para representar o Estado na etapa Nacional.

Os participantes dessa grande encontro educacional foram eleitos a partir da participação nas etapas anteriores, nas quais tiveram composição de  segmentos de toda a sociedade civil e organizada. As instituições representadas são oriundas dos movimentos socias, estudantil, profissionais da Educação Infantil, Básica, Ensino Superior, dirigentes da educação, Conselhos, da iniciativa privada e rede pública.
Os eixos trabalhados em torno do tema principal serão: (1) O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; (2) Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; (3)– Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.

E ainda, (4) Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; (5) Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; (6) Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; (7) Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Serviço:
Quando: de 16 a 19 de setembro
Horário: 8h às 18h
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso

Roseli Riechelmann
Assessoria de Comunicação

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13759&parent=20

Brasil investe o mesmo percentual do PIB que a Suiça, mas...

DA AGÊNCIA BRASIL
Os investimentos totais em educação no Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passaram de 5,8% para 6,1%, de 2010 para 2011. No mesmo período, as aplicações diretas – excluídos financiamentos e pagamento de bolsas, passaram de 5,1% para 5,3%. O último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que, em relação a outros países, em 2010, o Brasil ultrapassou a Hungria (4,6%), a Itália (4,7%) e equiparou-se à Suíça (5,6%). As porcentagens, no entanto, escondem os valores reais e a má distribuição desses recursos no país.

O relatório da OCDE mostra que o Brasil aumentou significativamente o investimento de 2000 para 2010, mas ainda está abaixo da média dos países da organização, que é de 6,3% do PIB. A porcentagem significa que, por aluno de instituição pública, o país investe, por ano, US$ 2,96 mil. Os países cuja proporção foi ultrapassada ou equiparada, investem mais em termos reais. A Hungria investe US$ 4,8 mil, a Itália US$ 7,83 mil e a Suíça, US$ 12,8 mil.

leia mais:

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=172671

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
A 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil foi dividido em duas categorias.
1) A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:
  • a) Educação Infantil;
  • b) Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • c) Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental; e
  • d) Ensino Médio.
2) A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:
  • a) Educação Integral e Integrada;
  • b) Ciências para os anos iniciais;
  • c) Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
  • d) Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

entre no site:
http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/index.php?pagina=inscricao

Uma escola onde alunos e professores definem a pauta

É hora de começar a semana, mais uma segunda-feira na escola. Sentados em roda, cerca de 20 estudantes e professores aguardam o início da assembleia e definem a pauta numa lousa, enquanto a mesa, responsável por organizar e encaminhar a reunião, é formada por um educador e uma jovem estudante. Esse momento diz muito sobre a Politeia, uma escola democrática de ensino Fundamental localizada no bairro de Perdizes, zona oeste da cidade de São Paulo.
A assembleia discute temas pertinentes ao dia a dia escolar, que vão desde os grupos de pesquisa, passando pelas saídas do espaço escolar, às regras de convivência que todos terão de respeitar – como, por exemplo, o que pode ou não ser visto na internet. Todos têm voz e voto e apropriam-se de fato de seus direitos, colocando-se publicamente. Os mais jovens (por volta de 6 anos) também expõem argumentos, mas aos poucos, vão trocando a discussão política pelo brincar. Afinal, são crianças.
Percursos
“O grande desafio é despertar o interesse deles pelo conhecimento. O processo de alfabetização, por exemplo, deve partir de uma necessidade que eles sintam de aprender a ler e escrever. E tudo isso é permeado pelo brincar. A criança aqui não irá repetir os padrões de uma escola normal. E os pais geralmente entendem e apoiam essa escolha”, conta Yvan Dourado, professor-tutor da Politeia.
leia mais:
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/09/10/uma-escola-onde-todos-sao-iguais/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...