quinta-feira, 9 de março de 2017

ENEM 2017 será realizado em dois domingos de novembro

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira, 9, em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do debate e das mudanças para o aprimoramento do exame. “Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta essa ano”, destacou.
Já em relação à consulta pública, o ministro destacou a atitude corajosa da gestão. “Foi uma atitude corajosa do MEC porque, uma vez feita a consulta, você tem que contemplar a opinião pública. E nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, revelou que um dos pontos fortes da mudança é o reforço na segurança do candidato e do resultado do Enem. “Agora, o participante vai se sentir extremamente confortável por poder realizar a prova identificada. Ele vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”
São as seguintes as principais mudanças previstas:
Datas – A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.
Redação ­– Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.
Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.
Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.
A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.
Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.
O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.
Atendimento – A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.
Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.
Isenção – O Ministério da Educação seguirá concedendo a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior. Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
A comprovação, a partir do Enem 2017, será mais completa. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação da conformidade da informação.
Na edição de 2016, com 8.627.195 inscritos, 1,1 milhão deles (13%) sequer acessou o cartão de confirmação de inscrição. Além disso, 2,5 milhões (30%) faltaram ao exame. A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.
Em 2016, os pagantes representaram 23% (2 milhões) do total de inscritos e 77% dos inscritos não pagaram a taxa. Desses, 59% tiveram a carência deferida por comprovarem baixa renda e 18% por estudarem em escola pública.
Consulta – Disponível de 18 de janeiro a 17 de fevereiro, a consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 601.352 respostas.  A população foi consultada sobre três aspectos. A primeira pergunta questionava se a aplicação deveria manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração. Trinta e seis por cento dos respondentes votaram por prova em um dia, mas a maioria, 63,7%, preferiu a manutenção em dois dias.
A segunda pergunta complementava a anterior ao consultar a população se, caso o exame continuasse sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser essas opções. Quarenta e dois por cento votaram por provas em dois domingo seguidos, 34% por domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), e 23%, a minoria, votaram pela manutenção das provas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana. A terceira questão buscou a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador, mas 70% votaram contra.  Também foi dada ao participante a oportunidade de fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto de, no máximo, 300 caracteres.
  • Acesse aqui a apresentação.


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Cuiabá: Primeiro passo para implantação da Escola em Tempo Integral

Foto: Jorge Pinho

RUAN CUNHA

O primeiro passo para implantação do Tempo Integral na rede municipal de Educação foi dado, nesta quarta-feira (08), pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pelo vice Niuan Ribeiro, com a assinatura do decreto que institui a comissão formada exclusivamente para definir as diretrizes de estudo acerca do projeto.
A coordenação do projeto piloto Escola em Tempo Integral, sob gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME), contará também com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
Ambas as instituições têm dois membros, um titular e outro suplente, na composição da comissão que irá elaborar estudos em torno da viabilidade teórica, metodológica, financeira e organizacional em uniformidade dentro de um prazo estabelecido de 90 dias, a partir da publicação do decreto.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância dessa parceria com os segmentos da Educação para a efetivação do projeto. “Nossa preocupação com a educação é tão grande que estamos assinando este decreto criando uma comissão para começar o processo de discussão. Nada de goela abaixo. O processo de discussão passa pela participação dos profissionais, dos técnicos, do Sintep e da UFMT para começarmos a construir juntos esse projeto para revolucionar a educação em Cuiabá”, destacou.  
Além das instituições ligadas à educação, a Câmara Municipal também participará de modo voltado para o acompanhamento da construção do projeto bem como sugestões e até mesmo orientação processual.
Escola Piloto
O piloto do projeto Escola em Tempo Integral gira em torno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Francisca de Arruda Martins, conhecida como CAIC Eldorado, localizada no bairro Jardim Eldorado.
A escolha da unidade escolar foi definida após vistoria ‘in loco’ onde foram avaliados o espaço físico e suas possibilidades de adequações tanto no quesito arquitetônico quanto no âmbito pedagógico, além de relevar o aspecto social.
“Até na escolha do colégio CAIC Eldorado foi analisada. Não foi uma escolha aleatória. Em estatísticas oficiais, o Jardim Eldorado é o bairro mais violento de Cuiabá o que compromete o futuro das nossas crianças que lá residem e estudam. Então tudo teve um sentido”, explicou o prefeito.
Sintep
O sindicato reiterou a importância da movimentação inicial das discussões do processo e atrelou ao projeto a importância da inclusão da valorização salarial do profissional da educação dentro da construção do processo.
Nessa perspectiva foi elencado pelo Sintep o retroativo da progressão de carreira dos profissionais da educação que se estende há mais de 20 anos.
Nessa linha, o prefeito Emanuel Pinheiro, em conjunto com a secretária de Educação Mabel Strobel, aproveitou para entregar o cronograma de pagamento do retroativo à classe programada em R$ 1,2 milhão a serem pagos entre as folhas de salariais de abril e novembro de 2017.
“Precisamos estar alinhado com o Sintep, com os trabalhadores para enfrentarmos juntos os desafios. Nesse sentido, a valorização dos profissionais é o nosso compromisso. Com isso entregamos o cronograma de pagamento que será religiosamente cumprido”, afirmou Emanuel.
Projeto
A implantação do período integral na rede de educação do município de Cuiabá está prevista dentro do Plano Municipal de Educação e esboçada no Plano de Governo do prefeito apresentada durante a campanha eleitoral.
“O prefeito Emanuel Pinheiro definiu prioridades para a área de Educação porque a proposta que ele se comprometeu a seguir é a do Plano Municipal de Educação. A gestão atual reconhece que essa já é uma proposta, apenas definiremos as prioridades nelas constantes”, garantiu a secretária Mabel Strobel.
Ainda sobre a futura implantação do projeto, Niuan Ribeiro listou como referência países como Finlândia, Coreia do Sul, Chile e Irlanda que já possuem o período integral dentro da rede de ensino. Ele acredita que o projeto piloto marcará a gestão da prefeitura na área da Educação.
“As maiores nações do mundo são grandes porque investiram na educação e eu não vejo maior contribuição que a gente possa deixar para Cuiabá que não seja essa. Essa semente será plantada por meio desse decreto que trabalharemos em prol da educação em tempo integral”, avaliou. 
















































































































Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...