sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Aulas do 1°mestrado indígena do Centro-Oeste são realizadas em MT e contam com 20 alunos

Por G1 MT

As aulas do 1° mestrado indígena do Centro-Oeste começam nesta sexta-feira (7) no no Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá.
O curso é ofertado pela Faculdade Indígena Intercultural (Faindi).
A Unemat informou que estão matriculados 20 índios de 11 etnias diferentes. A primeira turma de mestrandos conta com índios das etnias Bororo, Chiquitano, Ikipeng, Manoki, Munduruku, Pareci, Surui, Tapirapé, Terena, Umutina e Xavante.

Com 360 horas-aula e duração de 14 a 24 meses, o programa funciona na modalidade presencial. O curso tem a área de concentração em ensino, com linhas de pesquisa ‘Ensino e linguagens em contexto intercultural’ e ‘Ensino, docência e interculturalidade’.

A prova de seleção foi realizada no último dia 20 de outubro e teve 96 inscritos. O processo de seleção contou com as etapas de avalização de projeto de pesquisa e análise de currículo.
A Unemat é pioneira no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001. Desde o início da oferta de educação escolar para indígenas, a universidade já formou 450 professores e especializou 140 deles.
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...