quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Menina-prodígio começa mestrado em microbiologia aos 13 anos na Índia


Em um país onde muitas garotas ainda são desencorajadas de ir à escola, Sushma Verma teve uma infância nada típica. Aos 13 anos, a filha de uma família pobre do norte da Índia foi matriculada  na universidade para obter um mestrado em microbiologia depois que seu pai vendeu parte do terreno onde moram para ajudar a financiar a formação da menina - na esperança de levar ela à crescente classe média indiana. Verma terminou o ensino médio aos 7 anos e obteve um diploma de graduação aos 13 - marcos que, ela garante, só foram possíveis graças ao sacrifício e apoio dos pais.
"Eles me permitiram fazer o que eu queria", afirmou Verma, falando em hindi, sua língua nativa, durante uma entrevista no último domingo. "Espero que outros pais não imponham suas escolhas aos filhos."
Sushma vive um cotidiano modesto com seus três irmãos mais novos e o pai. Come, dorme e estuda com eles em um apertado apartamento de um só quarto em Lucknow, capital do Estado de Uttar Pradesh. A única fonte de renda é o pagamento diário de até 200 rupias recebido pelo pai, que trabalha em canteiros de obras - o equivalente a cerca de US$ 3,50 por dia. Os pertences mais valorizados por eles incluem um mesa de estudos e um computador de segunda mão.
leia mais:

http://noticias.terra.com.br/educacao/menina-prodigio-comeca-mestrado-em-microbiologia-aos-13-anos-na-india,6b00f70808131410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Senado altera meta do PNE sobre alunos com deficiência na educação básica

Alvo de polêmica, a Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação) recebeu uma nova proposta de redação no Senado. O relatório apresentado nesta quarta-feira (18) muda a redação da meta que trata do acesso de alunos com deficiência à educação básica, atendendo a pais e entidades ligadas à educação. O texto foi proposto pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e deve ser votado na próxima semana.
O PNE estabelece metas para o setor para os próximos dez anos. No mês passado, entidades ligadas à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, como as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Sociedade Pestalozzi protestaram contra as modificações feitas no Senado na Meta 4.
A versão aprovada na Câmara dos Deputados dizia que é preciso universalizar para a população com deficiência entre 4 e 17 anos o acesso à educação, preferencialmente na escola regular. No entanto, a redação aprovada na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado retirou a palavra "preferencialmente" do texto.
leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/18/senado-altera-meta-do-pne-sobre-alunos-com-deficiencia-na-educacao-basica.htm

Maior biblioteca pública da Europa tem 10 andares, jardim suspenso e wi-fi

Biblioteca de Birmingham
Esqueça a imagem de livros de páginas amareladas, acumulados em prateleiras poeirentas. Combinando arquitetura, inovações e raridades shakespearianas, a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes redefine o conceito de local de conhecimento.
Localizada a cerca de 2 horas de Londres, a nova biblioteca de Birmingham deve atrair 3,5 milhões de frequentadores por ano, de acordo com as expectativas da organização. Com wi-fi gratuito em seus 10 andares e jardins suspensos, o prédio faz parte do plano de renovação da segunda maior cidade inglesa, mas já serve como referência a outras grandes bibliotecas no velho continente.
 
UOL visitou o local, inaugurado no dia 3 de setembro pela jovem paquistanesa Malala Yousafzai. A ativista, que foi levada para Birmingham para receber tratamento após ser baleada pelo Talibã por defender a educação de meninas em seu país, mora atualmente na cidade.
 
leia mais:
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/18/maior-biblioteca-publica-da-europa-tem-10-andares-jardim-suspenso-e-wi-fi.htm

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...