Criado e bancado pelo governo federal para elevar o nível do ensino fundamental o Programa Mais Educação está sendo executado dentro de um curral na Comunidade de Laranjeira a 80 quilômetros de Cáceres. Além das condições inapropriadas, a estrutura da escola que atende a comunidade está em péssimas condições, assim como os veículos do transporte escolar.
Estas informações constam de uma denuncia feita há duas semanas pelo Conselho Municipal de Educação a Câmara de Vereadores e ao Ministério Público Estadual (MPE).
No documento assinado pelo presidente Laécio Neves Cardoso, o Conselho pede a interdição imediata da escola e a realização de vistoria por parte da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
A medida segundo o Conselho, foi tomada diante da falta de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em resolver a questão.
VEJA ABAIXO A DENUNCIA ENCAMINHADA À CÂMARA:
Dirigimo-nos a Vossa Excelência para apresentar fatos que ocorreram nos processos 015512 e 015612, ambos da Escola Municipal Laranjeira I (situada no assentamento Antônio Conselheiro, BR-070, a 85 km da cidade de Cáceres-MT) e que tratam respectivamente da solicitação de Recredenciamento da Instituição de Ensino para o funcionamento da Educação Básica, e Renovação de Autorização para a oferta da Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil (Pré-Escola de 04 e 05 anos) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), bem como a Autorização da modalidade EJA – Educação de Jovens (1º Segmento). É importante ressaltar que os Atos autorizativos da instituição de ensino em pauta estavam vencidos desde 31/12/2009.
Para continuar lendo, acesse: http://www.jornaloeste.com.br/?pg=noticia&idn=30928
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Rumos da educação são tema de evento em São Paulo
Com o intuito de disseminar e estimular a troca de conhecimentos sobre quais são as possibilidades e inspirações para construir uma educação de qualidade, a edição 2014 da feira e congresso Educar Educador vai debater os rumos do setor no Brasil. “É fundamental falarmos de educação olhando para frente. As crianças que estão na escola hoje vão ser adultos em uma realidade diferente da atual, com novas tecnologias, contextos e práticas”, afirma Vera Cabral, consultora de educação da Bett Brasil.
Há mais de 20 anos no mercado educacional brasileiro, o evento no ano passado foi comprado pelo grupo europeu que organiza a Bett Show, feira internacional voltada a tecnologias educacionais. Ao todo, seis congressos pedagógicos vão acontecer simultaneamente entre os dias 21 e 24 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista. São eles: Bett Brasil, sobre educação e tecnologia; 21o Educador, que debaterá os rumos da educação; 10º Educador Management, que aborda temas de gestão de educação; 11º Avaliar, sobre avaliação educacional; 9 º Infância & Cia, sobre temas de educação infantil e séries iniciais; e 3º Profitec, relacionado a educação profissional e tecnologia.
Todo o evento foi estruturado em torno da temática “Uma verdadeira imersão para a excelência em educação. Que rumo seguir?”. Na tentativa de responder a essa questão uma das palavrinhas mais recorrentes entre os educadores é colaboração. “Hoje em dia a busca por soluções envolve todo mundo, Estado, gestores, empreendedores. É unânime o desejo por uma educação melhor, de qualidade. Não é um anseio exclusivo do setor público, mas sim da sociedade como um todo”, reforça Vera Cabral.
Isso reflete também na diversidade das especialidades dos mais de 200 palestrantes convidados para o evento. Entre eles têm educadores, sociólogos, jornalistas, pedagogos, especialistas em tecnologia da informação, em marketing, arquitetos, filósofos e até uma futurista – afinal, a proposta é exatamente debater o futuro da educação.
“Talvez na educação a solução não esteja apenas entre os educadores. Para uma revolução ou uma renovação acontecer, é necessário aproximar da discussão inclusive gente que não tem nada a ver com educação”
A futurista é Beia Carvalho, que também é consultora de negócios. Para ela, pensar no futuro da educação é pensar em mudança. “Entender que o mundo está mudando e que isso vai refletir em todas as áreas já faz as pessoas pensarem diferente e se abrirem para o novo. O nosso modelo de educação está atrasado e precisa se transformar para se adequar as novas demandas sociais”, explica.
Ela questiona inclusive quem serão os principais atores dessa mudança. Argumenta que grandes ideias que transformaram setores inteiros não partiram de iniciativas internas. Por exemplo, sites como o Booking.com e o TripAdvisor de reservas on-line e avaliação de hotéis e restaurantes, que transformaram o setor por facilitar as transações e reunir opiniões de clientes, não foram feitos por proprietários de estabelecimentos. Outro caso é o PayPal, sistema de transferência de dinheiro e pagamentos on-line, que não foi criado por instituições financeiras.
“Nessa linha, talvez na educação a solução não esteja apenas entre os educadores. Para uma revolução ou uma renovação acontecer, é necessário aproximar da discussão inclusive gente que não tem nada a ver com educação. A heterogenia de visões, de áreas e de idade enriquecem muito o debate, principalmente quando trabalham juntos em prol de um objetivo comum.”
Para quem se interessar em participar do evento e de debates como este, as inscrições para as palestras podem ser feitas pela internet e custam entre R$700 e R$1.400. A entrada na feira é gratuita.
Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem
A publicação dedicada a educadores é o resultado de uma adaptação para o cenário brasileiro de tópicos e objetivos de aprendizagem incluídos na publicação "Orientação técnica internacional sobre educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências para escolas, professores e educadores em saúde, volumes 1 e 2", publicada pela UNESCO, Paris, em 2009, em parceria com UNFPA, UNICEF e OMS no âmbito da UNAIDS. A intenção consiste em fornecer orientações para o desenvolvimento de currículos adaptados aos locais onde serão aplicados.
O status de desenvolvimento do Brasil e a experiência prática nessa área certamente podem apresentar aspectos inovadores e servir como referências para versões futuras dessa orientação técnica internacional, assim como seus tópicos e objetivos de aprendizagem para a educação em sexualidade.
O interesse da Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com organizações especializadas na área, é de analisar nacionalmente os conteúdos desses tópicos para incorporar a rica experiência brasileira nas análises internacionais. Por outro lado, considerando a possibilidade de se adaptar os tópicos do cenário local, é necessário obter a validação dessas orientações por especialistas brasileiros nas áreas de gênero e sexualidade, de forma a garantir a relevância e a adequação dos conteúdos para cada público-alvo no território nacional.
Brasília: UNESCO, 2014. 53 p., illus. ISBN: 978-85-7652-189-1
- Download gratuito (PDF)
- Clique aqui para saber como solicitar cópia impressa.
- Contato: grupoeditorial(at)unesco.org.br
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/orientacoes_tecnicas_de_educacao_em_sexualidade_para_o_cenario_brasileiro_topicos_e_objetivos_de_aprendizagem/#.U3aGbdJdXkw
Projeto de Lei cria programa de saúde vocal do professor
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (14) as emendas do Senado ao Projeto de Lei 1128/03, do ex-deputado Carlos Abicalil, que autoriza o Executivo a criar o Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor da Rede Pública.
O programa consiste em exames de prevenção odontológica, atendimento médico e fonoaudiológico para reabilitação vocal e treinamento semestral ministrado por médicos e fonoaudiólogos sobre saúde vocal e uso adequado da voz.
O programa consiste em exames de prevenção odontológica, atendimento médico e fonoaudiológico para reabilitação vocal e treinamento semestral ministrado por médicos e fonoaudiólogos sobre saúde vocal e uso adequado da voz.
Relator na comissão, o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) acolheu as emendas propostas pelo Senado e defendeu a aprovação da proposta. Ele afirmou que as emendas resolvem problemas de inconstitucionalidade e falhas de técnica legislativa, mas não desvirtuam o objetivo original da proposição.
Felipe explicou que as duas primeiras emendas do Senado Federal atribuem ao projeto caráter autorizativo, a fim de repassar ao Poder Executivo a competência de criar o programa.
Ainda segundo o relator, as demais emendas corrigem imprecisões terminológicas e incluem os médicos otorrinolaringologistas, além dos fonoaudiólogos, em algumas das ações de saúde previstas no programa.
Tramitação
As emendas do Senado, que também foram aprovadas pela Comissão de Educação, serão ainda analisadas pela Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, o texto segue para o Plenário.
As emendas do Senado, que também foram aprovadas pela Comissão de Educação, serão ainda analisadas pela Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, o texto segue para o Plenário.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/468142-SEGURIDADE-APROVA-EMENDAS-A-PROJETO-QUE-CRIA-PROGRAMA-DE-SAUDE-VOCAL-DO-PROFESSOR.html
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