quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Várzea Grande: Prefeitura decreta ponto facultativo o dia 14.11

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, por meio do Decreto n° 67/2016, tornou ponto facultativo a próxima segunda-feira (14) em todos os órgãos da administração direta e indireta, com exceção dos órgãos prioritários cujas atividades não podem sofrer solução de continuidade e que desempenham serviços essenciais à população.
O ponto facultativo antecede o feriado da terça-feira (15), quando se comemora a Proclamação da República. O decreto que consta a medida foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios.
Vale destacar que os serviços essenciais como a saúde pública, Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviços Públicos (coleta de lixo), funcionarão em sistema de plantão. 
Reporter
Kátia Passos
Foto
Robson Silva/ Secom
Fonte
Secom 
http://www.varzeagrande.mt.gov.br//conteudo/16074

Resultado do recurso de candidatos a Gestores da Rede Pública de Educação de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação divulgou neste dia 09/11, o Resultado do Recurso interposto pelos candidatos a Gestores da Rede Pública de Educação de Cuiabá.

Veja o resultado, abaixo:

Resultado do Recurso de Candidatos a Gestores da Rede Pública de Cuiabá

http://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=36444

Prêmio Gestão Escolar: Diretora da EE Odorico Leocádio da Rosa representa MT em intercâmbio nos EUA

Premiados de todos os estados ficam na capital federal até o próximo sábado, quando embarcam para os Estados Unidos.
Viviane Saggin Educação 

A diretora da Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis, Cilene Moreira Santos, viajou nesta terça-feira para Brasília (DF) onde cumpre agenda juntamente com outros gestores de escolas de todo o Brasil vencedores do Prêmio Gestão Escolar 2015/2016. Os diretores permanecem na capital federal até o próximo sábado (11.11), quando embarcam para um intercâmbio nos Estados Unidos para conhecer experiências locais de gestão nas unidades de ensino.
Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a iniciativa premiou 27 diretores, sendo um de cada estado e do Distrito Federal.
Cilene, que assumiu a direção da unidade escolar em janeiro deste ano, se diz honrada em representar Mato Grosso. “Receber esse prêmio é colher os frutos do trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe. Sabemos que alcançá-lo exigiu envolvimento de todos no processo, bem como a certeza de que vale apena fazer uma educação de qualidade, não só pelo prêmio em si, mas pelos bons resultados que a escola consegue apresentar”, afirma a diretora.
A EE Odorico Leocádio da Rosa foi a representante da região Centro-Oeste e ficou entre as cinco melhores do país – se destacando pelo trabalho em equipe, comprometimento dos profissionais, parceria com os pais e responsáveis, além de diversidades de projetos pedagógicos, entre eles esportivos e musicais para o público escolar. “O ponto forte é o foco na aprendizagem. Para isso desenvolvemos um trabalho em conjunto com equipe gestora, pais, professores e demais pessoas envolvidas, direta ou indiretamente com a educação dos nossos alunos. Acreditamos que os estudantes são da escola e não de determinado professor. Com isso, todos se preocupam com a aprendizagem, não só dos alunos, mas também daqueles que ensinam”.
De acordo com ela, a gestão da escola valoriza os resultados externos e, a partir deles, juntamente com os resultados internos, promove avaliação e replanejamento das ações. “Ao participar do prêmio, a comunidade escolar disseminou o trabalho e as experiências vivenciadas, tendo resultados de gestão e aprendizagem positivas”, finaliza.
Agenda em Brasília
Nesta terça-feira, das 21h às 23h, o grupo acompanha a apuração das Eleições Americanas na Casa Thomas Jefferson - um Centro Binacional, sem fins lucrativos, fundado em 1963, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.
Na quarta-feira, os gestores participam de reunião preparatória para o intercâmbio, com a presença da secretária de Estado da Educação de Rondônia e vice-presidente do Consed, Fátima Gavioli, e da Adida Cultural da Embaixada dos EUA, Megan Ellis.
Na quinta, visitam as escolas premiadas no Distrito Federal: Centro de Ensino Fundamental Polivalente e Centro de Ensino Fundamental 08 de Taguatinga.
No período da tarde eles assistem a palestras sobre inovações na educação: Movimento Maker na educação (modelo inovador de educação que estimula o aprendizado por meio do fazer) e Programa GLOBE, uma parceria entre a Agência Espacial Americana (NASA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) - que visa promover o ensino prático e a aprendizagem da ciência, melhorar a educação ambiental e estimular a descoberta científica.
Na sexta-feira, das 9h às 12h, acompanham a Olimpíada do Conhecimento. À tarde, conhecem os principais pontos turísticos de Brasília. O embarque para os EUA está marcado para o sábado, às 18h.
Programação nos Estados Unidos
Nos três primeiros dias em terras americanas o grupo se hospeda em Washington, onde participam de um seminário internacional da educação. Os diretores também conhecerão modelos de educação do país e unidades escolares.
Em seguida o grupo será subdivido e partirão para um estado anfitrião.
O prêmio
O Prêmio Gestão Escolar faz parte do Educadores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor.
O Educadores unificou ainda o prêmio Professores do Brasil. O primeiro estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica. O segundo, instituído em 2005, premia o professor que se destaca.
Cerca de 34 mil escolas já participaram do prêmio Gestão Escolar desde a primeira edição, em 1999. São avaliadas as gestões pedagógica, participativa e de infraestrutura. Em 2014, o prêmio passou a ser bianual. Nos anos ímpares, há a seleção e premiação. Nos pares, os gestores inscritos no ano anterior recebem treinamento.

http://www.mt.gov.br/-/5240537-diretora-de-escola-vencedora-de-premio-representa-mt-em-intercambio-nos-eua

Governo sanciona Lei que institui o biênio da Matemática no Brasil

Olimpíada e congresso internacionais, dois dos maiores eventos da matemática no mundo, acontecerão no Brasil em 2017 e em 2018, respectivamente
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) a Lei 13.358/16, que institui, no período de 2017 a 2018, o Biênio da Matemática Gomes de Sousa. O título do biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-64), pioneiro no estudo da matemática no Brasil.
A proposta foi uma iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Wilson Filho (PTB-PB) e Pedro Fernandes (PTB-MA) para dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018. Dois dos maiores eventos da matemática no mundo, ambos acontecerão no Brasil.
“Nobel”
O deputado Alex Canziani ressaltou a importância da realização dos eventos no País. “É a primeira vez, em 110 anos, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes, hoje celebra a conquista de um 'Nobel' da matemática”, lembrou.
Ele se referia ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, que, em 2014, recebeu a Medalha Fields, popularmente conhecida como o “Nobel” da matemática. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América Latina.
Estímulo
Canziani, que é presidente da Frente da Educação, explicou ainda que a Olimpíada da Matemática envolve estudantes do ensino médio do mundo todo. “É um estímulo para o desenvolvimento da educação matemática em cada país”, disse.
Já o congresso internacional tratará de diversos campos específicos, além de evidenciar iniciativas ligadas ao ensino de matemática no país-sede. Canziani disse esperar que o biênio ajude a promover a cultura da matemática e a difundir do valor da educação matemática no País.
Da Redação/RM
Com informações da Agência Senado e da Frente Parlamentar Mista da Educação


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Comissão que analisa MP do Ensino Médio tem nova audiência hoje

Os parlamentares discutirão o assunto com representantes de estudantes e de professores
comissão mista responsável por analisar a medida provisória que reforma o ensino médio (MP 746/16) promove hoje mais uma audiência pública para debater o tema. A MP cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, flexibiliza disciplinas curriculares obrigatórias e eleva a carga horária mínima anual, progressivamente, das atuais 800 horas para 1.400 horas.
Foram convidados para a audiência:
- a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes;
- a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral;
- o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Tojeira Cara;
- a presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Eblin Joseph Farage;
- a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Iria Brzezinski;
- a coordenadora do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio, Monica Ribeiro da Silva; e
- a presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz.
O debate está marcado para as 14h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Os cidadãos que desejarem participar com perguntas e comentários podem fazê-lo pelo Portal e-Cidadania ou pelo telefone Alô Senado (0800-612211)

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação - MB

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Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE mostra desafios para a educação

Os principais resultados do monitoramento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE): 2014-2024 foram divulgados na tarde desta terça-feira, 8, em Brasília, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O relatório traz dados relativos ao 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE, de 2014 a 2016.
A apresentação aconteceu no auditório do Conselho Nacional da Educação e os resultados revelaram tendências e desafios para as políticas públicas educacionais até 2024, principalmente em relação à qualidade, condições de oferta e universalização da educação básica; educação técnica e profissional; ensino superior e pós-graduação; formação de professores e valorização dos profissionais da educação; financiamento, custos e investimentos em educação.
O Inep é o órgão responsável pela produção de estudos e informações que subsidiem o acompanhamento do plano. "Com essa publicação, entregamos à sociedade brasileira uma análise atualizada sobre a evolução do cumprimento das metas nacionais e permite dimensionar os desafios que se impõem para o alcance dos objetivos traçados", defende a presidente do órgão, Maria Inês Fini.
A atualização da publicação, a cada dois anos, permitirá, em conjunto com outros indicadores e estudos divulgados pelo instituto, o acompanhamento sistemático do PNE. "O relatório nos auxiliará a compreender se o direito à educação de qualidade para todos está sendo efetivamente usufruído e se oportunidades educacionais têm se distribuído de forma mais equitativa no interior da sociedade brasileira", concluiu.
O relatório atualiza os indicadores selecionados e anteriormente divulgados no documento PNE – Linha de Base, em 2015, e incorpora modificações e aprimoramentos nos indicadores, a partir de sugestões dos pesquisadores do Ministério da Educação (MEC) e de instituições que compõem o Fórum Nacional de Educação (FNE) ligados ao monitoramento, assim como de participantes da consulta pública sobre a Linha de Base, realizada em 2015.
Fontes – As informações foram extraídas do Censo da Educação Básica, de 2015; Censo da Educação Superior, de 2014; Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2013; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2014; Censo Demográfico, de 2010; Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Estadic/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2014; Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic/IBGE, de 2014. As informações sobre pós-graduação vêem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2014.
Plano Nacional de Educação – O PNE reúne um conjunto de aspirações e finalidades para a educação brasileira, expressas em 10 diretrizes, 20 metas e em um conjunto de 254. Enquanto as diretrizes congregam macro-objetivos voltados à melhoria da educação brasileira, as metas delimitam patamares educacionais concretos que devem ser alcançados no país. Já as estratégias constituem os meios para o planejamento das políticas públicas, que visam, a princípio, o alcance definitivo das metas e, como resultado final do Plano, a consolidação das diretrizes.
Clique aqui para acessar o relatório
Assessoria de Comunicação Social 

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/relatorio-do-1%C2%BA-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-pne-mostra-desafios-para-a-educacao?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...