terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

SEDUC: Governo garante concurso e tranquiliza trabalhadores da Educação


A primeira reunião deste ano entre o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de (Sintep-MT) foi marcada pela troca de informações a respeito do concurso público, que será realizado ainda neste ano pelo Governo. O encontro ocorreu na sede da Seduc nesta segunda-feira (06.02), no qual foram abordados também outros assuntos relacionados à Educação.A garantia repassada pelo secretário tranquilizou a categoria. Marco Marrafon destacou que a Seduc pretende, no mês de março, divulgar o edital do certame, que prevê o preenchimento de 5.748 vagas para os trabalhadores da Educação Básica, contemplando todos os níveis de formação.
O secretário informou que o pedido para a realização do concurso encontra-se em tramitação na Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) para análise, em conformidade aos preceitos legais, e reforçou que é de interesse da Seduc dar o máximo de celeridade possível no andamento do processo.
Além da Seges, o documento deverá também ser apreciado pelas Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan-MT) e de Fazenda (Sefaz-MT), antes de ser devolvido à Seduc, com a autorização do governador Pedro Taques para a realização do concurso.
“A nossa intenção é de dar início à convocação dos aprovados ainda neste ano. O concurso público é uma prioridade do Governo e uma realidade que o profissional da Educação pode ter certeza que irá acontecer”, disse Marrafon.
Esclarecendo todos os questionamentos da categoria na conversa, o secretário se mostrou favorável à criação de um movimento, envolvendo Sintep e Seduc, para a realização de atendimentos médicos aos profissionais da Educação em todo o Estado. O posicionamento ocorreu em resposta à indagação do presidente da categoria, Henrique Lopes, de que um elevado percentual de trabalhadores apresenta problemas de saúde relacionados à profissão.
Na conversa, Marrafon aproveitou a oportunidade para enfatizar que a lei complementar estadual referente ao teto de gastos, que deverá ser discutida na Assembleia Legislativa (ALMT) em breve, não afetará a área da Educação. Além disso, o secretário se comprometeu a avaliar a proposta do Sintep de alterações no Processo de Atribuição de aulas dos professores contratados. O Sindicato defende que o Processo tenha validade de três anos e que seja contínuo.
Marco Marrafon ainda se mostrou sensível à realização de fóruns junto à categoria, para discutir abertamente temas que envolvam a Lei de Gestão Democrática, sobretudo assuntos relacionados aos mandatos de diretores das escolas, como quaisquer outros dedicados à melhoria da Educação da rede estadual.
“A nossa busca é por um diálogo cada vez maior, que seja capaz de construir. Sabemos que, muitas vezes, divergências podem existir, mas o principal é que todos nós queremos o mesmo objetivo, que é uma educação pública de qualidade. Vamos conversar, aparar as arestas, fortalecer a união, pois, com união superamos os desafios”, pontuou Marrafon.
 O presidente do Sintep, Henrique Lopes, considerou a reunião produtiva e disse que espera que encontros do tipo sejam mais frequentes, para que o diálogo continue avançando.
“Entendemos essa atitude como sendo muito importante, pois demonstra que todos estão preocupados no sentido de tentar promover o processo educacional. Só se alinha o debate se encontrando e é pelos encontros que se demarca a trajetória na qual queremos seguir coletivamente”, concluiu.
Também participaram da reunião os secretários-adjuntos da Seduc, Luciano Bernat (Executivo), Edinaldo Gomes (Política Educacional) e Marioneide Kliemachewski (Gestão e Inovação).​
Helson França
Assessoria Seduc-MT



http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Governo-garante-concurso-e-tranquiliza-trabalhadores-da-Educa%C3%A7%C3%A3o.aspx

Para brasileira da NASA, país sofre com “evasão de cérebros”

"Eu, por exemplo, fui embora do Brasil porque perdi a confiança do governo brasileiro em investir em ciência", diz Duília de Mello



Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...