quinta-feira, 12 de junho de 2014

Coral da EMEB Elza Luiza Esteves será uma das atrações da Arena Cultural

Foto: Jorge Pinho (SME)
O coral “Sonhos”, formado por alunos da escola municipal Elza Luiza Esteves, será uma das atrações da abertura da Arena Cultural Cuiabá, nesta quinta-feira (12). A apresentação será às 21h no palco principal da Arena.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Francisca Bezerra Mendes, o coral, formado por 70 crianças, apresentará um repertório formado por 10 músicas de artistas regionais, entre elas Vem Cá Morena, Pixé, Falar Cuiabano, Cuiabá muito prazer.
“Para finalizar vamos fazer uma apresentação com a música ‘Vivir Mi Vida’, do cantor Marc Anthony, em homenagem à comunidade latino-americana, cuja presença está muito forte em Cuiabá por conta da copa do mundo”, disse a coordenadora.
Os alunos do coral estarão caracterizados com vestimentas típicas dos oito países que jogarão na Arena Pantanal.
Francisca Bezerra ressalta que foram quase dois meses de ensaio e preparação com o coral para deixar tudo perfeito para esse momento. “Estamos preparando uma linda apresentação, que, com certeza, vai emocionar o público presente”.
O coral Sonhos é desenvolvido em parceria com o projeto Artes nas Comunidades, promovido pela Associação Cultural Cena Onze. O projeto oferece oficinas de teatro, dança e música para cerca de 650 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que participam de programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como o Siminina, Projovem e PETI.
A Arena Cultural está localizada no Memorial João Paulo II, na Morada do Ouro, e funcionará entre os dias 12 e 24, das 19h às 2h da manhã, com várias apresentações culturais, além de exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura. A entrada será gratuita.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/coral-da-escola-elza-luiza-esteves-sera-uma-das-atracoes-da-arena-cultural/9089

Emissora de rádio faz sucesso com alunos da educação infantil

Os programas de rádio, com duração de 20 minutos, são gravados e podem ser ouvidos pelos estudantes nos horários de recreação (foto: arquivo da Secretaria de Educação de Volta Redonda)
Uma rádio, que vai ao ar com participação ativa de crianças de 3 a 5 anos, faz sucesso entre os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, suas famílias e moradores do município fluminense de Volta Redonda. Implantada em 2013, pela professora Ana Paula Corrêa de Oliveira Coelho, a Rádio Monteiro Lobato tornou-se conhecida na cidade como Rádio Monteirinho.
“Desenvolver um projeto de rádio, com a participação ativa das crianças, foi meu maior desafio”, diz a pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, há 21 anos na área de educação infantil. Ana Paula, que trabalha como implementadora de informática desde 2007, explica que o projeto foi uma orientação da Coordenação de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda. Ele foi desenvolvido anteriormente por Patrícia Osório, implementadora de informática na Escola Municipal Rubens Machado, com alunos do ensino fundamental.
A grande referência de Ana Paula em seu trabalho é o educador Paulo Freire [1921-1977]. Para ele, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. Por isso, as atividades que ela promove no laboratório de informática visam a um trabalho integrado com a sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem significativa para as crianças.
Com uma programação variada, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.
A definição dos temas é feita durante as chamadas “reuniões de pauta”, quando Ana Paula reúne os representantes de cada turma. “Em conversa com os alunos, vou instigando e anotando as ideias que vão surgindo”, revela. O passo seguinte é a realização das entrevistas. Os estudantes percorrem as salas de aula para ouvir professores e demais colegas.
Difusão — Os programas, com duração total de 20 minutos, são gravados e podem ser ouvidos pelos estudantes nos horários de recreação. São apresentados também durante as reuniões com pais e responsáveis. Para que qualquer pessoa possa ouvir os programas, em qualquer lugar e a qualquer momento, arquivos de áudio (podcast), geralmente no formato MP3, são postados no blogue dos implementadores de informática de Volta Redonda.
“A experiência da Rádio Monteirinho foi maravilhosa. Os alunos ficaram empolgados, e a comunidade abraçou o projeto”, ressalta a pedagoga Tatiana da Silva Vicente, que em 2013 trabalhava com uma das turmas participantes. Com pós-graduação em psicopedagogia e experiência de 14 anos na área da educação, Tatiana salienta que o projeto foi bem-sucedido.
“As crianças desenvolveram a linguagem oral, a percepção e a atenção auditiva, ampliaram o período de atenção e a concentração”, destaca. Além disso, ela cita a melhoria na socialização e no desenvolvimento da expressão corporal. “Os alunos sentavam-se juntos para ouvir os programas e, quando tocava alguma música agitada, logo criavam coreografias.”
Atual diretora-adjunta do Centro de Educação Monteiro Lobato, Tatiana está empolgada com as novidades previstas para este ano. “A implementadora Ana Paula pretende abrir um espaço na rádio para as famílias atuarem ativamente e divulgarem seus produtos artesanais”, afirma.
Repercussão — Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o projeto teve boa repercussão. “Recebemos cumprimentos até de pessoas de outros municípios da região”, ressalta.
Pedagoga, com pós-graduação em gestão escolar, há 22 anos no magistério, 12 dos quais na direção, Paula Cristina entende ser de fundamental importância o uso de novas tecnologias na escola. “O trabalho se torna mais dinâmico e instigante, contemplando assim todas as linguagens — visual, auditiva e cinestésica”, diz. Para ela, as tecnologias estão presentes no uso de jogos on-line e off-line, produção de fotos, vídeos, músicas, filmes e outros meios que contribuem para dinamização e enriquecimento de todo processo de ensino-aprendizagem.

Fátima Schenini

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20523

Educação, satisfação pessoal e saúde são prioridades no país, diz índice

Índice de qualidade de vida da OCDE ganha versão em português.
Ferramenta permite comparar prioridades de diferentes países.

Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo



Educação, satisfação pessoal e saúde são as prioridades do brasileiro em termos de qualidade de vida, segundo o Índice para Uma Vida Melhor (Better Life Index, em inglês), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para tentar mensurar o nível de bem-estar nos países.
O índice, lançado em 2011, é uma ferramenta colaborativa na qual os moradores de cada país classificam, por ordem de relevância, 11 tópicos: moradia, renda, trabalho, comunidade, educação, meio ambiente, engajamento civil, saúde, satisfação pessoal, segurança e, por fim, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Até então, o aplicativo interativo no site da OCDE – a partir do qual é elaborado o índice – estava disponível em inglês, francês, espanhol, alemão e russo. A versão em português foi lançada nesta segunda-feira (9) em São Paulo. Com isso, ele passa a ser o 6º idioma disponível para a participação na formulação do indicador.
Tabela - prioridades dos brasileiros - qualidade de vida (Foto: G1)
As prioridades de cada país apontam pelo índice refletem o preenchimento voluntário do formulário do aplicativo, que permite que cada usuário crie o seu próprio índice. No Brasil, 34 mil já visitaram o site, segundo os organizadores.
A lista de prioridades elencadas pelos brasileiros traz a segurança em 4º lugar, seguida por equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, empregos, meio ambiente e moradia. Nas três últimas posições estão renda, comunidade e engajamento cívico.
A ferramenta também permite comparar as preferências de cada país. No índice geral, as preferências mundiais são bem parecidas com as do brasileiro, mas é a saúde o tópico que aparece como o mais importante no mundo, seguido por satisfação pessoal e educação.
O lançamento do índice no Brasil às vésperas da Copa aproveitou o apelo do futebol para propor “Transformar o jogo bonito em uma vida bonita”.
Administrado no país em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice pode contribuir para a formulação de políticas sociais. A ideia é oferecer um complemento ao Produto Interno Brunto (PIB), a soma das riquezas produzidas no país, com dados que possam ir além dos indicadores econômicos.
“Poderemos elaborar um diagnóstico mais profundo e multilateral das nossas necessidades, e a partir daí traçar políticas públicas”, destacou o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, durante o lançamento.
O ex-jogador Pelé tambem participou do evento de lançamento do índice em São Paulo e listou aquilo que ele considera os pontos prioritários para o bem-estar no Brasil. Pela ordem: educação, saúde e satisfação pessoal. “Foi o que eu precisei para dirigir a minha vida”, disse.


Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...