segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como criar um GIF animado



Tutorial ensina como fazer um GIF animado
Quer deixar suas aulas mais animadas? hehehe…
Veja nossa dica de como criar uma animação, utilizando um recurso digital bem simples: o GIF animado.
Se você nunca ouviu falar em “gif” ou “guif”, basta saber que ele é apenas mais um dos inúmeros formatos digitais de fotos e ilustrações existentes, assim como JPG (ou JPEG), PNG, EPS etc.
Esse tipo de arquivo, muito difundido entre usuários da internet hoje em dia, pode ser utilizado para apresentar a seus alunos conceitos básicos de animação nas aulas de Arte ou mesmo para ilustrar um conteúdo – de qualquer disciplina –, no qual o movimento ou mudança de imagens ajude a turma a compreender melhor o tema abordado. Veja alguns exemplos encontrados na internet:
Fotografias de Eadweard Muybridge exibidas em sequência no final do século XIX
Cavalo em Movimento – E. Muybridge, 1878
Como funciona um carro, infografia animada de Jake ONeil
Como funciona um carro – Jake ONeil, 2014
Como funciona?
O GIF animado armazena uma série de imagens em um único arquivo, exibindo-as em sequência, de forma automática e em loop (quer dizer, após exibir a última imagem, ele sempre retorna à primeira).
Portanto, para criar uma animação, a primeira coisa que devemos fazer é providenciar uma série de imagens com pequenas diferenças de posição, formato ou cor entre os elementos que compõem a cena. Para isso, podemos usar um programa de edição de imagens (Photoshop, Paint etc) para criar os desenhos ou usar várias fotos com a sequência de um movimento (de pessoas, objetos ou desenhos). Veja abaixo nosso exemplo:
Sequência de imagens para animação
Para animá-las, vamos usar o Gifmake, uma ferramenta online gratuita, mas existem muitos geradores de GIFs animados na web. É muito simples mesmo!
Basta fazer o upload (carregamento) de cada imagem ou arrastá-la, uma por vez, para dentro da área pontilhada indicada pelo site (como mostra a ilustração abaixo). Nessa ferramenta, existe um limite máximo de 10 imagens (ou 15, em uma versão mais “pesada” que você encontra no rodapé do site). Seus arquivos também não podem ultrapassar 1,5 Mb (tamanho em megabytes por foto).
Depois de inserir as imagens no Gifmake, clique no botão Generate Gif  para ver o resultado. Se quiser deixar a animação mais rápida ou mais lenta, basta ajustar a velocidade, deslizando o botão do cursor Delay (atraso), e clicar em Generate Gif novamente para conferir o ajuste. Quando estiver satisfeito, clique em Download GIF para salvar o arquivo no seu computador. Confira todos esses passos no esquema abaixo:
Como fazer um GIF animado no Gifmake
Depois de baixar o GIF, você pode incluir sua animação em apresentações de PowerPoint, usar em blogs ou mesmo vê-la isoladamente, abrindo o arquivo diretamente do seu computador em qualquer navegador como Chrome, FireFox, Explorer etc.
E aí, ficou animado(a)? Então, mãos à obra! Aproveite para conferir estas reportagens e planos de aula relacionados ao tema publicados por NOVA ESCOLA :
E se tiver alguma dúvida ou sugestão, mande pra gente!

http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/06/03/como-criar-um-gif-animado/

Especialistas condenam palmada, mas dizem que lei não resolve o problema

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

O hábito de agredir fisicamente uma criança como forma de punição pode provocar sentimentos de inferioridade, baixa autoestima e submissão e não deve ser tolerado. Entretanto, sancionar uma lei que proíbe a agressão não resolve o problema, na avaliação de especialistas ouvidos pela Agência BrasilO PL 58/2014 foi aprovado no Senado Federal.
crianças
Projeto de lei que pune famílias que usam violência física contra crianças foi aprovado esta semana no SenadoArquivo/Wilson Dias/Agência Brasil
“Entendemos que não é necessária uma lei para dizer que os pais precisam dar limites para os filhos. Bater na criança nunca é a melhor opção. O melhor é orientar, dizer quais são as regras, entendendo que todas as crianças precisam de limites. A Lei da Palmada não é para a criança fazer o que ela quer. Os pais continuam sendo a referência”, avaliou a presidenta da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Luciana Barros de Almeida.

Para ela, no lugar de bater, os pais devem impor autoridade e dar ordens claras. A ideia, de acordo com a pedagoga, é educar as crianças para que não seja necessário puni-las como adultos. A imposição de limites, segundo ela, deve surgir ainda na infância.
“Muitas vezes, os pais vão deixar de bater, mas vão continuar gritando, xingando e isso também é uma contravenção”, disse. “Corremos o sério risco de haver distorções [de interpretação da lei] e os pais acharem que não podem mais dizer não para a criança. E, nessa educação diária, o não é necessário. A criança precisa aprender a conviver com isso para aprender a respeitar o outro, a ter tolerância à frustração”, explicou.
A diretora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, Liana Rosa Elias, lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já conta com dispositivos legais que regulam a agressão física contra crianças e adolescentes. A necessidade agora, segundo ela, é ampliar a discussão de forma intersetorial, envolvendo, por exemplo, as escolas e a rede de assistência social.
“Quando você diz que não pode fazer isso e que se fizer vai ser punido, gera uma série de efeitos colaterais. Um deles é o de não ensinar uma alternativa. Seria interessante que o Estado centrasse esforços na promoção de diferentes práticas”, disse, ao destacar que é preciso tratar a questão da palmada como algo cultural.
“É louvável a iniciativa de se lutar contra a violência, mas temos que pensar aspectos mais amplos, como por que se usa a violência, por que ela acontece tanto? Traria mais efeitos do que simplesmente sancionar uma lei. Afinal, será que só punir resolve? As pessoas deixam de bater apenas quando passa o agente social na porta de casa?”, questiona.
O plenário do Senado aprovou  o projeto de lei que pune famílias que usem violência física na educação dos filhos. Conhecida como Lei da Palmada, a proposta segue para análise da presidenta Dilma Rousseff, que terá até 15 dias úteis para vetar eventuais trechos ou sancionar integralmente o texto.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/especialistas-condenam-palmada-mas-dizem-que-lei-nao-resolve-o-problema

Nasa e Khan lançam material on-line sobre astronomia

Tutoriais contam com vídeos, jogos e simulações para estimular jovens a estudar sobre o universo e exploração espacial

Da Redação

Para muitas pessoas é curioso pensar sobre o universo e sobre o que existe no espaço para além do nosso planeta. Para aguçar ainda mais essa curiosidade e despertar o interesse de estudantes em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (grupo de conhecimentos chamado em inglês deSTEM Glossário compartilhado de termos de inovação em educação), a Nasa lançou semana passada em parceria com a Khan Academy uma série de tutoriais on-line sobre astronomia e exploração espacial.
O material é dividido em três partes: Controle de Missão (mission control, em inglês), Medindo o Universo e Explorando o Universo. Cada seção tem como objetivo familiarizar os estudantes com diferentes aspectos do espaço e deixar mais compreensíveis o trabalho e a missão da Nasa – protocolos e desafios da agência espacial são detalhados.
crédito BiterBig / Fotolia.comNasa e Khan lançam material on-line sobre astronomia
Todo o conteúdo está na plataforma Khan, mas até o momento apenas a seção Medindo o Universo está traduzida para o português – e ainda não completamente, trechos de textos ainda estão em inglês. Mas em breve todo o material estará traduzido, informa o site.
Kim Lichtenberg, engenheira da Nasa que trabalha em missões de exploração em marte, explica no vídeo de apresentação do projeto que a ideia desses tutoriais é estimular a curiosidade, a busca por conhecimentos e a vontade de aprender. “Em Medindo o Universo, matemática e física são aplicadas para entender o cosmos e o que nós já aprendemos sobre ele. Já em Explorando o Universo, é possível aprender mais sobre o funcionamento das nossas missões. Com isso, esses tutoriais permitem que todos expandam seus horizontes de aprendizado e sigam suas próprias curiosidades sobre a exploração espacial”, completa.
O conteúdo é multimídia, composto por vídeos, textos, recursos interativos, jogos e simulações sobre as mais diversas temáticas. É possível, por exemplo, tentar pousar uma nave espacial em Marte, ver modelos interativos de eclipses lunares, das fases da lua e brincar com o sistema solar.
Os tutoriais foram lançados durante a quarta edição da White House Science Fair, evento promovido pela Casa Branca e apresentado pelo presidente norte-americano Barack Obama, que promove e premia os melhores projetos educacionais nas áreas do STEM feitos por estudantes de todo o país.

http://porvir.org/porfazer/nasa-khan-lancam-material-on-line-sobre-astronomia/20140606

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...