Estudo da Unesco avaliou o desempenho de alunos do ensino fundamental.
No 7º ano, 84% têm conceitos de 'muito ruim' a 'regular' em ciências.
Um estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgado nesta quinta-feira (4) mostra que no Brasil mais de 60% dos alunos do quarto ano do ensino fundamental têm desempenho entre muito ruim e regular em leitura e matemática.
Já em ciências, a avaliação foi feita com alunos do sétimo ano e diagnosticou que 84% dos estudantes têm desempenho de muito ruim a regular, ou seja, cinco em cada seis alunos têm desempenho fraco, e somente um a cada seis tem desempenho bom ou muito bom em ciências.
O Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce) avaliou o desempenho em matemática, leitura e ciências naturais de 134 mil estudantes do quarto e do sétimo ano de 3.200 escolas do Brasil e de mais 14 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado mexicano de Nuevo Leon.
Segundo o estudo, no Brasil, 64,26% dos estudantes do quarto ano ficaram entre muito ruim (2,60%), ruim (17,19%) e regular (44,47%) em leitura. Os outros 35,74% ficaram entre bom e muito bom. O desempenho dos alunos do sétimo ano foi melhor, com 50,7% entre muito ruim e regular em leitura.
Já na avaliação de matemática, 61,40% dos alunos do quarto ano ficaram entre muito ruim (3,47%), ruim (25,82%) e regular (32,11%). Os outros 38,20% ficaram entre bom e muito bom. Já no sétimo ano, menos da metade dos alunos avaliados (48,38%) ficou entre muito ruim (0,30%), ruim (9,32%) e regular (38,68%). A maioria dos alunos do sétimo ano ficou entre bom e muito bom em matemática.
VEJA O DESEMPENHO DO BRASIL EM LEITURA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
| |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO EM LEITURA | AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS | |||||||
CONCEITO | 4º ano | 7º ano | CONCEITO | 4º ano | 7º ano | CONCEITO | 7º ano* | ||
Muito ruim: | 2,60% | 0,27% | Muito ruim: | 3,47% | 0,30% | Muito ruim: | 5,20% | ||
Ruim: | 17,19% | 11,26% | Ruim: | 25,82% | 9,32% | Ruim: | 34,45% | ||
Regular: | 44,47% | 35,42% | Regular: | 32,11% | 38,68% | Regular: | 44,69% | ||
Bom: | 31,21% | 31,67% | Bom: | 21,72% | 41,63% | Bom: | 14,20% | ||
Muito bom: | 4,53% | 35,27% | Muito bom: | 16,89% | 10,07% | Muito bom: | 1,46% | ||
(*) Obs: Não foi feita avaliação em ciências para o 4º ano do ensino fundamental Fonte: TERCE/Unesco |
Já o desempenho em ciências mostra um grave problema de aprendizado nos alunos do ensino fundamental. Apenas 15,66% dos estudantes conseguiram conceitos bom e muito bom. A grande maioria (84,34%) ficou entre muito ruim (5,20%), ruim (34,45%) e regular (44,69%).
Segundo nota técnica do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudo Terce "é uma etapa no processo educacional no qual políticas públicas baseadas em evidências, constatadas de forma sistemática, podem fazer a diferença para o futuro de alunos provenientes de entornos vulneráveis, buscando assim a equidade do sistema".