quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Repasses do FUNDEB para Cuiabá, até julho 2013



Em cada estado, o Fundeb é composto por 20% das seguintes receitas:
  • Fundo de Participação dos Estados – FPE.
  • Fundo de Participação dos Municípios – FPM.
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações– IPIexp.
  • Desoneração das Exportações (LC nº 87/96).
  • Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações – ITCMD.
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.
  • Cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural-ITR devida aos municípios.
Também compõem o Fundo as receitas da dívida ativa e de juros e multas incidentes sobre as fontes acima relacionadas.

Repasses do FUNDEB/Cuiabá, até o mês de julho, 
2012  e  2013
Mês
2013
2012
JANEIRO
6.769.366,88
9.475.300,48
FEVEREIRO
10.628.084,52
8.819.851,38
MARÇO
12.720.850,80
8.255.191,96
ABRIL
10.256.138,10
8.632.610,99
MAIO
11.030.511,93
10.996.821,37
JUNHO
10.190.079,77
9.406.683,87
JULHO
11.206.458,38
8.726.102,12
TOTAL
72.801.490,38
64.312.562,17

Prêmio valoriza Municípios que promovem a cultura e a economia por meio da inclusão digital

Os Municípios que investem em inclusão digital e tecnologias da informação podem concorrer ao Prêmio Comunidades Inteligentes do ano de 2014. As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro. Serão selecionadas comunidades, Municípios ou regiões que adotaram uma estratégia comprovada para a criação da prosperidade local e inclusão por meio do uso de banda larga e tecnologia da informação para atrair negócios inovadores, estimular a criação de empregos, desenvolver habilidades, gerar crescimento econômico e melhorar os serviços públicos.
Em 2014, o prêmio terá o tema Comunidade como Tela e analisa três aspectos específicos da cultura: o valor econômico e social da arte e do artesanato, a identidade criada por meio do patrimônio cultural, e as atitudes geradas pela valorização do patrimônio cultural facilitando adaptações às mudanças.
Leia mais:

http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23734:premio-valoriza-municipios-que-promovem-a-cultura-e-a-economia-por-meio-da-inclusao-digital&catid=57:internacional&Itemid=166

Professora com síndrome de Down lança livro de fábulas sobre inclusão

Débora Araújo Seabra de Moura, de 32 anos, a primeira professora com síndrome de Down do Brasil, acaba de lançar um livro com fábulas infantis que têm a inclusão como pano de fundo. O livro traz contos que se passam em uma fazenda e têm os animais como protagonistas. Eles lidam com problemas humanos como preconceito e rejeição, caso do sapo deficiente que não conseguia nadar, da galinha excluída do grupo por ser surda e do passarinho de asa quebrada que precisou ganhar a confiança dos outros bichos para poder voar com eles.
Com 32 páginas, a obra "Débora conta histórias" (Araguaia Infantil, R$ 34,90) estará à venda nas livrarias a partir desta segunda-feira (5). As ilustrações são de Bruna Assis Brasil.
Leia mais: 
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/08/professora-com-sindrome-de-down-lanca-livro-de-fabulas-sobre-inclusao.html

Especialista afirma que cantar em outro idioma ajuda em seu aprendizado

Washington, 6 ago (EFE).- Cantar em outro idioma ajuda em seu aprendizado, segundo um estudo coordenado pela psicolinguista portuguesa Fernanda Ferrera e divulgado nesta terça-feira pela Universidade da Carolina do Sul.

Em um projeto recente, Fernanda ajudou a estudante de doutorado Karen Ludke a verificar a crença de que cantar em um idioma estrangeiro auxilia a que a pessoa aprendê-lo.

O estudo oferece as primeiras provas experimentais de que cantar pode facilitar a aprendizagem de frases associadas de curta duração em um idioma desconhecido para a pessoa, no caso o húngaro.

"Esta é uma conclusão importante", constatou Fernanda.
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/08/06/especialista-afirma-que-cantar-em-outro-idioma-ajuda-em-seu-aprendizado.htm

MEC seleciona técnicas de ensino de línguas inglesa e espanhola

O Ministério da Educação recebe, até 3 de setembro, inscrições de projetos 

de tecnologias de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, para uso de professores e estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas. As tecnologias deverão contemplar as quatro habilidades básicas – ler, escrever, falar e escutar –, conforme o edital do Ministério da Educação. 

De acordo com Jaqueline Moll, diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), as tecnologias selecionadas estarão disponíveis para as escolas e redes públicas em 2014. Para recebê-las, as secretarias estaduais e municipais de educação devem fazer a solicitação no Plano de Ações Articuladas (PAR) do próximo ano. O objetivo das novas técnicas, diz a diretora, é auxiliar os educadores no ensino das línguas estrangeiras e despertar o interesse dos estudantes. 

O desafio, segundo Jaqueline Moll, é construir outro ambiente na escola para motivar os alunos a desenvolver a leitura, o falar e a compreensão da língua estrangeira. “Quem decora não se apropria da língua. O desafio é superar isso.”

Leia Edital:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18948

Paraplégico dará pontapé inicial da Copa do Mundo 2014

O neurocientista Miguel Nicolelis publicou uma imagem em seu perfil do Facebook de como deve ficar o exoesqueleto no qual trabalha para fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

"Revelada primeira imagem do exoesqueleto robótico que se encontra em processo de construção pela equipe internacional do projeto Andar de Novo (Walk Again Project)", diz a legenda da foto publicada pelo pesquisador. Ele diz ainda que a figura mostra os 5 módulos do exoesqueleto e o seu "backpack"  (mochila) de controle.
O exoesqueleto é um aparelho que envolve os membros paralisados – no caso de um paraplégico, as pernas. Ele pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. Dessa forma, seria perfeitamente possível que um paraplégico chutasse uma bola, como pretende Nicolelis.
leia mais:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/nicolelis-divulga-imagem-de-como-sera-o-exoesqueleto-que-desenvolve.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...