sexta-feira, 21 de julho de 2017

MT: Planejamento de rede de ensino é tema de minicurso

Objetivo é realizar o levantamento e atualizar os bancos de dados das secretarias de Educação para diagnóstico das redes públicas de ensino
Viviane Saggin Seduc-MT 

Arquivo

Professores e assessores técnicos da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá participam do minicurso “Aquisição e Manipulação de Dados para o Microplanejamento da Rede Escolar”. O evento, que ocorre até esta sexta-feira (21.07), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem como objetivo realizar o levantamento e atualizar os bancos de dados das secretarias para diagnóstico e planejamento das redes públicas de ensino.
Os participantes terão acesso a fontes de dados demográficos e escolares; identificação de áreas em expansão – Setores censitários, Google Earth, novos empreendimentos imobiliários, dados do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) - Prefeitura Municipal de Cuiabá; sistematização dos Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); estimativa populacional, a partir do Censo Demográfico de 2010 (Setores Censitários e Áreas de expansão); e sistematização dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Além disso, será abordada a evolução de atendimentos das escolas (Censo Escolar-INEP e SigEduca) e realizadas atividades complementares para a aquisição e manipulação de dados de bairros de Cuiabá e municípios do interior de Mato Grosso.
Os temas são conduzidos pelo professor Me. Luiz Geraldo Mendes e a Dra. Gizelle Prado da S. Fonseca, ambos da Coordenadoria de Microplanejamento da Estrutura Escolar da Seduc.
De acordo com a secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, o microplanejamento da rede tem como objetivo de assegurar o acesso e permanência do estudante na Educação Básica. “O reordenamento das redes melhora o aproveitamento dos espaços públicos escolares e proporciona um ensino de qualidade, voltado para as especificidades da comunidade escolar”, informa a gestora, destacando que, por isso, é um assunto que merece atenção das secretarias.

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