sábado, 3 de dezembro de 2016

Várzea Grande: Educação capacita candidatos à coordenação pedagógica da Rede de Ensino


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo ‘Ciclo de Estudos’ para os candidatos a coordenação pedagógica das Unidades Escolares do Município. Cerca de 50 profissionais estão participando da capacitação que iniciou nesta quinta-feira (01) e encerra hoje (02), no auditório da Igreja Batista do Cristo Rei.
Segundo o secretário de Educação, Silvio Fidelis a qualificação tem a finalidade de consolidar a 1ª etapa prevista no art. 109, da lei de Gestão Democrática, que estabelece o ciclo de estudos. A medida contribui para o desenvolvimento das capacidades de liderança e habilidades pedagógicas necessárias para exercício da função.
“O coordenador pedagógico desenvolve um importante papel dentro das escolas públicas municipais. Cabe a ele a organização do trabalho educacional por meio da elaboração de um planejamento consistente. Esse profissional responde pela viabilização, integração e articulação do processo de ensino-aprendizagem, tendo como principal atribuição o acompanhamento do processo educativo no progresso dos alunos resultando também em novas experiências educacionais que poderão ser inseridas na Rede”, ressaltou o secretário.
A Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon falou que o ciclo foi composto por palestras, questionamentos e debates nos dois dias em período integral. “Os temas ministrados foram “O ensino em Rede e sua relação com os resultados da aprendizagem/IDEB com o professor dr. Gilberto Fraga; “A gestão de um coordenador pedagógico voltado para a aprendizagem escolar, um desafio que envolve técnica, humana, social e política” com a professora Vanilda Carvalho Mendes e a “Coordenação pedagógica e a relação entre escola e família com a professora Gonçalina Rondon. Nesses dois dias de formação contribuímos no processo de multiplicação de informações aos profissionais”, explicou a superintendente.
A professora e candidata ao cargo de coordenadora, Zeny Souza de Nascimento disse que o ciclo de estudos foi extremamente importante, pois os pontos abordados foram bem esclarecedores para a elaboração do plano de ação. “Nós candidatos precisamos elaborar um plano de ação para apresentar a comunidade escolar. A capacitação foi esclarecedora e enriquecedora. A partir do ciclo sinto aprimorada profissionalmente para elaborar meu plano de participação no processo democrático para escolha de coordenadores pedagógicos da unidade escolar que represento. No meu plano o foco é a aprendizagem para elevar o IDEB da escola, já é bom, porém pretendo elevar ainda mais”, frisou. 

Reporter
Cláudia Joséh
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Fonte
Secom/VG 


http://www.varzeagrande.mt.gov.br//conteudo/16140

6 reformas prioritárias para transformar a educação na América Latina

Relatório aponta desafios para melhorar o ensino na região e destaca ações estratégicas para promover reformas educacionais

por Marina Lopes 
Para garantir que todas as crianças tenham acesso à uma educação de qualidade, os países latino-americanos estão diante de um desafio prioritário: mobilizar sociedades e governos na adoção de reformas profundas e duradouras. Segundo o relatório “Construindo uma Educação de Qualidade: um pacto com o futuro da América Latina”, o desenvolvimento com equidade e democracia precisa ganhar espaço nas agendas da região.
Lançado nesta terça-feira (29), pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Diálogo Interamericano, com apoio da Fundação Santillana e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o estudo aponta seis áreas consideradas fundamentais para transformar os sistemas educativos na América Latina: a educação infantil, a excelência docente, a avaliação de aprendizagens, as novas tecnologias, a relevância da educação e o financiamento sustentável.
Nos últimos anos, apesar dos avanços consideráveis na ampliação da escolarização, os resultados de aprendizagem ainda deixam a região para trás. Entre os anos de 1999 e 2012, a América Latina aumentou a porcentagem de matrículas no ensino médio de 59% para 73%, mas ainda continua a lidar com problemas sérios de repetência e evasão. De acordo com dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), apenas metade dos jovens latino-americanos com idades entre 20 e 24 anos completaram o ensino médio em 2010.
A tendência de ampliação da cobertura, sem obter necessariamente um salto na qualidade, também se repete em outras etapas, seja na educação infantil, no ensino fundamental e até mesmo no ensino superior. “As crianças estão na escola, mas não estão aprendendo”, menciona Cláudia Costin (leia entrevista), professora de Harvard e integrante da Comissão para a Educação de Qualidade para Todos. Participante da equipe convocada pelo Diálogo Interamericano para elaborar o relatório, ela afirma que o foco dos sistemas educacionais não deve ser apenas o de cumprir uma meta. “Não basta atingir determinados resultados de aprendizagem, mas eles também precisam ser relevantes para a vida em sociedade e também para o futuro trabalho que esses jovens vão desenvolver”, diz.
Nesse sentido, o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, também avalia que o desenvolvimento de competências socioemocionais tem o potencial de reduzir desigualdades e transformar sistemas educativos, garantindo chances para todos os alunos. “As competências socioemocionais têm esse papel fundamental na vida de uma pessoa e da sociedade brasileira porque elas agem como um redutor da desigualdade de oportunidades”, explica.

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...