quinta-feira, 2 de março de 2017

PAS 2017: Começa nesta sexta-feira o processo de atribuição de professores efetivos


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) inicia o processo de atribuição de aulas para os professores efetivos nesta sexta-feira (03). O processo destina-se à atribuição de classes e/ou aulas e regime jornada de trabalho dos profissionais da educação para o ano letivo de 2017.
"O Processo de Atribuição da Seduc ocorre de acordo com a pontuação que o servidor atinge, mensurado pela qualificação profissional. É importante ressaltar para os professores que as atribuições serão feitas nas disciplinas em que o profissional possui habilitação", explica a coordenadoria de provimento da Superintendência de Gestão de Pessoas, Consuelo de Fátima Lima Nunes.
As Etapas e Fases da atribuição ocorrerão nas unidades escolares, bem como nas Assessorias Pedagógicas dos municípios, conforme cronograma abaixo:
I ETAPA - A atribuição ocorrerá entre os servidores efetivos da unidade escolar, cabendo a cada unidade organizar o processo seguindo os critérios estabelecidos nas normativas;
II ETAPA - Ocorrerá nas Assessorias Pedagógicas e está destinada a atribuição dos servidores efetivos remanescente/removidos/cooperados/permutados. Cada assessoria pedagógica deverá organizar o processo em seu município, em local que melhor aprouver e de forma que melhor atenda o processo de forma harmoniosa. Especialmente em Cuiabá e Várzea Grande, as assessorias pedagógicas estarão realizando atribuição, entre as 8:00 e 18:00 horas dos dias 06 e 07 de março, nas seguintes unidades escolares: em Cuiabá, na EE Liceu Cuiabano e em Várzea Grande, na EE Adalgisa de Barros.
III e IV ETAPAS - na unidade escolar - aulas adicionais e contrato temporário;
V ETAPA - nas assessorias pedagógicas - completar o quadro das unidades escolares -  aulas adicionais e contratos temporários.
OBS: Escolas únicas no município gerenciam o quadro em todas as etapas e fases.

            ETAPAS/FASESPERÍODO
 Retorno às atividades escolares (efetivos)03.03.17
 Início da atribuição (efetivos) (Unidade Escolar);03.03.17
 Atribuição para efetivos remanescentes (Assessoria Pedagógica)06.03.17 e 07.03.17
 Início da atribuição para os contratos temporários09.03.17

Para orientar os profissionais que irão gerir o processo de atribuição, tanto nas unidades escolares, quanto nas assessorias pedagógicas, a Seduc disponibiliza videoaulas, orientações e passo-a-passo referentes a todas as etapas e fases da atribuição.
"Neste primeiro momento, estão disponíveis, no site da Seduc, quatro videoaulas voltados para as unidades escolares", explica Consuelo.
Para acessar os vídeos Clique aqui.

Outras orientações:
Nota técnica 003/2017 - Clique aqui
Apresentação Processo de Atribuição Parte 1 - Clique aqui
Apresentação Processo de Atribuição Parte 2 - Clique aqui
Apresentação Processo de Atribuição Parte 3 - Clique aqui
Apresentação Processo de Atribuição Parte 4 - Clique aqui

Carla Ninos
Seduc-MT


http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Come%C3%A7a-nesta-sexta-feira-o-processo-de-atribui%C3%A7%C3%A3o-de-professores-efetivos.aspx

A longa caminhada do filho de agricultores sem instrução que terminou a carreira sob aplausos


A voz mansa do paulista Luiz Antônio Jarcovis, de 64 anos, embarga quando ele se lembra dos cinco quilômetros que percorria a pé todos os dias com o pai, agricultor "quase analfabeto", até a escola.
"Meu pai e minha mãe eram agricultores e não tinham instrução. Eram praticamente analfabetos. Devo muito a eles", diz, emocionado, por telefone à BBC Brasil.
Nascido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Jarcovis tornou-se técnico em eletrônica e depois professor de Ciências.

Mas foi no magistério, profissão da qual se aposentou na sexta-feira passada, após 31 anos em atividade, que Jarcovis ganhou reconhecimento.

CAPES/PAEP: Edital apoia propostas de eventos científicos no país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quarta-feira, 1º, o Edital nº 03/2017, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018.
O valor total do recurso a ser distribuído para os eventos aprovados para essa chamada pública será de R$ 20 milhões, respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES. As propostas terão o valor de financiamento definido de acordo com os critérios avaliados na análise de mérito, ordem de classificação, abrangência e porte.
Por meio do repasse, a CAPES pretende apoiar a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos; promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional; apoiar eventos que fortalecem a cooperação destinados à pós-graduação e parceiros internacionais; e incentivar a participação de professores e alunos de pós-graduação.
Inscrições
As propostas devem observar as condições estabelecidas no edital, que determina os requisitos relativos aos proponentes, às condições do evento, suas alterações, aos critérios e parâmetros de análise técnica e análise de mérito, ao processo de homologação e concessão dos recursos financeiros, à utilização dos recursos repassados e prazo de vigência e ao procedimento de prestação de contas.
As inscrições deverão ser feitas de 2 a 31 de março, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES. O resultado final está previsto para ser divulgado em julho deste ano.
Acesse o Edital.
(CCS/CAPES)


http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/8301-edital-apoia-a-propostas-de-eventos-cientificos-no-pais

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...