quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reestruturação da Carreira do Magistério

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei de Conversão (PLV)18/2013, oriundo da Medida Provisória 614/2013, que impõe a exigência de doutorado para ingresso na carreira de professor universitário e autoriza fundações de apoio à pesquisa a celebrar contratos com entidades privadas.
Originalmente, a MP fazia apenas ajustes na reestruturação das carreiras de magistério superior em universidades e de ensino básico, técnico e tecnológico nas demais instituições federais de ensino.
A autorização para convênios com entidades privadas para auxiliar em projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas instituições federais de ensino superior (Ifes) e demais instituições científicas e tecnológicas (ICTs) foi incluída no texto pelo relator da MP, deputado Roberto Santiago (PSD-SP). Todos os convênios dessa natureza serão regulamentados pelo Poder Executivo, que estabelecerá critérios de habilitação das empresas, dispensadas as regras da Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) para identificação e escolha das participantes.
leia mais:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/09/03/plenario-aprova-mp-que-reestrutura-carreiras-do-magisterio-federal

Jogos Escolares da Rede Municipal de Cuiabá: finais do Futsal

As finais do futsal dos Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação serão realizadas nesta quarta-feira (04), a partir das 8h, no ginásio Verdinho. Oito escolas disputam as finais do masculino e feminino nas categorias A e B.
O primeiro jogo será entre as escolas Ana Tereza Krause e Helio de Souza Vieira, que disputam a final do feminino na categoria B (9 a 11 anos). Em seguida serão as escolas Irmã Betty Pires e Helio de Souza Vieira com o time masculino, categoria B (12 a 14 anos).
O terceiro e quarto jogo da final do futsal será na categoria A, cuja disputa do masculino ficará entre as escolas Lenine Póvoas e Antonia Tita de Campos. Já no feminino serão as escolas Maria Dimpina e Antonia Tita.
O 2° Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá iniciou no dia 15 de agosto e segue até o dia 17 de setembro. Ao menos 34 escolas da rede municipal participam do campeonato, envolvendo 1.200 alunos de 9 a 14 anos de idade.
As competições são realizadas nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, atletismo, queimada, base quatro, judô e xadrez.
Os jogos estão ocorrendo nos ginásios do Verdinho, Quilombo, Planalto, Paiaguás, nos ginásios das Escolas Municipais Maria Dimpina e Madre Marta e ainda no 44° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).
Na quinta-feira (05) serão realizados os jogos da modalidade base quatro, no ginásio de esportes do Quilombo. Na próxima semana será a final da queimada, do atletismo, Judô e xadrez.
O evento é realizado em parceria entre as Secretaria Municipais de Educação e de Esportes e Cidadania de Cuiabá.
Fonte:  Rosane Brandão
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7398

Educadores e pais debatem visões para inclusão de autistas

Um debate entre pais, especialistas e educadores discutiu ontem à noite no auditório da Folha as formas de inclusão de pessoas com autismo --com visões divergentes sobre a opção de educar as crianças em escolas regulares ou especiais.
O MEC (Ministério da Educação) defende ser inconstitucional a manutenção das escolas especiais, uma vez que o país é signatário de convenção internacional que determina a educação inclusiva.
A defensora pública Renata Tibyriço disse que, apesar de a Justiça já ter determinado que o Estado deve prestar atendimento educacional adequado para pessoas com autismo, não houve avanços.
Ela diz receber muitos casos de mães que tentam colocar filhos autistas em escolas regulares, mas que, por notarem deficiências para a inclusão deles, optam por matriculá-los em escolas especiais.
"Sou a favor da inclusão, mas infelizmente temos situações em que a escola especial acaba sendo a alternativa porque não existe outro serviço adequado oferecido pelo poder público."


Rede estadual: professores acampados na frente do TRT

Cerca de 60 professores da rede estadual de educação, em greve há 22 dias, estão acampados desde segunda-feira (2) na frente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida André Maggi, em Cuiabá. O acampamento começou após protesto realizado na praça Ulysses Guimarães e deve seguir até o fim da greve. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Ensino Público (Sintep), Henrique Lopes do Nascimento, há professores de todas as regiões de Mato Grosso acampados no local. Atualmente o sindicato está em fase de deliberação sobre o aumento do orçamento destinado à educação em uma comissão criada para esse fim.
Na manhã desta terça-feira (3) representantes do Sintep se reuniram com o secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, para elaborarem juntos uma proposta de aumento orçamentário destinado à educação e, consequentemente, o percentual destinado à folha de pagamento. A criação desta comissão foi um acordo feito em reunião com o governador Silval Barbosa na segunda-feira (2). “Apontou-se para que esse grupo de estudos aprofundasse o diálogo para apresentar os cenários possíveis para uma proposta”, afirmou o presidente do Sintep.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/professores-em-greve-acampam-espera-de-acordo-com-governo-de-mt.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...