quarta-feira, 2 de abril de 2014

Resultado do Pisa reflete problemas estruturais do ensino, diz especialista

Yara Aquino 
Da Agência Brasil, em Brasília


A avaliação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada na terça-feira (1°), que traz o Brasil na 38° posição entre os 44 países que testaram habilidades de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio e de lógica, relacionados à situações do cotidiano, é o reflexo de problemas estruturais da educação brasileira, na avaliação do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), Daniel Cara, que também é colunista do UOL.
"Isso decorre da maneira como se organiza a gestão da educação no Brasil. Se tem forte responsabilização dos governos municipais e estudais e participação aquém do necessário do governo federal. É um problema estrutural que vem desde a época da Proclamação da República. O governo federal é quem mais arrecada recursos e quem menos contribui na área de educação", disse Cara sobre os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2012.
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Alunos brasileiros ficam entres os últimos em teste de solução de problemas

Segundo ele, para avançar na qualidade da educação é preciso que haja complementação de recursos do governo federal aos estados e municípios, de modo a garantir o direito à educação com um padrão mínimo de qualidade. "Essa complementação deve vir junto com uma lei dura para determinar a forma como os estados e municípios vão gastar os recursos, e a sociedade deve poder acompanhar a fiscalização", conclui.

O coordenador da CNDE acrescenta que é preciso garantir uma política de valorização dos profissionais de educação e escolas com estrutura adequada para o ensino.
O Pisa é aplicado a cada três anos, voltado para leitura, ciências e matemática, e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. A avaliação registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que os meninos.
Os países que lideram o ranking da OCDE são Cingapura, Coreia do Sul e Japão. As três últimas posições são ocupadas por Uruguai, Bulgária e Colômbia.
Em dezembro do ano passado a OCDE havia divulgado resultados do Pisa 2012 que mostram que, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar no desempenho dos estudantes nas três áreas de conhecimento avaliadas.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/02/resultado-do-pisa-reflete-problemas-estruturais-do-ensino-diz-especialista.htm

Calendário de feriados e pontos facultativos, 2014


Clique nos links para acessar os Decretos que regulamentam os feriados 

pontos facultativos, em MT e Cuiabá, inclusive aqueles relacionados aos 

jogos da Copa em Cuiabá. Somam-se a esses as possíveis liberações nos

dias 12, 17 e 23 de junho, quando ocorrem jogos da Seleção brasileira na 

Copa. 


Decreto com feriados e pontos facultativos de Cuiabá, 2014

Decreto com feriados e pontos facultativos de Mato Grosso, 2014

Prefeitura decreta redução do expediente nesta quarta-feira

A Prefeitura de Cuiabá informa que o expediente nos órgãos da administração pública municipal nesta quarta-feira (2), será encerrado excepcionalmente às 16 horas, devido a inauguração da Arena Pantanal.

O estádio, que foi construído para receber os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 em Cuiabá, terá suas estruturas testadas hoje, através do jogo entre o clube mato-grossense Mixto e Santos. O evento está marcado para as 21 horas.

O Decreto, de nº 5.489, que dispõe sobre o horário de funcionamento das unidades, foi assinado pelo prefeito de Cuiabá em exercício, Rogério Gallo e publicado no Diário Oficial de Contas desta quarta.

Atividades de caráter essencial, como plantões nas unidades de saúde, por exemplo, não estão enquadradas no decreto.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/comunicacao/prefeitura-de-cuiaba-tera-expediente-reduzido/8582

PNE vai a votação nesta quarta com 10% do PIB exclusivamente para educação pública, diz relator

A afirmação foi feita na terça-feira no videochat organizado pela Câmara dos Deputados que discutiu o Plano Nacional de Educação, em tramitação na Casa.

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), reforçou nesta terça-feira (1º) que vai manter no seu parecer a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) exclusivamente para a educação pública. O texto irá à votação nesta quarta, às 14h30, na comissão especial que analisa a proposta.
Vanhoni participou de um videochat promovido pela Câmara dos Deputados sobre o tema. Segundo o deputado, o texto final deverá ser examinado ainda este mês pelo Plenário da Casa e remetido à presidente Dilma Rousseff para sanção em maio.
O projeto do PNE foi enviado pelo Executivo em dezembro de 2010. Foi aprovado na Câmara em 2012, tramitou no ano seguinte Senado, onde sofreu modificações, e agora retornou à Câmara, para análise final. Segundo ele, os deputados deverão manter a destinação dos 10% do PIB para a educação pública, rejeitando o texto aprovado pelos senadores, que estabelece o investimento do mesmo percentual do PIB em educação, não necessariamente pública, o que poderia beneficiar entidades filantrópicas e assistenciais.
Escolaridade
Respondendo a perguntas de internautas que participaram do videochat, o relator da proposta afirmou que o objetivo do PNE é ampliar a escolaridade da população. Atualmente, segundo Vanhoni, a escolaridade média do brasileiro é de 7,3 anos. Nos países desenvolvidos, esse número chega a 13 anos. No caso do ensino superior, o deputado afirmou que apenas 12% dos jovens chegam à universidade. Na Argentina, esse número é três vezes maior.
“Entendemos que o Brasil precisa enfrentar o desafio para este milênio de consolidar a educação e pesquisa como o principal vetor do desenvolvimento econômico e social”, disse o deputado. Segundo ele, esses desafios exigem uma contrapartida nos recursos, principalmente para a educação pública.
Vanhoni afirmou que o País investe hoje cerca de 6% do PIB em educação. A meta de 10% incluída no seu parecer quase dobra o percentual para a educação. “Consideramos que o Brasil tem uma dívida muito grande com a educação. Temos perto de 11 milhões de crianças de 0 a 3 anos que ainda estão fora a escola. No ensino médio, quase 1 milhão de jovens estão fora. Isso tem custo”, afirmou.
Desigualdades
Questionado por internautas, o deputado explicou que o seu parecer vai manter a redação de um dispositivo que determina que a superação das desigualdades educacionais dará ênfase à “promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”. Este dispositivo havia sido alterado quando o projeto tramitou no Senado. Um internauta chegou a perguntar se ele iria manter a “ideologia de gênero” no relatório.
O parlamentar defendeu a sua redação. Ele disse que o PNE deve abordar a questão das desigualdades. “O plano deve ser o espaço ideal para que a sociedade promova ações para diminuir as desigualdades, de renda, culturais ou educacionais. E o nosso País tem uma sociedade profundamente machista. A educação deve consolidar valores, valores de igualdade, valores humanos”, afirmou Vanhoni, destacando que o seu parecer está em linha o que determina a Constituição.
O deputado disse ainda que uma das principais metas do PNE é estimular a escola em tempo integral para a educação infantil. Esse foi um ponto destacado pelo parlamentar no videochat. Segundo ele, a meta é incorporar 1 milhão de crianças a cada ano na educação integral.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rachel Librelon


(atualizada)
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/464999-PNE-VAI-A-VOTACAO-AMANHA-COM-10-DO-PIB-PARA-EDUCACAO-PUBLICA,-DIZ-RELATOR.html

Repasses do Fundeb, janeiro a março, Cuiabá

Repasses de recursos do

Fundeb, Cuiabá

Março       R$ 10.177.532,36 


Fevereiro R$ 11.271.011,21 

Janeiro     R$ 14.805.704,94 




Total no ano 

R$ 36.254.248,51

Autismo será tema de audiência pública na CDH

Da Redação

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa promove na quarta-feira (2), a partir de 11h, uma audiência pública que terá como tema o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Entre os convidados estão o senador Wellington Dias (PT-PI), que tem uma filha autista; o diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, e a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Moraes.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para a causa do autismo. Neste dia, o prédio do Congresso Nacional vai ser iluminado de azul, assim como muitos outros monumentos espalhados pelo mundo.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que afeta, em graus diferentes de acordo com cada indivíduo, a capacidade de interação social, a comunicação e o comportamento. O médico Dráuzio Varela esclarece que o autismo pode afetar pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais meninos do que meninas. Os sintomas do transtorno podem dar os primeiros sinais nos primeiros meses de vida. No entanto, só ficam mais evidentes quando a criança completa três anos.
A audiência pública na CDH para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo vai ser interativa. A sociedade terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados. São eles: Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) ou Link curto/mnemônico: bit.ly/CDHAutismo; pelo Facebook no endereço - Facebook.com/eCidadaniaSF; pelo Twitter.com/e­_cidadania  #CDHSenado #Autismo e ainda pelo Alô Senado, no número 0800 61 22 11.
Agência Senado

VEJA MAIS:
Escolas municipais realizam ações de conscientização no dia do autista


http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/03/31/autismo-sera-tema-de-audiencia-publica-na-cdh

Telhas de coxas foram a primeira cobertura da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

Telhas tinham como molde as coxas dos escravos, que iam amassando o barro sobre suas pernas até que ganhassem forma

NELSON SEVERINO 

As telhas de coxas, que foram a primeira cobertura da quase bicentenária Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, o imponente templo que se transformou no mais belo cartão de visita da capital mato-grossense e conhecido pelo mundo afora como a Notre Dame de Cuiabá por causa da arquitetura semelhante à da catedral do mesmo nome de Paris, estão deixando de fazer parte do cenário e da história da cidade.


O estranho nome tem uma explicação: as telhas tinham como molde as coxas dos escravos, que iam amassando o barro sobre os fêmures das suas pernas até que ganhassem forma desse objeto. Quando o barro começava a secar, as telhas, já com o formato definido e sem riscos de rachaduras, eram cuidadosamente retiradas das coxas dos escravos e guardadas até que pudessem ser utilizadas como cobertura.



Historiador da Cúria Metropolitana de Cuiabá, onde desempenha inúmeras outras funções, o padre Felisberto Samoel da Cruz, o primeiro sacerdote tchapa e cruz a exercer seu apostolado na Arquidiocese, lembra que no período colonial geralmente as igrejas usavam as telhas de coxas em seus tetos.
Padre Felisberto Samoel da Cruz, historiador da Cúria Metropolitana de Cuiabá.
Foto: 
Marcos Lopes/HiperNotícias


As telhas de coxas eram muito utilizadas também para coberturas dos palacetes dos governantes nos períodos de capitania e província de Mato Grosso, com a transferência da capital de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá.

Os senhorios endinheirados que mantinham escravos igualmente usavam no teto de seus casarios telhas de coxas, que ao longo do tempo foram desaparecendo com o apodrecimento e a substituição do madeiramento de sustentação da cobertura.

Das telhas de coxas da cobertura original da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em sua nova versão sabe-se o destino de pelo menos uma delas: restaurada e pintada, abriga em sua curvatura interna uma imagem de razoável tamanho de Nossa Senhora Aparecida, colocada à entrada dos aposentos do arcebispo emérito de Cuiabá, dom Bonifácio Piccinini, na Cúria Metropolitana.

Continue lendo:

http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=180&cid=34026

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...